TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem Java Relatório

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 5

Cruzeiro do Sul – São Miguel

Islay Weles

A linguagem Java

A linguagem Java ela por sua vez é orientada a objetos, estruturada, imperativa e funcional que começou a ser desenvolvida por volta da década de 90 que teve como seu mentor (James Goslin). Tirando outras linguagens de programação compiladas em código nativo, diferente disso a linguagem Java é compilada em Bytecode, ou seja, executada através de máquina virtual.

(Tirado do Wikipédia) “Para provar a viabilidade desta ideia, 13 pessoas trabalharam arduamente durante 18 meses. No verão de 1992 eles emergiram de um escritório de Sand Hill Road, no Menlo Park, com uma demonstração funcional da ideia inicial. O protótipo se chamava *7 (lê-se “Star Seven”), um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen. Para o *7, foi criado um mascote, hoje amplamente conhecido no mundo Java, o Duke. O trabalho do Duke no *7 era ser um guia virtual ajudando e ensinando o usuário a utilizar o equipamento. O *7 tinha a habilidade de controlar diversos dispositivos e aplicações. James Gosling especificou uma nova linguagem de programação para o *7. Gosling decidiu batizá-la de “Oak”, que quer dizer carvalho, uma árvore que ele podia observar quando olhava através da sua janela”. (Fonte citada no Wikipédia).

Linguagem Java é influenciada por algumas outras linguagens ( Ada 83,C++, C#, Eiffel, Generic Java, Mesa, Modula-3, Object pascal, Objective-C, UCSD Pascal e Smalltalk).

Desde seu lançamento, em maio de 1995, a plataforma Java foi adotada mais rapidamente do que qualquer outra linguagem de programação na história da computação. Em 2004 Java atingiu a marca de 3 milhões de desenvolvedores em todo mundo. Java continuou crescendo e hoje é uma referência no mercado de desenvolvimento de software. Java tornou-se popular pelo seu uso na internet e hoje possui seu ambiente de execução presente em navegadores, mainframes, sistemas operacionais, celulares, palmtops, cartões inteligentes etc.

Aquisição pela Oracle

Em 2009 a Oracle Corporation adquire a empresa responsável pela linguagem Java, a Sun Microsystems, por US$ 7,4 bilhões. Com o objetivo de levar o Java e outros produtos da Sun ao dispor dos consumidores. (Wikipédia)

Características

Como já dito a linguagem Java ela é orientada a objetos – Baseado num modelo de simular, Independência de plataforma – escreve uma vez, executa em qualquer lugar, possui recurso de redes possibilitando a cooperação com protocolos TCP/IP, HTTP e FTP, segurança via rede com restrição na execução, carga dinâmica no código, sintaxe similar ao C/C++.

Licença

A Sun disponibiliza a maioria das distribuições Java gratuitamente e obtém receita com programas mais especializados como o Java Enterprise System. Em 13 de novembro de 2006, a Sun liberou partes do Java como software livre, sob a licença GNU General Public License. A liberação completa do código fonte sob a GPL ocorreu em maio de 2007.

Frameworks

Com a utilização de frameworks a utilização de aplicativos como Hibernate – ferramenta para ORM, Junit para criação de testes unitários,  Log4j para a criação de logs nas aplicações, Spring que auxilia na implementação de injeção de independências e inversão de controle.

Para quem ainda é iniciante existem algumas ferramentas na aplicação que se tornam fáceis na utilização tais como BlueJ, Jcreator e o JEdit, esse são só alguns para quem quer começar a programar.

Para programadores profissionais existem esses Eclipse, Intellij IDEA, Jbuilder, Jdeveloper entre outros.

Para Java existem algumas certificações, para cada certificação existe uma determinada habilidade e domínio da linguagem.

Linguagens interpretadas

C# - C Sharp – É assim mesmo que lemos a linguagem, entretanto, essa linguagem interpretada multi-paradigma fortemente tipada, possui programação também voltada a objetos baseada em C++ e compilada em Bytecode que por sua vez é interpretada por máquina virtual (CLR) Common Language Runtime. Criada pela Microsoft em 2001, linguagem estática e dinâmica e seus compiladores. NET Framework, Mono e DotGNU.

Microsoft .NET

Conhecido por ser uma plataforma única de desenvolvimento e execução de sistemas e por ser desenvolvida pela Microsoft, a linguagem(. Net Framework )“DotNet”  todos código gerado por ela pode ser desenvolvido em qualquer dispositivo que possua um framework.

O .Net Framework  consiste basicamente em dois componentes principais também executado sobre a CLR (Common Language Runtime) que interage com um Framework Class library que por sua vez pode executar mais de 30 linguagens diferentes interagindo entre si.

A DotNet possue uma licença Freeware e um sistema operacional para rodar em Windows 98, 2000, XP, Vista, 7 e 8.

O fato desta arquitetura utilizar a MSIL (Microsoft Intermediate Language) gera uma possibilidade pouco desejada entre os criadores de software que é a de fazer a "engenharia reversa", ou seja, a partir de um código compilado, recuperar o código original. Isto não é uma ideia agradável para as empresas que sobrevivem da venda de softwares produzidos nesta plataforma.

Temos um método Main onde tudo se inicia

(Wikipédia)

public class OlaMundo {

   /**

   * Método que executa o programa

   * public = É visto em qualquer lugar da aplicação. É o modificador de acesso

   * static = é iniciado automaticamente pela JVM, sem precisar de uma instância

   * void = Método sem retorno (retorno vazio)

   * main = Nome do método, que é obrigatório ser este. Recebe como parâmetro um array de String.

   * String[] args = Array de argumentos que podem ser repassados na chamada do programa.

   */

   public static void main(String[] args) {

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com