TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação em Rede

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo do trabalho

Temos como objetivo desse trabalho, desenvolver uma ferramenta para a comunicação em rede. Seus principais utilizadores serão os inspetores treinados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, visto que deseja controlar a poluição do Rio Tietê (desde sua nascente até grande São Paulo).

Utilizaremos a linguagem de programação Java com base em interface Swing e os sockets para realizar a ligaçãi entre os usuários.

Introdução // melhorar algumas frase

Fundamentos (conceitos gerais)

Antes de entendermos como funciona a comunição em redes é necessário entender primeiro o conceito de rede: o termo rede (ou network) se refere a um conjunto de entidades (objetos, pessoas, etc.) que são interligados entre si. Uma rede permite circular elementos materiais ou imateriais entre cada uma destas entidades, de acordo com suas regras. No nosso cenário de ciência da computação, podemos definir rede como um conjunto dos computadores e dispositivos conectados uns aos outros.

As redes de comunicações lidam sobre assuntos relacionados à infra-estrutura de comunicações e sua origem veio a partir da telefonia/telecomunicações em geral. As redes de computadores englobam aspectos físicos e de aplicação. No caso da Internet, esses aspectos são mais concentrados em ferramentas que podem ser chamadas de transporte (mas que incluem também roteamento, operação e gerenciamento das redes).

Os tópicos referentes a redes de comunicação incluem

· Redes Convergentes: Telefonia, VoIP, VoD, etc.

· Redes de Comunicação Sem Fio: 3G e 4G, WLAN, WPAN, WMAN, HAN, etc.

· Redes Ópticas: Planejamento e Projeto de Redes Ópticas, Algoritmos de Roteamento e Alocação de Comprimento de Onda, GMPLS; Arquiteturas de Redes OBS (Optical Burst Switching) e OPS (Optical Packet Switching), etc.

· Gerenciamento e Operação de Redes: Gerenciamento de redes, Medição, Análise e Modelagem de Tráfego, Qualidade de Serviço, etc.

· Redes sobrepostas (overlay): redes peer-to-peer (p2p), redes de distribuição de conteúdo (CDN)

Meios de transmissão são dispositivos que possibilitam a transferencia de dados de um computador para outro. Podemos citar como exemplo os cabos de par trançado, cabo coaxial, fibra óptica, wireless.

Com esses conceitos básicos em mente, podemos partir para a comunicação de dados em rede. Podemos exemplificar um sistema de comunicação de dados com cinco elementos, que pode ocorrer de três maneiras diferentes.

Elementos

1. Mensagem: é a informação a ser transmitida. Pode ser constituída de texto, números, figuras, áudio e vídeo – ou qualquer combinação desses.

2. Transmissor: é o dispositivo que envia a mensagem de dados. Pode ser um computador, uma estação de trabalho, um telefone, uma câmera de vídeo e assim por diante.

3. Receptor: é o dispositivo que recebe a mensagem. Pode ser um computador, uma estação de trabalho, um telefone, uma câmera de vídeo e assim por diante.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com