TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO DO TEMA

Por:   •  3/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

A cada dia que se passa o mundo está cada vez mais tecnológico e as empresas necessitando de tecnologias, sistemas e aplicativos que ajudem nos processos e na organização geral da mesma.

Este trabalho é sobre um aplicativo móbile desenvolvido especialmente para o gerenciamento de estacionamento público.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DO TEMA

Este trabalho abordará o projeto de um software para prefeituras ou empresas terceirizadas que gerenciam estacionamentos em vias públicas.

O software tem como objetivo agilizar os processos que envolvem estacionar o veículo dos usuários em vias públicas.

Ele terá uma interface web, que a princípio só funcionará se houver conectividade com a internet. Poderá ser utilizado por dois tipos de perfis: o Usuário, que será o cidadão que estacionará seu veículo e através do aplicativo, fará a aquisição de créditos para poder realizar check-in na vaga. A partir do momento que o usuário fizer o check-in será descontado do seu saldo um valor/hora; e o Administrador, que serão os funcionários da empresa ou prefeitura, que serão responsáveis por fiscalizar o tempo de estacionamento de cada veículo.

1.2 CONTEXTUALIZAÇÕES DO PROBLEMA

Muitas vezes já passamos por situações desagradáveis, utilizando o método atual, tendo um grave problema referente aos cartões utilizados para controle do sistema, sendo tanto um problema em relação a compra do mesmo como a degradação da natureza, por ser um poluente a mais em nossas grandes cidades.

1.3 JUSTIFICATIVA

Através de um ambiente agradável e funcional o Park Assist, tem a proposta de agilizar e facilitar a vida do usuário, trazendo uma interface limpa e objetiva. Outra comodidade é a compra de horas ou minutos que pode ser feita pela internet, e paga de várias maneiras, tendo assim a possibilidade do usuário escolher qual a melhor forma. Um ponto bastante positivo é a agilidade na ativação do produto apenas com um toque no celular ou qualquer outro dispositivo que tem acesso a internet, tendo a mesma facilidade para desativar o serviço.

1.4 OBJETIVOS

Tem-se como objetivo geral desenvolver um software para dispositivos móveis capaz de gerenciar o sistema de estacionamento em vias públicas. Um software que possibilite maior agilidade e segurança tanto para os usuários, quanto para os funcionários que irão usá-lo para o monitoramento.

Para alcançar os resultados, os seguintes objetivos específicos devem ser atingidos:

Estudar métodos de análise de sistema;

Avaliar se a Prefeitura quer investir num software para garantir economia de tempo e segurança para os clientes;

Desenvolver um sistema que trabalhe online, que esteja disponível para o cliente e para os usuários do cliente.

1.5 ESTRUTURA DO TRABALHO

O trabalho está dividido em cinco capítulos. O primeiro capítulo faz uma introdução sobre o tema que será abordado, deixando claro os objetivos gerais e específicos.

No segundo capítulo é apresentado o estudo do tema, contendo a análise de mercado, assim como as principais necessidades dos usuários.

No terceiro capítulo é apresentada a fundamentação teórica, que engloba requisitos de software, regras de negócios, UML e diagrama de casos de uso.

O quarto capítulo é sobre Dicionário de Dados e consequentemente, o quinto capítulo apresenta a conclusão do trabalho desenvolvido.

2. ESTUDO DO TEMA

2.1 ANÁLISES DE MERCADO

Os usuários do software desenvolvido serão funcionários externos da Prefeitura de Joinville e os motoristas que queiram estacionar em vias públicas. Atualmente a Prefeitura da cidade de Joinville/SC, onde será implementado o software, não dispõe de um sistema que gerencie o estacionamento da cidade.

2.2 PRINCIPAIS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS

Os funcionários externos que irão monitorar os estacionamentos vão estar em constante movimento, assim então necessitando de um software que possa ser acessado em dispositivos móveis. Com um sistema para dispositivos móveis os funcionários podem ter todo o seu trabalho acessível de uma forma muito simples e viável. Um software gerenciador de estacionamentos, possibilita tanto a empresa quanto aos usuários, uma comodidade e uma segurança a mais, além de ser ecologicamente correto.

2.3 ANÁLISE DAS SOLUÇÕES JÁ EXISTENTES

2.3.1 GERENCIADOR DE ESTACIONAMENTO 2011:

- Funciona em rede.

- Suporte gratuito por MSN, e-mail, telefone ou Skype.

- Enviamos CD e documentação pelo correio.

- Consulte nossas formas de parcelamento.

- Atualizações gratuitas em nosso site.

- Compra definitiva, não tem cobrança de manutenção.

- Roda em XP/Vista/7

(SUPER DOWLOADS. Gerenciador de Estacionamento 2011. Disponível em: http://superd.com.br/11467. Acesso em: 03 de jan. 2015.)

2.3.2 E-CAR:

- Tela de autenticação de usuário, para usuários com permissão de acessos;

- Entrada automática de usuário;

- Cadastros de clientes com foto;

- Cadastro de setores com opção de prioridade de ocupação pelo dia da semana.

- Controle de saldo pré-pago dos clientes;

(TECHTUDO. Se você tem oficina ou estacionamento baixe o E-CAR para gerenciar. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/e-car.html. Acesso em: 03 de jan. 2015.)

Ao contrário de nossa proposta, estes concorrentes não são voltados para estacionamentos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com