TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Segurança TI

Por:   •  7/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 7

  • Produção Individual:

TURTotal é uma empresa de turismo que oferece serviços de viagens nacionais e internacionais. Possui várias lojas em várias cidades.

Os serviços, que envolvem viagem, estadia e serviços complementares (como ingressos para shows e passeios locais) são oferecidos individualmente ou em pacotes. Seus clientes são pessoas, grupos de pessoas e empresas. Seus principais fornecedores são as empresas de transporte aéreo, terrestre e marítimo; os hotéis e pousadas; e várias agências locais conveniadas, que oferecem apoio aos turistas.

Os clientes acessam os serviços de informações, reservas e pagamentos por atendimento em balcão, telefone ou internet.

O diretor administrativo da TURTotal decidiu contratar o desenvolvimento de um sistema de informações para apoiar as várias atividades da empresa, integrar suas unidades e oferecer serviços aos seus clientes. Ele vai avaliar a proposta de trabalho do fornecedor FazSoftware com base em seus processos de desenvolvimento.

Você vai apresentar esta proposta de trabalho:

Apresente a empresa FazSoftware, identificando os seus principais processos de desenvolvimento de software (pelo menos 5 processos) e justifique. Baseie-se na Norma ISO/IEC 12207.

Para o sistema a ser desenvolvido, apresente um planejamento do desenvolvimento, envolvendo as atividades de análise de negócios, requisitos, análise, projeto, verificação e validação. Identifique, para cada atividade, o objetivo e as responsabilidades. Apresente um cronograma.

Identifique um conjunto de requisitos funcionais (pelo menos 4) e não funcionais (pelo menos 2) do novo sistema.

Faça um planejamento das atividades de verificação e validação do sistema em foco. Baseie-se nos requisitos propostos e no planejamento geral do projeto.

Para o desenvolvimento de um sistema de informações para apoiar as várias atividades da empresa TURTotal, incluindo a integração de suas unidades e disponibilização de serviços aos seus diversos clientes, inicialmente serão demonstrados os processos de desenvolvimento da empresa FazSoftware.

A empresa FazSoftware e seus processos de desenvolvimento:

A empresa FazSoftware possui em seu processo de desenvolvimento de softwares os principais conceitos e práticas internacionais orientados pelas normas ISO/IEC 12207, que atualmente são referência no mundo tecnológico. Dentre as melhores práticas adotadas, relacionam-se abaixo as de maior preponderância junto ao sistema a ser desenvolvido para vossa empresa.

Inicialmente nosso principal alicerce está junto ao processo contratual, que conforme norma ISO/IEC 12207, prezamos pela validação junto ao fornecimento e aquisição de nossas entregas, isto é, o adquirente deve estar em pleno acordo com a entrega e requisitos combinados.

Em continuidade a satisfação de nosso cliente, destacamos a necessidade de processos organizacionais em capacitadores de projeto, focando nossas ações principalmente nos processos de: gestão de infraestrutura, para garantir a eficácia das implementações e total assertividade da modelagem, e, gestão da qualidade, principalmente relacionado ao comprimento dos objetivos firmados em escopo de projeto e satisfação do cliente.

Não menos importante, reservamos uma equipe para tratar sobre os processos específicos de software, a mesma estará focada na implementação de software, integração de software e nos processos de testes de qualificação de software.

Para a implementação de software a equipe responsável fará a arquitetura baseada nos requisitos firmados com o cliente, oportunizando constantes diálogos para ajustes conforme necessários no período de desenvolvimento ou de teste.  Já na integração de softwares o objetivo estará em combinar os componentes de software e as unidades de software de acordo com o escopo de funcionamento do projeto, oportunizando integrações atuais e futuras da ferramenta, principalmente demonstrando os requisitos funcionais e não funcionais estão em plena entrega.

Nos processos de testes de qualificação de software será destinada uma equipe de Analistas de Testes, focados em certificar a entrega combinada e trazer feedbacks propositivos, dando o refinamento prévio antes da entrega final no ambiente de produção. Ainda que preliminar, será desenvolvido um relatório de testes citando todas as funcionalidades contratadas/solicitadas, e, como elas foram entregues e desdobradas na ferramenta construída.

Por fim, mantendo a linha de entrega junto a Norma ISO/IEC 12207, nossa empresa fortalece sua imagem nos processos de apoio ao software, sobretudo na garantia de qualidade de software e auditoria de software, onde é feita a entrega de um painel de monitoramento da execução da ferramenta e sua rastreabilidade de ponta-a-ponta, dando total certeza nas conexões e “rastros” de dados.

Planejamento do desenvolvimento:

        O modelo utilizado para o processo de desenvolvimento de software é processo ágil, onde são realizadas liberações incrementais em formato de sprints (entregas mensais ou combinadas), dando espaço para a melhoria continua do código e envolvimento da equipe “end-user” (usuário final).

        Antes de iniciar o desenvolvimento, serão realizados fóruns específicos para tratar sobre os requisitos fundamentais da ferramenta e como se dará a relação desenvolvedor e stakeholder.  Como atividade habitual de nossos projetos, a FazSoftware busca aproximar os desenvolvedores a rotina do negócio durante um período X, e trazer a realidade situacional ao ambiente do planejamento.

        Seguindo os princípios do modelo BABOK, nossa empresa fará a análise de negócios garantindo minimamente as seguintes referências, visando testificar as tarefas e técnicas ao modelo em projeto/escopo.

  1. Identificação das partes interessadas;
  2. Definição dos papéis e responsabilidades das partes interessadas dentro do esforço de análise de negócios;
  3. Desenvolvimento de estimativas para as tarefas de análise de negócios;
  4. Planejamento da forma de comunicação entre o analista de negócios e as partes interessadas;
  5. Planejamento de como os requisitos serão abordados, traçados e priorizados;
  6. Determinação dos entregáveis que a análise de negócios irá produzir;
  7. Definição e determinação dos processos de análise de negócios;
  8. Determinação das métricas que serão utilizadas para monitorar o trabalho de análise de negócios;

Para garantir o planejamento das atividades, a FazSoftware estabelece a matriz abaixo, onde cada parte pode perceber sua real importância e fundamentação durante o projeto.

CONTRATANTE PRINCIPAL

USUÁRIO FINAL 1

USUÁRIO FINAL 2

CLIENTE

ANALISTA

Cronograma

D

I

I

-

R

Documento visão

R

C

C

-

I

Mapeamento dos processos

D

C

C

C

R

Requisitos do negócio

C

C

C

-

R

Requisitos funcionais

D

C

C

C

C

Requisitos não funcionais

D

C

C

C

R, C

Prova de conceito

D

C

C

C

R

Fonte: Material de estudos SENAC, apud .IIBA (2015, p. 333) modificado pelo Autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com