TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Virtualização

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA DE HORTOLÂNDIA

BÁRBARA BEATRIZ DOS SANTOS SOUZA

VIRTUALIZAÇÃO

HORTOLÂNDIA

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

SUPERVISORS        

VMWARE        

HISTÓRICO E FABRICANTE        

VERSÕES        

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS        

HYPER U        

HISTÓRICO E FABRICANTE        

VERSÕES        

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS        

CONCLUSÃO        

Bibliografia        

 



INTRODUÇÃO

//INSERIR INTRODUÇÃO


SUPERVISORS

São softwares de múltipla plataforma para a criação de máquinas virtuais que dão suporte real a softwares de outros sistemas, oferecendo a utilização de um sistema operacional dentro de outro. A partir do funcionamento dessa aplicação é possível criar computadores virtuais que são executados dentro de um computador físico que pode rodar um sistema operacional totalmente distinto e executar um ou mais sistemas operacionais simultaneamente num ambiente isolado


VMWARE

HISTÓRICO E FABRICANTE

Em 1998, Diane Greene e Dr. Mendel Rosenblum fundaram uma companhia chamada VMware junto com dois estudantes da Universidade de Stanford e um colega de trabalho de Berkley, em outubro do mesmo ano foi implementada uma nova tecnologia de virtualização baseada em pesquisas conduzidas na universidade de Stanford. a plataforma “VMware Virtual Plataform” foi introduzida em 8 de fevereiro de 1999.

Em 2000, foi lançado o VMware GSX Server 1.0, sua primeira plataforma de virtualização para servidores, no ano seguinte, houve uma melhoria significativa, pois provia maior alta-performance e estabilidade por conter um hypervisor nativo, também conhecido como Virtual machine Monitor, além de ser instalado diretamente no bare-metal. De 2002 em diante, o VMware continuou a liberar versões de atualizações de ambos os produtos: GSX Server (agora VMware Server) e a plataforma ESX (agora ESXi), adicionando aumento de performance e novas capacidades.

VERSÕES

O VMware Workstation (atualmente está na versão 9.0.1) é voltado ao uso no desktop, em ambientes de desenvolvimento, assim roda em processadores Intel e AMD de 32 e 64 bits, permitindo rodar vários "computadores virtuais" que pode ter uma quantidade de RAM definida e um disco virtual delimitado dentro de um sistema operacional. Pode também simular um drive de disquete, de CD-ROM, portas USB e placas de rede discos rígidos. Possui o recurso de definir redes internas e unir várias máquinas virtuais, permitindo que todas elas sejam iniciadas ou desligadas com um mesmo comando.

Já o VMware GSX Server conta com boa parte dos recursos da versão Workstation, sendo voltado ao uso em servidores de pequeno e médio porte, e adiciona alguns recursos ao seu uso em servidores, como o gerenciamento remoto, o que pode resultar na perda de desempenho na interface gráfica, apesar do fato não interferir em servidores sem monitor ou interface gráfica.

Agora voltado ao uso em servidores de grande porte, temos o VMware ESX Server que usa um núcleo proprietário, baseado no SimOS, e elimina-se o overhead de ter um sistema base, por rodar em um nível mais próximo do hardware, aumentando-se a segurança.

O VMware Player executa máquinas virtuais prontas. Até a versão 3.0 não é oficialmente possível criar máquinas virtuais novas, mas é possível pular esta limitação utilizando a versões superiores, usando appliances, ou instalando uma versão de avaliação do VMware Workstation e criando máquinas virtuais novas.

VMware Fusion é uma versão que roda em Machintosh com CPU Intel, exclusiva para o Mac OS X, encontrando-se em sua quarta versão, com suporte inclusive a aceleração 3d por hardware.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

O VMware é extremamente elogiado por seu limpo desempenho, excelente execução multiplataforma e alta resolução em funcionamento, apesar de suas várias versões e sua persistência no mercado, também é considerado por muitos usuários, um software de interação complicada, além de sua ampla dimensão em quesito de espaço para armazenamento.


HYPER-V

HISTÓRICO E FABRICANTE

Em fevereiro de 2003, a Microsoft comprou uma empresa (existente desde 1988)  chamada Connectix, que tinha uma solução que conseguia virtualizar sistemas operacionais, sendo possível fazer vários testes de funcionalidades, mas de uma forma virtual dentro de um SO já existente. 

Em setembro de 2004 a Microsoft lançou um servidor com suporte a máquinas virtuais, porém o Virtual Server 2005 tinha algumas limitações de hardware, os sistemas virtuais só podiam utilizar no máximo 3.6 GB de memória por máquina virtual e um processador x86.

O Virtual Server 2005 R2 SP1 foi lançado já dando suporte às novas tecnologias de CPU, disponibilizando um melhor desempenho, no entanto o Virtual Server 2005 não utilizava completamente o poder proporcionado pela virtualização de hardware da Intel e AMD, devido ao seu processo de chamada ao hardware.

O Hyper-V e o Hyper-V Server vieram finalmente com a última versão gratuita do SO, no Windows 2008, sendo que oferecem suporte a maquinas virtuais x86 e x64, além de 64 GB de memória e até 4 processadores por máquina virtual, usando toda a capacidade de virtualização de hardware.


VERSÕES

O Hyper-V no Windows Server 2008 tinha como função oferecer a infraestrutura de software e ferramentas de gerenciamento básico necessárias para criar e gerenciar um ambiente de virtualização de servidores.

O Hyper- V no Windows Server 2008 R2 possibilita que o sistema operacional acesse o hardware do servidor diretamente, assim, depois de adicionar a função Hyper-V, uma fina camada de hypervisor é acrescentada entre o sistema operacional e os recursos de hardware, fazendo com que o sistema operacional instalado torne-se a partição pai (onde drivers são usados para acessar o hardware do servidor) de onde criam-se e gerenciam-se partições filho, que não tem acesso direto aos outros recursos de hardware, e então uma visão virtual dos recursos é apresentada, como dispositivos virtuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com