TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Calculo II para leigos

Por:   •  22/11/2017  •  Dissertação  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Boa noite , Professora!

Sobre o trabalho da atividade estruturada... vou postar o meu para a professora ver se estou no caminho certo, ok?

Desenvolvimento a aprendizagem de bebês, crianças , adolescentes, adultos e idosos

 

Disciplina:Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

 

A observação foi realizada nos dias 22, 23 e 24 de agosto das 13h às 16h na Creche Escola Studio da Criança, no Grajaú. O local de observação foi o Berçário da instituição, onde permanecem crianças de 3meses a 1ano e dois/três meses de idade.

A creche é de classe média alta e o horário de funcionamento é de 7h às 19h. Atualmente o Berçário conta com 15 bebês com horários variados. Alguns chegam a ficar a carga horária inteira, passando boa parte do seu tempo com berçaristas e educadora, criando fortes vínculos afetivos com as mesmas.

 

A criança observada foi: Clara Almeida de Lis ( 9 meses)

 

1º dia- Planejamento/ 22 de agosto de 2017

 

13h- Rodinha- A professora canta músicas, trabalha com a “Janelinha do Tempo” (material para situar a crianças no tempo e espaço) e apresenta cada um da roda através de uma “Chamadinha”.

13h30- Lanche

14h- Exploração de um boneco de pano caracterizado de astronauta (o projeto da escola no período era sobre Espaço) juntamente com  músicas temáticas do tema.

14h30- Distribuição de uma cestinha para a criança colocar os objetos pedidos pela educadora (bola, argola e cubos de borracha)

15h- Contação de história com livros e fantoches

15h30- Massagem

 

Nesse dia de observação, durante o primeiro momento, Clara demonstrou curiosidade e entendimento aos comandos. Balbuciou e bateu palmas quando a professora cantou a música e durante a chamadinha, quando foi falado seu nome, riu e engatinhou até a professora.

Clara já ingere comida/lanche pastoso e com muito prazer.

Na atividade da cestinha, Clara reconheceu os comandos da professora e colocou os objetos pedidos na cesta. Durante a contação de história, ficou quieta, prestando bastante atenção na atividade. Em seguida manuseou com curiosidade o fantoche levando-o a boca.

O emprego dos signos marca o momento em que o sujeito se liberta de seus limites orgânicos e avança na construção simbólica da realidade. Somente a partir da compreensão da essência social do homem e de sua relação diferenciada com a natureza, em que sujeito e objeto se transformam mutuamente, é que se pode compreender a origem e o desenvolvimento da regulação do comportamento, regulação esta que envolve todo um sistema de signos e significados construídos na cultura (VIGOTSKI, 2001a; 2001b).

 

A professora e as berçaristas,começaram a preparar o ambiente para a massagem, deixando uma luz bem fraca e colocando uma música instrumental relaxante. Enquanto as educadoras massageavam outros bebês, Clara dormiu no chão acolchoado esperando sua vez.

 

2º dia- Planejamento/ 23 de agosto de 2017

 

13h- Rodinha

13h30- Lanche

14h- Trabalho com a onomatopeia de cada animal, utilizando fantoches como recurso para as crianças explorarem, chamando atenção para os seus detalhes

14h30- Exploração no tapete de texturas

15h- Atividade livre

15h30- Aula de inglês (a creche é bilíngue e a língua estrangeira é dada desde o berçário) a professora de inglês contou uma história e cantou uma música.

 

No segundo dia de observação, Clara apresentou um comportamento mais inquieto. Na rodinha chorou e não permaneceu sentada. Por várias vezes saía do círculo e engatinhava para longe dos amigos. No lanche balbuciou bastante.

Clara adorou a atividade dos sons dos animais e fantoches. Permaneceu sentada perto da professora, prestando atenção nos comandos. Se incomodou na textura áspera e gelatinosa do tapete de sensações.

No momento livre permaneceu maior parte do tempo colocando objetos na boca e explorando o espelho na parede.

Na aula de inglês balbuciou bastante quando a teacher cantou uma música, mas no meio da aula começou a chorar sem motivo aparente e ficou no colo da berçarista.

 

3º dia- Planejamento/ 24 de agosto de 2017

 

13h- Rodinha

13h30- Lanche

14h- Realização de circuito psicomotor utilizando rodinhas, colchonetes e almofadas. Incentivo para as crianças se arrastarem e/ou engatinharem, através de estímulos, chamando pelo nome da criança.

14h30- Proporcionar, individualmente, a montagem de um quebra-cabeça de duas peças.

15h- Brincadeira em frente ao espelho, chamando atenção para a imagem da criança.

15h30- Atividade livre

 

No terceiro dia Clara estava bem disposta e na rodinha balbuciou, chegando muitas vezes a gritar de euforia. No momento do lanche, chorou recusando a alimentação do dia.

No circuito engatinhou com rapidez pelo caminho proposto pela educadora e no final foi estimulada a ficar de pé e caminhar. Ainda com insegurança, só deu uns 5 passos curtos. Na montagem do quebra-cabeça, Clara rapidamente juntou as partes e ainda falou, do seu jeito, o animal que aparecia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com