TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede de Comoutadores

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 

Lista de Exercícios 1 - 4°B

Aluno: Adriel P. Bueno

Data de entrega: 01/11/2017                                     Valor:____      Nota:____

 

  1. – Defina o que são redes de computadores.

As redes de computadores constituem-se de um conjunto de dois ou mais computadores interligados com o objetivo de compartilhar recursos e trocar informações.

  1. – Quais são os tipos de redes e suas características?

PAN (Personal Area Network) ou Rede de Área Pessoal: constitui-se de uma rede de computadores formada por dispositivos muito próximos uns dos outros.

LAN (Local Area Network): também conhecida como rede local de computadores, corresponde a uma rede que possui uma “cobertura limitada” quanto a extensão geográfica que pode atuar. É composta por computadores conectados entre si, através de dispositivos tecnológicos (placas de redes,switch, hub, entre outros).

MAN (Metropolitan Area Network): rede de área metropolitana, corresponde a uma rede de computadores que compreende um espaço de média dimensão (região, cidade, campus, entre outros). E está associada a interligação de várias LAN’s.

WAN (Wide Area Network) ou rede de longa distância: corresponde a uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, como por exemplo um país, continente, entre outros.As WAN’s permitem a comunicação a longa distância, interligando redes dentro de uma grande região geográfica.

  1. – Qual a diferença entre comunicação ponto-a-ponto e cliente-servidor?

A comunicação ponto a ponto normalmente é utilizada em pequenas redes.Os computadores trocam informações entre si, compartilhando arquivos e recursos.São de implementação fácil e de baixo custo. Possuem pouca segurança e apresentam um sistema de cabeamento simples. Enquanto que a comunicação cliente-servidor possui um ou mais servidores, responsáveis por prover serviços de rede aos demais computadores conectados a ele que são chamados clientes e cada cliente que deseja acessar um determinado serviço ou recurso faz essa solicitação ao servidor da rede. Porém apresentam maior custo e implementação mais complexa que uma rede do tipo ponto-a-ponto. É necessário a existência de pelo menos um servidor da rede. E essa comunicação oferece melhor segurança.

  1. – Como são divididas as redes industriais? Explique cada nível?

São divididas em níveis de comunicação, onde cada nível é responsável por um tipo de informação;

Planta:

        Faz a supervisão e gerenciamento de todo o processo que normalmente ocorre através de um software supervisório.

        As ações associadas a este nível são:  Supervisão, Comando, Planejamento de Banco de Dados.

        

Controle:

        Este nível permite o controle sobre as ações do nível de campo em função das definições e comandos dados pelo nível da planta.

        As ações associadas a este nível são: Controle em tempo real, Segurança e Interface.

Campo:

        As redes que fazem parte deste nível constituem a base na hierarquia da comunicação industrial. Através deste nível torna-se possível a aquisição e atuação direta dos dados de chão de fábrica como valor de uma pressão, status de um motor, ligamento e desligamento de uma válvula, etc.

        As ações associadas a este nível são: Aquisição das variáveis e Atuação sobre equipamentos.

  1. – Descreva as principais topologias de redes e suas caracterísitcas?

Topologia física: Demonstra como os computadores estão dispersos na rede (aparência física da rede)

Topologia lógica: demonstra como os dados trafegam na rede (fluxo de dados entre os computadores que compõe a rede)

Barramento:

Todos os computadores trocam informações entre si através do mesmo cabo, sendo este utilizado para a transmissão de dados entre os computadores. É utilizado na comunicação ponto-a-ponto.

                Anel:

                        Os dispositivos conectados na rede formam um circuito fechado, no formato de um anel (ou círculo). Os dados são transmitidos unidirecionalmente, ou seja, em uma única direção, até chegar ao computador destino. O sinal emitido pelo computador origem passa por diversos outros computadores, que retransmitem este sinal até que o mesmo chegue ao computador destino. Cada computador possui seu endereço.

                Estrela:

                        Faz uso de um concentrador na rede. Concentrador é um dispositivo (hub, switch ou roteador) que faz a comunicação entre os computadores. Qualquer computador que queira trocar dados com outro computador da mesma rede, deve enviar esta informação ao concentrador para que o mesmo faça a entrega dos dados.

                Malha:

                        Cada estação de trabalho está ligada a todas as demais diretamente. Todos os computadores da rede, podem trocar informações diretamente com todos os demais. A informação pode ser transmitida da origem ao destino por diversos caminhos.

                Árvore:

                        Caracterizada        como        uma        série        de        barras interconectadas. Visualização da interligação de várias redes e sub-redes. Um concentrador interliga todos os computadores de uma rede local, enquanto outro concentrador interliga as demais redes. Conjunto de redes locais (LAN) interligadas e dispostas no formato de árvore.

                Híbrida:

                        Aplicada em redes maiores que uma LAN. Pode ser formada por diferentes tipos de topologia. Pode        aproveitar        o        que        existe        de        melhor(custo/benefício) entre os diferentes tipos de topologias, adaptando-as às necessidades de uma empresa onde será aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (160.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com