TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DE TI NOS NEGÓCIOS

Por:   •  25/11/2018  •  Artigo  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 12

GOVERNANÇA DE TI

IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DE TI NOS NEGOCIOS

 

Anderson Dias

Carlos Roberto

Ellen Schmidt

Jairo Silva

Silvinei Alexon

Prof. Maurício Machado

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Gestão da Tecnologia da Informação (GTI 0090) – Prática Módulo 5

29/11/2015

1 MODELOS DA GOVERNANÇA DE TI

A velocidade do desenvolvimento da informática e das tecnologias de informação e comunicação, tem incitado intensas e importantes mudanças no cotidiano das pessoas e das organizações. Desta forma as relações entre mercados e indivíduos ou entre Governos e sociedade, se modificam constantemente de forma muito rápida, sendo influenciada principalmente pela rede mundial de computadores, cujo alcance é global e instantâneo.

Desta forma, o tema Governança em TI vem sendo estudado com maior intensidade no Brasil, principalmente no meio empresarial, sendo vinculada à Governança Corporativa em face as fraudes financeiras ocorridas no 2002 nas empresas americanas.

A Governança de TI assume um papel importante nas organizações, tendo ênfase no processo de tomada de decisão, cuja complexidade na sua implantação se dá devido a existência de várias estruturas, metodologias, padrões, normas e práticas de mercado que podem trazer ganhos, porém, se não bem compreendidas e aplicadas de acordo com as particularidades de cada empresa, poderá deixar de ter a efetividade esperada, seja para a otimização de processos, de se ter melhor controle de gestão, bem como de se obter o melhor resultado.

Com relação ao conceito do modelo de Governança de TI, os autores Fernandes e Abreu assim o definem:

Um ponto importante da idéia de apresentar um modelo genérico de Governança de TI é que ele pode ser adaptado para qualquer tipo de organização, sendo que seus componentes podem ser encarados como peças de um “lego”, que vão sendo construídas e implantadas de acordo com as prioridades, necessidades e disponibilidades da organização.

Entretanto, nunca podemos esquecer que um dos maiores desafios que uma área de TI tem é de promover o seu alinhamento com o negócio, o que exige grandes doses de negociação e educação dos dirigentes das áreas de negócios e, obviamente, grande capacidade do CIO para fazê-lo acontecer. (FERNANDES e ABREU, 2012, p. 33).

 Para Fernandes e Abreu (2012, p. 34), “o alinhamento estratégico é o ponto de partida para a Governança de TI, considerando criação de valor para o negócio e aderência a requisito de compliance.

Com o alinhamento estratégico definido, a próxima etapa é a elaboração das prioridades de TI onde neste deverão conter todos os serviços necessários para sua execução, originando o portfólio de TI, cuja principal função é unir as estratégias com ações cotidianas operacionais devidamente regulamentadas, que cada setor deverá desenvolver. Na figura abaixo, será demonstrado modelo que possui visão genérica de Governança de TI:

   FIGURA 1 – MODELO DE GOVERNANÇA DE TI VISÃO GENÉRICA[pic 1]

FONTE: FERNANDES, A. A; ABREU, V. F. D. Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão   de processos e serviços. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2008. p. 35.

Também deverá ser observado o conceito de melhores práticas, que segundo Taylor (1919) “Entre os vários métodos, instrumentos e em cada elemento de cada operação comercial, há sempre um método e um instrumento que é mais ágil e melhor que os demais”.

Segundo o itSMF (2006) – The IT Service Management Fórum, melhores práticas são:

a) o ponto de partida e não o objetivo;

b) são recomendações, não regulamentações;

c) promovem uma reorientação interna;

d) são genéricas e independente de plataforma;

e) é a fundação para um ambiente de TI mais profissional.

Como todos os processos passam a ter dependência direta de TI, este mecanismo assume função essencial na economia da empresa, pois todos os processos como controlar, desenvolver e comunicar recursos intangíveis, tais como a informação e o conhecimento são geridos pela Governança de TI.

Desta forma, faz-se necessário termos uma maior atenção com relação as vulnerabilidades que determinados ambientes do complexo de TI estão inseridos, pois o tempo de parada de um sistema de informação e da infraestrutura de TI é fator crítico e oneroso para toda a organização no atual cenário do mundo globalizado dos negócios.

FIGURA 2 – ESTRUTURAS, PROCESSOS E MECANISMOS RELACIONADOS PARA TI

[pic 2]

FONTE: VAN GREMBERGEN, Win: Strategies for Information Technology Governance, Idea Group Publishing, 2003. p. 22.

O papel e a responsabilidade da área de TI no suporte aos negócios e como recurso organizacional chave nas empresas globais exige um alto nível de qualidade e de competência da organização de TI.

Para atender as necessidades de governança de TI, modelos, metodologias, padrões e ferramentas estão sendo consolidados em frameworks de melhores práticas do mercado, geralmente desenvolvidos por associações profissionais e estimulados por grandes empresas de TI e agências governamentais. Essas iniciativas favorecem a integração da TI com as demais funções organizacionais e tornam seus processos de trabalho mais transparentes, inteligíveis, controláveis e confiáveis.

Atualmente, existem vários modelos de melhores práticas para TI. Eles auxiliam na implantação da governança de TI. Holm; Kühn; Viborg (2006, p. 1-5) apresentam dezessete desses modelos:

 ITIL (Information Technology Infrastructure Library) - É o padrão mundial em Gerência de Serviço (Behr et al., 2004 apud Holm; Kühn; Viborg, 2006, p. 2). ITIL estabelece melhores práticas compreensivas e consistentes, baseadas na experiência coletiva de milhares de profissionais de TI. (Niessink; van Vliet, 2001 apud Holm; Kühn; Viborg, 2006, p. 2). ITIL está focado em processos críticos de negócio e disciplinas necessárias para que se tenha serviços de alta qualidade. Fora do framework ITIL, surgiu o British Standard BS15000, o primeiro padrão do mundo para gerenciamento de serviços de TI. Toda atividade é classificada em dois grupos: Gerência de Serviço e Prestação de Serviço. Isso define qualidade de TI como o nível de alinhamento entre serviços de TI e as efetivas necessidades de negócio (Niessink; van Vliet, 2000 apud Holm; Kühn; Viborg, 2006, p. 2). Como resultado, as organizações podem amadurecer suas melhores práticas sem ter que levar em consideração tecnologias específicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (769.5 Kb)   docx (909.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com