TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ESTATISTICA PERFIL ECONÔMICO

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CAMPUS PETRÔNIO PORTELA

CURSO: GEOGRAFIA 2016.1

MARIA

PEDRO

FRANCISCO

PERFIL ECONÔMICO DO POVOADO CHAPADINHA SUL,

TERESINA, PI

TERESINA, 2016

PERFIL ECONÔMICO DO POVOADO CHAPADINHA SUL,TERESINA.PI

RESUMO:

Como avaliar a situação econômica e especificar custo de vida de determinada região; o perfil econômico é uma forma de estudar através da análise amostral a relação entre o conjunto de fatores econômicos e como o indivíduo se insere nele evidenciando aspectos básicos da economia.

Palavras-chave: economia, região, análise, indivíduo.

INTRODUÇÃO

Perfil econômico é aquele que contém os dados econômicos do município. É  uma riquíssima fonte para análise com descrição e dados, abrangendo todos os setores e ilustrado com gráficos para melhor visualização. Tem por objetivo compartilhar dados e informações. Para se traçar um perfil econômico é necessário caracterizar os seguintes conceitos: renda familiar, média, moda ,mediana, variância e desvio padrão.

Renda familiar é a soma da  renda individual  dos moradores do mesmo domicilio; e a renda familiar per capita é calculada dividindo-se o total de renda familiar pelo número de  moradores de uma residência; é  necessário calcular a média para verificar onde mais se concentra os dados de uma distribuição. Pelo cálculo da moda  pode se obter o valor que ocorre com maior frequência no conjunto de dados; através da mediana  pode se separar a medida inferior de uma amostra de dados e o ROL. A  partir da medida inferior com a variância pode se chegar a distancia em que os valores utilizados da amostra se encontram no valor esperado;

O cálculo do desvio- padrão  possibilita o quanto de variação ou dispersão existe em relação a média.

EMBASAMENTO TEÓRICO

O perfil econômico visa entender como as sociedades utilizam seus recursos materiais e humanos para produzir bens e serviços que entendem as necessidades dos indivíduos.

As questões econômicas tem preocupado muitos intelectuais ao logo dos séculos em toda comunidade organizada, mas dão-se em,  mais ou menos medidas os mercados ou atividades dos governos.

Em quase todos os países capitalista uma parte importante do PNB (produto nacional bruto) e produzido pelas empresas privadas, pelos agricultores e pelas instituições não governamentais como universidades e hospitais particulares, cooperativas e fundações.

Os problemas mais importantes pelo capitalismo são o desemprego as inflações e as injustas desigualdade econômicas varias são as teorias para se estudas o perfil econômico dos países capitalistas.

Max, por exemplo afirmara que o modo de produção capitalista propicia a acumulação continua de capital inglês a firma que a ampliação do capital o corre por que o trabalho produz valores excedentes teóricos como Marshell afirmavam a utilidade do bem e fator da quantidades disponível e da circunstância.

Kenys por exemplo afirmava que a obras estatais criam novos postos de trabalho diminuindo o desemprego.

METODOLOGIA

A metodologia empregada na análise amostral foi especialmente um levantamento de dados sobre o perfil econômico trabalhando objetos como questões relacionadas a alimentação e educação. O questionário compõem se de 9 questões em uma diferenciação da faixa etária, sexo, renda familiar, quantidade de habitantes por residência, em seguida depois da coleta foi empregado os cálculos.

Tipo Amostral

A amostra utilizada foi a probabilística por conglomerados é uma técnica que explora existência de grupos (clusters) na população. Esses grupos representam adequadamente a população total em relação a característica que queremos medir. Em outras palavras, estes grupos contêm variabilidade da população inteira. Se isso acontecer, você pode selecionar apenas alguns desses conglomerados para realizar o estudo.

Calculo do tamanho da Amostra

Moda e o valor que ocorre com maior frequência em uma serie de valores.

MO = l* + L*

              2

Onde;

l -  limite inferior da classe modal

L limite superior da classe modal

Mediana

MD =Linf  + h (n/2 - Nante)

                            ni

onde;

Linf  e o limite inferior da classe da media

h amplitude

n é o numero de eventos dividido por 2

Nante e a frequência acumulada da classe anterior

ni e a frequência da classe

Media

X = ∑ xi . ni

             n

Onde;

∑ -  somatório

xi - ponto médio da classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com