TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios sobre os resultados de uma pesquisa estatística de controle de qualidade para a área sob consideração

Relatório de pesquisa: Relatórios sobre os resultados de uma pesquisa estatística de controle de qualidade para a área sob consideração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1Introdução........................................................................................................4

1.1Introduction...................................................................................................4

2 Estudo do caso...............................................................................................4

3 Resuno teorico Aplicação...............................................................................4

4 Resuno teorico Conceito.................................................................................6

5 Coleta de Dados............................................................................................10

6 Conclusão Artigo............................................................................................11

7 Tabela de Frequencia....................................................................................12

8 Graficos..........................................................................................................14

9 Medidas de Tendência...................................................................................15

10 Conclusão.....................................................................................................20

11 Bibliografia....................................................................................................20

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo a construção de um relatório, conforme estudo de caso apresentado a seguir, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o lote em questão; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa.

1.1 Introduction

This paper aims to build a report as case study presented below, for the Director of the company, containing the results of statistical investigation of quality control for the lot in question; this way, the director can also verify the effectiveness of the company's work.

2. Estudo de Caso

Nossa equipe teve a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e esteve encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens de “500 gramas”.

Escolhemos uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuamos os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,05 kg (ou 5 gramas).

Etapa 01 - Definições e conceitos específicos da área estatística, a fim de compreender e aplicar os procedimentos estatísticos em uma pesquisa.

3. Resumo teórico Aplicação:

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

O objetivo do artigo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares.

Primeiramente foi criado um processo de inspeção que consistia em um teste de tração com um determinado bloco de motor para caminhões a diesel. Os dados dos resultados dos testes de tração fornecidos pela empresa, foram acessados através do Núcleo de Normalização e Qualimetria (NNQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os quais correspondem a ensaios de tração realizados na linha de fundição, sempre que ocorreram produções, durante todo o ano de 2004.

É importante e necessário mencionar que, como as amostras são de tamanho unitário, a amplitude do processo considerada neste trabalho foi à amplitude móvel, que consiste na diferença entre a maior e a menor medida de tração entre o dia t e o dia t-1. Já no caso da estimativa do desvio padrão do processo, foi realizada duas estimativas: uma através da forma tradicional (equação 3.1), considerando a amostra global, e outra através do cálculo de SD (equação 3.2), pois trata-se de uma medida mais confiável, por basear-se apenas na dispersão dos valores amostrais, sendo, segundo COSTA et al. (2004), insensível a causas especiais que alteram a média do processo.

Objetivando detectar possíveis mudanças na média do processo, foram construídos os gráficos alternativos aos de Shewhart mais indicados para amostras unitárias, ou seja, o da soma cumulativa (CUSUM) e o da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA - que possui desempenho similar ao da soma cumulativa).

Como não se conhecia o valor médio alvo do processo, por não ter sido informado pela empresa, antes de se construir o gráfico, foi realizado um teste de análise de variância (ANOVA). Para isto, estratificou-se a amostra em 5 sub-amostras de tamanho 37 (respeitando-se a ordem cronológica das observações coletadas), para verificar se a média do processo apresentava modificações ao longo dos 185 dias em que foram feitas as coletas amostrais.

Um gráfico de controle é uma sequência de testes de hipóteses, em que a probabilidade do risco  é o erro do tipo I. Esse erro só ocorre quando se rejeita a hipótese nula verdadeira, isto é, um corpo de prova é bom, mas é rejeitado pela empresa. Mas existe também o erro do tipo II (  ), também conhecido como o risco do consumidor, que consiste em não rejeitar uma hipótese nula falsa. É o caso em que o corpo de prova não está dentro dos padrões especificados pela empresa, mas mesmo assim, o lote contendo todos os blocos de motores não é rejeitado como sendo problemático.

O Gráfico da Soma Cumulativa (CUSUM) incorpora diretamente toda a informação nas sequências de valores da amostra de um valor alvo, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com