TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Lógica

Por:   •  31/3/2021  •  Resenha  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

O computador é hoje uma realidade na vida das pessoas. Através dele, podemos realizar operações como uma transação bancária, comprar uma passagem de avião, marcar uma consulta médica, entregar a declaração do imposto de renda, entre tantas outras atividades.

Contudo, devemos destacar que o computador não faz tudo isso sozinho. Toda atividade realizada por um computador é fruto de um complexo trabalho de instrução. É importante dizer que o computador, embora tenha uma extraordinária capacidade de processamento, se limita a seguir instruções e não realiza-las por conta própria. Na verdade, o computador precisa ser instruído a realizar as tarefas de forma a alcançar o resultado desejado. Profissionais da área de informática (programadores ou desenvolvedores) se encarregam de programar o computador, criando assim os chamados programas ou softwares.

Para ser um bom programador, a pessoa precisa ter algumas habilidades técnicas. Uma delas é dominar as chamadas linguagens de programação. São linguagens específicas, entendidas pelos computadores. Através delas, os programadores conseguem descrever as instruções de um programa, ou seja, as ações que o computador deve executar.

Outra dessas habilidades é o raciocínio lógico. Através dele, o programador consegue organizar e descrever, passo a passo, tudo que deve ser feito para se atingir um objetivo. Em termos de programação, tal habilidade é fundamental, já que um programa nada mais é do que uma sequência finita e ordenada de ações que o computador deve executar.  

A disciplina Lógica de Programação tem como objetivo apresentar aos futuros programadores os fundamentos básicos de programação, além de trabalhar o raciocínio lógico, sendo uma base importante para aqueles que decidirem trabalhar com programação


EXERCÍCIOS DE LÓGICA NATURAL

Usar computador hipotético

Exercício 1

  1. Armazene em E1 um valor inteiro
  2. Armazene em E2 um valor inteiro
  3. Armazene em E3 um valor inteiro
  4. Some os valores de E1, E2 e E3, armazene o resultado em E4
  5. Divida o valor de E4 por 3 e armazene em E5
  6. Mostre o valor de E5

Exercício 2

  1. Armazene em E1 um valor real
  2. Multiplique o valor de E1 por 2 e armazene o resultado em E2
  3. Multiplique o valor de E2 por 3,14 e armazene o resultado em E3
  4. Mostre o valor de E2
  5. Mostre o valor de E3

Exercício 3

  1. Armazene em E1 um valor inteiro
  2. Armazene em E2 um valor inteiro
  3. Armazene em E3 um valor inteiro
  4. Some os valores de E1, E2 e E3, armazene o resultado em E4
  5. Analise o valor de E4; se ele for maior ou igual a 60, armazene em E5 o valor “APROVADO”, caso contrário, armazene em E5 o valor “REPROVADO”

ALGORITMOS

A criação de algoritmos é uma das formas existentes para descrever o raciocínio lógico que será usado na construção de um programa.

Basicamente, um algoritmo é um roteiro de ações, descritas numa ordem lógica, que devem ser executadas pelo computador para que o objetivo seja alcançado. Porém, estas ações não são representadas de qualquer forma, mas através de algumas palavras específicas, conhecidas também como palavras reservadas de uma pseudolinguagem chamada PORTUGOL.

Após finalizado, o algoritmo deve ser implementado em uma LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, dando origem a um PROGRAMA.

Basicamente, todo algoritmo é composto de operações de ENTRADA, PROCESSAMENTO e SAÍDA.

ENTRADA

Entrada de dados é o processo onde o computador solicita que o usuário digite os valores que ele precisa para gerar os resultados desejados; o fornecimento é feito através de teclado, leitor de código de barras, etc

PROCESSAMENTO

Ações que o computador deverá executar para obter os resultados desejados; estas ações devem ser descritas pelo programador, numa ordem lógica, através dos comandos da linguagem escolhida

SAÍDA

Processo onde o computador exibe para o usuário (na tela ou impressora) os resultados gerados durante o processamento.

MEMÓRIA

Dispositivo interno do computador que é responsável pelo armazenamento dos dados que o computador recebe ou produz durante o processamento. Pode ser entendida como uma grande “caixa”, dividida em várias “partes”, onde cada uma é responsável por armazenar um valor. Estas partes são chamadas de variáveis. Para facilitar a compreensão, a memória pode ser representada da seguinte forma:

[pic 1]

Durante o processo de desenvolvimento do algoritmo ou programa, cabe ao programador a tarefa de identificar as variáveis que serão usadas.

VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS

O armazenamento de dados em uma aplicação é fundamental, uma vez que é através deste processo que os dados recebidos ou gerados durante o processamento ficam à disposição, execução da aplicação. Sem este processo, seria impossível ao computador processar dados e, com isso, obter informações.

No tópico anterior, vimos que a memória como uma grande “caixa”, cheia de “divisões”. Cada uma dessas “divisões” fica responsável por armazenar um dado (valor). Assim, qualquer dado que uma aplicação receba ou calcule deverá ser armazenado em uma dessas partes, para que não seja perdido durante o processamento.

Mas, se existem tantas divisões, como o computador sabe onde armazenar ou buscar um valor? Simples. Ao criar um algoritmo ou programa, você deve especificar quantos espaços ele utilizará. É um processo conhecido como declaração de variáveis.  Assim, você deverá declarar nos seus algoritmos todas as variáveis que eles utilizarão, de acordo com algumas regras do algoritmo ou linguagem em questão. Como fazemos isso? Devemos identificar quantas variáveis o algoritmo/programa deve usar, escolhendo, para cada uma, um nome. Estes nomes devem obedecer às seguintes regras de formação:

- Começar com letra

- Usar apenas letras, dígitos e o caracter “_”

- Não podem ser iguais às palavras reservadas

- Devem ser significativos

Contudo, não basta apenas citar as variáveis que serão utilizadas. É necessário também associar cada uma a um tipo de dado. Mas o que seria isso? Tipos de dados são palavras reservadas que indicam como o valor de uma variável pode ser formado. Assim, ao fazer a declaração, você dá nome à sua variável e define qual será o tipo de dado dela.  A tabela a seguir descreve os tipos de dados usados em algoritmos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (568 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com