TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Bancárias em Luanda

Por:   •  9/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.929 Palavras (36 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 36

Autores

Hélder Vieira

Jesualdo Ventura

João Quarta

Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, pela colaboração e paciência. Aos colegas e amigos. Aos citadinos e consequentemente a população em geral que faz uso deste serviço, aos que tencionam fazer, bem como aqueles que um dia o farão.

        


Agradecimentos

Agradecemos primeiramente à Deus Todo-Poderoso, doador da vida, inteligência, da verdadeira alegria e paz… responsável da nossa existência, que por Ele tudo foi feito e assim, pela força em nós dada por Ele, realizamos este trabalho.

Consequentemente, agradecemos aos nossos familiares, que direta ou indiretamente nos têm auxiliado, monetária e moralmente, nas nossas necessidades e trabalhos, embora que a maioria das vezes pouco percebam o que fazemos, mas pacientemente ao nosso lado continuam.

Ao nosso professor, da atual disciplina de Demografia, Pedro Homem Neto, que nos concedeu este tema de carácter sensível e desafiante, pela função que desempenha o equipamento sujeito a análise no atual trabalho. Mas que, contudo, contribuiu na nossa própria superação, em termos de pesquisa e conhecimento em geral em termos deste assunto.

Aos responsáveis bancários, que tiveram a amabilidade de nos receber nos seus estabelecimentos, bem como responder as nossas questões e atender as nossas necessidades.

Aos colegas de turma que indiretamente colaboraram para o presente trabalho. E a todos que contribuíram para a realização do mesmo.

Obrigado!


Lista de abreviaturas dos bancos

BAI BANCO ANGOLANO DE INVESTIMENTOS, S.A.

YETU BANCO YETU, S.A.

BANC BANCO ANGOLANO DE NEGÓCIOS E COMÉRCIO, S.A.

BMF BANCO BAI MICRO FINANÇAS, S.A 

BIC BANCO BIC, S.A.

BCGTA BANCO CAIXA GERAL ANGOLA, S.A.      

BCA  BANCO COMERCIAL ANGOLANO, S.A.

BCH BANCO COMERCIAL DO HUAMBO, S.A.

BCI BANCO DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA, S.A.

BDA BANCO DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA, S.A.

BDA BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA, S.A.

BFA BANCO DE FOMENTO ANGOLA, S.A.

BIR BANCO DE INVESTIMENTO RURAL, S.A.

BNI BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL, S.A.

BPC BANCO DE POUPANÇA E CRÉDITO, S.A.

BE BANCO ECONÓMICO, S.A.

KEVE BANCO KEVE, S.A.

BKI BANCO KWANZA INVESTIMENTO, S.A.

BPG BANCO PRESTÍGIO, S.A.

BPA BANCO MILLENNIUM ATLÂNTICO, S.A.

BPAN  BANCO MILLENNIUM ATLÂNTICO, S.A.

BSOL BANCO SOL, S.A.

BVB BANCO VALOR, S.A.

VTB BANCO VTB ÁFRICA, S.A.

ECO ECOBANK DE ANGOLA, S.A.*

FNB FINIBANCO ANGOLA, S.A 

SBA STANDARD BANK DE ANGOLA, S.A.

SCBA STANDARD CHARTERED BANK DE ANGOLA, S.A.

BCS CREDISUL – BANCO DE CRÉDITO DO SUL, S.A.


Índice

Tabela 2 Nº de balcões por município        12


Introdução

O presente trabalho tem como tema, Redes bancárias de Luanda e sua população. Está inserido no programa curricular da disciplina de Demografia, do 3º ano, lecionada atualmente pelo professor Pedro Homem Neto. Tema este que tem um carácter sensível e assim também desafiante. Facto que exigiu o máximo de inteligência, paciência e humildade.

Com esta experiência, mais ficamos a conhecer os equipamentos da nossa cidade, como estão distribuídas e localizadas. Informação que de certeza nos é útil, não só como organizadores de espaços, mas também como possíveis clientes das redes existentes.

Problema

 A necessidade das redes bancárias, prestarem um serviço que satisfaça a demanda da população local.

Objecto/Campo de acção

Redes bancárias da cidade em questão em relação a população que as circunda.

Hipótese

A melhoria do atendimento, sistema, bem como dos serviços dispostos aos clientes, melhora a fluidez da demanda do mesmos.

Objectivos

Constatar se a oferta das redes bancárias em relação ao número de agências é equivalente ao número da população da cidade de Luanda.

Tarefas da investigação

Fazer o levantamento das redes bancárias que atuam na cidade capital;

Saber o número de agências correspondentes as redes bancárias;

Localizar estas últimas;

Fazer o levantamento dos alçados e fazer fotos dos mesmos.

Métodos e técnicas de investigação

Questionários: Perguntas aos balconistas e responsáveis das instituições acerca do número de agências e localização das mesmas.

Teórico: Requisição da lista das redes bancárias ao BNA. Levantamento retrospetivo sobre certas redes e agências, por dados impressos e retirados dos respetivos websites, e ainda nesses, retirar os mapas das respetivas agências.

A informação acima citada, retirada nos websites, compará-la com a informação disponibilizada pelos responsáveis bancários, para perceber se correspondem ou estão propensos a ajustamentos / atualizações.

Definições

Banca ou sistema bancário, é o conjunto de bancos que formam a economia de um determinado país.

Bancos ou instituições financeiras bancárias, são entidades habilitadas para exercer, como actividade principal, operações de receber do público depósitos ou outros fundos reembolsáveis, a fim de os aplicar, por conta própria, mediante a concessão de crédito.

Banco de investimento, é uma entidade especializada na obtenção de dinheiro ou de outros recursos financeiros para que as empresas privadas ou os governos possam realizar investimentos.

Banco comercial, é uma instituição financeira, privada ou pública, que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, em curto e médio prazo, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.1 Kb)   pdf (855.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com