TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Financeira

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

Resultados

O volume de negócios alcançado pelo Grupo ANA em 2015 foi de 568,3 milhões de euros, havendo um crescimento face ao ano anterior de 11,5%. O crescimento é reflexo do bom desempenho verificado nas empresas do Grupo ao nível dos negócios de aviação (+11,5%) e não aviação (+11,4).

        O EBITDA do Grupo em 2015 situou-se nos 322,3 milhões de euros, um acréscimo de 14,4% face a 2014. Este resultado representa uma margem EBITDA de 56,7%, 2,5 p.p. acimo do verificado no período homólogo.

        Em 2015 a receita por passageiro foi de 14,6 euros, representando um crescimento face ao ano anterior de 0,4%.

        O resultado liquido do Grupo ANA foi de 101,2 milhões, tendo sido o dobro relativamente ao ano anterior.

        Para esta evolução contribuiu o desempenho ao nível do volume de negócios traduzido num aumento de 58,5 milhões e euros face ao ano anterior e a evolução verificada ao nível do resultado financeiro, favorável em 19,6 milhões de euros.

Situação Financeira

        

        No final de 2015, os capitais empregues no Grupo ANA e na ANA, S.A. ascendiam a 2,0 mil milhões de euros.

        Após, em 2014, se ter procedido ao alinhamento das politicas e praticas contabilísticas da ANA, S.A. com as adotadas pelo Grupo VINCI no que concerne à aplicação da IFRIC 12 e, na ANA, S.A., se ter verificado a integração dos ativos da extinta ANAM, S.A.FALTA ACABAR

        Ao nível da evolução do fundo de maneio, o aumento de dividas de terceiros em 31 de dezembro é consequência das reestruturações financeiras em curso em dois grandes clientes da ANA, S.A., cuja finalização se espera venha a ser concluída em 2016.

        Houve uma diminuição do montante de investimentos financeiros na ANA, S.A. por via da redução de capital social da Portway, montante de 12,5 milhões de euros.

        O aumento do capital próprio traduz o resultado líquido alcançado no ano de 2015.

        A redução da dívida acionista decorre do reembolso antecipado, em outubro de 2015, de 50 milhões de euros referentes a um empréstimo obrigacionista contraído, sendo que a divida líquida a outras entidades diminuiu em virtude do reembolso de empréstimos junto do Banco Europeu de Investimentos, num total de 27,9 milhões de euros.

Gestão de Risco

        O universo do Grupo ANA apresenta grande diversidade de atividades ao nível da gestão aeroportuária, setor onde se verificam níveis elevados de exposição ao risco.

        A ANA, S.A. efetuou ao longo do ano de 2015 uma revisão ao seu Modelo de Gestão de Risco, procurando conferir-lhe a flexibilidade necessária para garantir o permanente alinhamento com os objetivos da Gestão de Empresa.

        A ANA agrupa os seus riscos principais em 5 grandes categorias:

  • Estratégicos – Dependentes de forças externas e que podem afetar a estratégia, desempenho, operações e organização da empresa no medio-longo prazo;
  • Operacionais – Resultantes do desenvolvimento das atividades de negocio e dos processos internos da empresa;
  • Financeiros – Associados ao desempenho financeiro da empresa.
  • Conformidade – Associados ao cumprimento da lesgislaçao e regulamentação nacional e internacional que vincula a atividade da Empresa.
  • Fraude – Associados à má conduta intencional, interna ou externa à empresa.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com