TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Interconexão

Por:   •  9/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

Data de


Lista 1 entrega:


03/03/2021

  1. Defina o que é a Internet.

A internet pode ser vista como um conjunto de várias redes, fornecendo o acesso a diversas informações em nível mundial. A internet possui protocolos de comunicação e os mais importantes são IP e TCP.

  1. Cite pelo menos 3 dos princípios que governam a Internet e explique-os.

A transparência – Os pacotes são transferidos sem que exista qualquer alteração de seus dados.

Controle distribuído – possuindo seus algoritmos totalmente distribuídos, não tem um ponto único de falha.

Cálculo Global do Roteamento – O endereçamento é global e único fazendo com que as rotas não tenham laços.

  1. Por que a inteligência da Internet se concentra na borda e não no núcleo?

O princípio fim-a-fim explica o fato de uma rede possuir um núcleo simples e inteligência nas extremidades. O principio esclarece que podemos concluir que as atribuições especificas do nível de aplicação não podem ficar em níveis mais baixos do núcleo da rede que só sabem enviar pacotes de um lado para o outro sem diferenciá-los ou examinar seu conteúdo. Assim, por conta da necessidade de processar dados localmente, sem que haja uma conexão e consigam tomar a melhor decisão, a inteligência fica concentrada na borda e não no núcleo.

  1. A Internet é dividida em três partes:  Borda da rede, Rede de acesso e Núcleo da rede.  Cite as características de cada uma delas.

A Borda de rede consiste nos sistemas finais e aplicações que rodam nele. O sistema final, como um computador, pode ter várias aplicações rodando nesse mesmo servidor,  mas com protocolos diferentes na mesma máquina. Efetuam programas de aplicação e utiliza o modelo cliente/servidor.

O Núcleo da rede, corresponde a malha de roteadores interconectados e possui a transferência de dados através da comutação de circuitos ou pacotes. Implementa algoritmos de roteamento inter-domínio.

Já a Rede de acesso, conecta os usuários ao seu fornecedor de serviço instantâneo. Uma de suas funções principais é ligar a borda ao núcleo.

  1. Quais  os  dois  modelos  de  comunicação  nas  redes  de  borda?   Descreva  de  forma  resumida  o funcionamento de cada um.

Os dois modelos de comunicação nas redes de borda são: O peer-to-peer e o cliente-servidor. O peer-to-peer  é uma rede de computadores que compartilham arquivos pela internet. Assim, a rede estabelece uma conexão entre todos os usuários, permitindo que os arquivos sejam compartilhados entre eles sem  necessidade de um servidor central. Já a rede cliente-servidor, um único servidor ministra o funcionamento da transferência de informações. O servidor é responsável por fornecer aos usuários o serviço ou arquivo que eles estão solicitando.

6.[pic 4][pic 5]

conexão.

Os tipos de conexão existentes nas redes de acesso são: dedicada ou compartilhada, cabeada, óptica ou sem fio.

A conexão sem fio permite a transmissão de dados e informações utilizando ondas de rádio ou infravermelho. Esse tipo de conexão traz ao usuário maior mobilidade e facilita o acesso à internet em ambientes públicos, através de um local remoto como um roteador. O custo de instalação e manutenção de redes wireless são mais baixos do que os equipamentos com fio. Porém, é freqüente a interferência de sinal. Esse tipo de conexão é vista no funcionamento do bluetooth.

As conexões cabeadas são feitas através de cabos físicos que interligam os dispositivos. A internet cabeada oferece mais segurança e uma conexão mais estável para os usuários. Ela pode limitar a mobilidade do usuário, por estar atrelada a utilização de cabos. Esse tipo de conexão é vista no funcionamento da televisão.

A conexão óptica permite que os fios deem conta de um volume de dados muito maior. Além disso, não sofre interferências e os cabos de fibra óptica são mais baratos que os de cobre, mas são sensíveis e podem se romper mais facilmente. É muito utilizada para transmitir dados de redes. Ela se utiliza da nanofotônica.

A conexão compartilhada é muito utilizada por usuários que não dependem de uma estabilidade no sinal, o computador é ligado a um provedor de internet que está sendo utilizado por inúmeros usuários. Possui baixo custo, mas o sinal é instável. E também utiliza a infraestrutura da telefonia fixa para oferecer os serviços de Internet, dividindo-o com outros clientes do provedor.

O conexão dedicada, é utilizada de forma capital por empresas que não podem, sob hipótese alguma, contar com instabilidades de sinal. Assim, a garantia de velocidade contratada é uma de suas vantagens mas possui um alto custo. O acesso dedicado à Internet consiste em uma conexão privada entre um ISP e as instalações do cliente.

  1. Sobre a estrutura hierárquica da Internet, explique: (a) Para que serve um ISP.

(b) Para que serve um IXP.

(c) O que é um enlace de peering.

(d) O que é um provedor de conteúdo.

(e) Como esses elementos estão conectados

(a) É a empresa que é provedora de internet, ou seja , leva o serviço até o usuário.

(b) O IXP permite a interligação de redes autónomas, assim como a troca de tráfego de dados e conteúdos entre elas. 

(c) Conecta o sistema autônomo com a Internet e permite troca de tráfegos e rotas com redes vizinhas.

(d)  Uma organização ou indivíduo que cria informações, conteúdo educacional ou de entretenimento e disponibiliza para os usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (568.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com