TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da pesquisa de marketing de qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Características da pesquisa de marketing de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 7

MARKETING INDUSTRIAL

A marca tronou-se um ponto importante na estratégia do produto. Por um lado, desenvolver um produto com uma marca requer grandes investimentos de marketing a longo prazo, especificamente com propaganda, promoção e embalagem. MARCA é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes. (KOTLER, 1998, p.393).

Marketing é uma orientação de administração que visa proporcionar a satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor ao longo prazo, como forma de satisfazer aos objetivos e as responsabilidades da organização. Qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas. O ciclo PDCA visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades da organização. Este método é o claro exemplo de gerenciamento que visa à melhoria contínua de produtos e serviços.Para isso o ciclo PDCA é dividido em etapas simples, o Plan (Planejar), Do (Fazer, executar), Check (Verificar) e Act (Agir). O brainstorming é uma ferramenta de dinâmica em grupo onde, de forma organizada, e com iguais oportunidades, o grupo dita ideias que se executadas podem melhorar o problema em questão ou dita possíveis causas do problema, um líder irá anotá-las em um caderno.O brainstormingé uma ferramenta utilizada em conjunto com o digrama de causa e feito, pode ser utilizada para determinar as causas do problema em questão. Esta ferramenta está amplamente inserida na fase de Análise do Processo ou também na elaboração do Plano de ação do PDCA.

Fluxograma

Este método é mais representação gráfica e permite a identificação de todas as ações dentro de um processo.

MARKETING DE VENDAS:

O marketing industrial ou marketing de mercado é todo o processo de pesquisa realizado por organizações para avaliar as condições de fabricação de um determinado produto.O marketing está dividido em marketing ao consumidor (B2C - Business toConsumer) e o marketing industrial (B2B - Business to Business). Características do marketing B2B:

Marketing é de natureza one-to-one - O vendedor é o responsável por identificar o cliente, criando um relacionamento de parceria ou de fornecedores preferências.O processo de compra possui pessoas altamente treinadas (o setor industrial possui negociações de produtos que resultam em compras/vendas de alto valor). Normalmente duas ou três empresas são consultadas do valor antes de fecharem a negociação.A última palavra é tomada por uma equipe de compra devido ao alto valor.Muitas vezes a compra/venda processo é complexo e inclui várias etapas (por exemplo, pedido de manifestação de interesse, pedido de concurso, processo de seleção, a adjudicação do concurso, as negociações de contrato, e assinatura do contrato definitivo).Vender envolve longos processos de prospecção, qualificação, cortejar, fazendo representações, elaboração das propostas, desenvolvimento de estratégias e negociações de contratos.

Os sistemas de informação de marketing (SIM) consistem basicamente de pessoas, equipamentos e procedimento para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing.

SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING

Este sistema é um conjunto de tarefas padronizadas e dados usados por administradores para obter informações diárias sobre o desenvolvimento pertinente no ambiente de marketing.

Características de pesquisa de marketing com qualidade: Uma pesquisa de qualidade deve primar por sete características:1- Método científico;2- Criatividade da pesquisa;3- Métodos múltiplos de pesquisa;4- Interdependência de modelos e dados; modelos e dados explícitos;5- Valor e custo da informação;6- Ceticismo saudável. Os pesquisadores devem mostrar ceticismo em relação a hipóteses não fundamentadas sobre o funcionamento do mercado.7- Marketing ético. A pesquisa de marketing bem elaborada deve trazer benefícios para empresa como para seus consumidores.

JOINT VENTURES:

Esta é uma associação de empresários internacionais com uma empresa local que, em forma de sociedade, busca desenvolver seus produtos em novos mercados.

AMBIENTE DE MARKETING:

O ambiente de marketing pode ser considerado como “um conjunto de fatores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus consumidores” (KOTLER e ARMSTRONG, 1999, p.46). O microambiente consiste em forças próximas a empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes - a empresa, os fornecedores, os canais de marketing, os mercados de clientes e os públicos. A área meio da empresa, ou seja, a área que trata dos assuntos gerenciais e que não tem o contato direto com o cliente. O macroambiente envolve forças e fatores que estão direta ou indiretamente ligados à empresa. Na verdade, a empresa está inserida no macroambiente, que é composto por 6 forças. São elas: AMBIENTE TECNOLÓGICO; AMBIENTE POLÍTICO; AMBIENTE CULTURAL; DA MATÉRIA AO LUCRO; AMBIENTE DEMOGRÁFICO; AMBIENTE ECONÔMICO.

ESTÁGIOS DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRAS:

Como definir os estágios do processo de compra de cada produto? A ideia é que existem 4 métodos (introspectivo, retrospectivo, prospectivo, prescritivo). No método introspectivo, a equipe de marketing poderia pensar como faria para decidir sobre a compra; no método retrospectivo, a equipe entrevista um número pequeno de pessoas e pede para que elas lembrem o que faz para chegar à decisão final da compra; no método prospectivo, os pesquisadores encontram pessoas que ainda vão comprar o produto (futuros ou possíveis compradores) e pedem que elas descrevam o processo que executaram para efetuar a compra do produto. Como último método (método prescritivo), busca-se idealizar a maneira ideal para o processo de compra.A seguir, vamos utilizar o modelo de compra em 5 etapas:

RECONHECIMENTO DO PROBLEMA O processo de compra inicia quando o consumidor reconhece que precisa de algo que não possui. BUSCA DE INFORMAÇÃOUm consumidor ativo estará querendo sair em busca pelo produto desejado, saber todas as informações sobre o produto e que características ele possui, para, assim, começar a desvendar todas as possibilidades quanto ao tipo e ao desempenho do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com