TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem de Programação

Por:   •  8/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.143 Palavras (17 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 17








LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO





Vanessa dos Santos

Categoria de Classificação: Pesquisa


                                         Data: 07/11/2014



RESUMO

Após diversas reuniões do grupo, decidimos realizar nossa pesquisa para o Ecapro com base na matéria de Algoritmos. A matéria é totalmente relacionada a linguagens de programação, por isso, decidimos em um consenso que faremos pesquisas em cima das linguagens existentes. Apresentaremos em nosso trabalho diversas informações sobre as mais variadas opções para um programador se especializar. Nosso trabalho irá apresentar as linguagens mais procuradas atualmente e trazer um pouco de história referente ao surgimento das primeiras linguagens até chegarmos as atuais. O nosso objetivo é abranger novos conhecimentos, assim auxiliando nossos colegas de classe a escolher com qual linguagem deseja trabalhar, colaborando para escolha de uma especialização que futuramente não lhe traga arrependimentos e também levar informações importantes a todos interessados pelo assunto.

Queremos mostrar através do nosso Projeto como as linguagens foram se criando, e crescendo no mundo todo. Acreditamos que com pesquisas em livros, revistas fóruns e com os próprios programadores conseguiremos trazer algo diferente, que definitivamente agregue conhecimento.

Sabemos que o tema é bastante amplo, porém focaremos nosso trabalho em responder perguntas que surjam ao longo do nosso trajeto na escolha do tema.  Traçaremos um caminho com elas, focaremos em absorver todo conhecimento possível para que no dia da apresentação possamos ajudar nossos colegas a conhecer um pouco mais sobre o assunto que iremos abordar.

Palavras-Chaves: Linguagem, Programação, História, Algoritmo e Especialização.


INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as linguagens de programação mais conhecidas no mundo, desde as primeiras até as recentes. No trabalho serão encontradas pesquisas sobre as linguagens de programação: PLANKALKÜL, FORTRAN, LISP, COBOL, SIMULA, ALGOL, SMALLTALK, C, PASCAL, PROLOG, SQL, C++, PERL, PYTHON, R, JAVA, JAVASCRIPT, PHP, C# (Sharp), VISUAL BASIC, DOTNET, HTML e OBJECTIVE-C. Onde serão mencionadas as histórias e conteúdos em geral referentes às linguagens citadas.

O objetivo do nosso trabalho é proporcionar aos leitores mais conhecimento referente ao surgimento e avanço das linguagens de programação. Muitos se perguntam: “Onde tudo começou?”, “O que aconteceu para chegarmos até onde estamos com todas essas linguagens existentes?”. São perguntas  como essas que  temos interesse de responder.        

Queremos auxiliar aos programadores e futuros programadores a qual linguagem de programação devem se especializar, ajudando a escolherem a que mais se adequa ao perfil de cada um, e propor-cionando o alcanço do sucesso profissional após uma especialização.

As pesquisas foram realizadas em sites da internet e as demais fontes bibliográficas, como livros e apostilas.


MÉTODOLOGIA. DE PESQUISA

Para o desenvolvimento do projeto efetuamos pesquisas em sites e fóruns de programação, apostilas de linguagem de programação e algoritmos, buscamos conhecimentos de profissionais da área com o objetivo de obter informações do dia-a-dia de um programador a vivencia das linguagens mais utilizadas e para qual foco principal elas são usadas dentro do ambiente corporativo e suas tenências.  


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

Conforme os objetivos traçados no inicio do trabalho, em agregar valor para pessoas que estudam para serem programadores, também para os integrantes do grupo passando conhecimentos sobre as principais linguagens trazendo suas historias e motivos ao no qual foram desenvolvidas, a partir desta ideia criamos uma linha do tempo.

Linguagens de Programação abordadas:

  • PLANKAKUL – 1950

Com início a partir de uma proposta de tese de Mestrado, Konrad Suze criou a PLANKAKUL, que significa “Programa de Cálculos”. A linguagem foi a primeira a ser criada, porém não foi muito utilizada devido à sintaxe ser considerada extremamente difícil por diversos programadores da época, levava muito tempo para compreender todas as sequencias logicas utilizadas no programa. PLANKAKUL possuía avanços notáveis para aquela época, como por exemplo: Estrutura de dados avançados, aritmética em ponto flutuante, expressões e comandos como “if”.

  • FORTRAN – 1957

Com desenvolvimento entre 1954 e 1957, John Backus e a IBM criaram a FORTRAN. O nome é um acrônimo da expressão “IBM Mathematical Formula Translation System”, sua principal utilização era em Ciência da Computação e Análise Numérica, ela foi à primeira linguagem de programação imperativa. No início a sua principal função era traduzir equações cientificas para códigos de computadores. Nos anos seguintes foram surgindo outras versões da FORTRAN com diversas melhorias feitas pelos desenvolvedores da mesma, em 1948 surgiu a FORTRAN 2, em 1964 a FORTRAN 4, em 1966 a FORTRAN 96, em 1977 a FORTRAN 77, e depois FORTRAN 90 e 95.

  • LISP – 1958

LISP foi criada por John McCarthy na década de 50, é a segunda mais antiga de alto nível, foi projetada principalmente para o processamento de dados simbólicos, tal capacidade que a torna conveniente para a área de Inteligência artificial. O nome vem de List Processing e tanto os dados como programas são apresentados como listas permitindo a manipulação do código fonte como qualquer outro tipo de dados. Cada grupo que se interessava pela LINGUAGEM Realizavam modificações, onde os detalhes variavam de lugar para lugar, devido isso, surgiram diversos “dialetos” da mesma, como: FRANZLISP, ZETALISP, LELISP, MACLISP, INTERLISP, SCHEME, T, NIL, XLISP, AUTOLISP, etc. Mesmo após passar tanto tempo desde o surgimento, a LISP não ficou para trás, um programa em LISP pode não estar tecnologicamente atual, mas sempre estará funcionalmente atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com