TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A explicação de alguns termos de tecnologia

Artigo: A explicação de alguns termos de tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Artigo  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual Distribuído:

Um mundo simulado, suportado por vários sistemas computacionais, ligados entre si por uma rede de computadores.

Análise de cargo:

Procedimento para determinar as obrigações de um cargo, as aptidões necessárias para o seu desempenho e o tipo de indivíduo que deve ser contratado para ocupá-lo.

Antivírus:

Programa que previne, detecta e neutraliza vírus informáticos. Dada a sofisticação actual dos vírus, por vezes não são suficientes para a prevenção e remoção de todos os vírus. Pressupõe-se uma actualização periódica quer da base de dados dos vírus como da própria versão do programa. Tendencialmente, as empresas que desenvolvem estes programas, também desenvolvem firewalls que comercializam em ofertas integradas.

Aprendizagem Colaborativa:

Aprendizagem que se baseia no intercâmbio de ideias, na argumentação e no conhecimento partilhado. Os alunos têm que desenvolver e adquirir competências e capacidades de trabalho em grupo para estabelecer formas de funcionamento, adoptar critérios para determinar e aceitar soluções, criar alternativas, explicar, justificar e avaliar soluções, entre outras.

Assertividade:

O acto de defender os direitos pessoais e exprimir pensamentos, sentimentos e convicções de forma apropriada, directa e honesta, de modo a não violar os direitos dos outros.

Assíncrona:

Tipo de comunicação na qual a interacção entre os interlocutores não é simultânea.

Áudio-conferência:

Comunicação telefónica entre dois ou mais participantes que pressupõe a disponibilização de serviços de áudio. Tem-se vindo a tornar cada vez mais frequente o recurso a VOIP (Voz sobre Internet Protocol).

Base de Dados Inteligentes:

Base de Dados com conteúdos sempre crescentes, constituída por um índice remissivo, procura a palavra introduzida e localiza todas as referências. O sistema está continuamente em evolução.

Base de Dados ou Banco de Dados:

Conjunto de informações correlacionadas, relativas à mesma temática e organizadas com o objectivo de fornecer ao utilizador informações úteis que sirvam de suporte de trabalho.

Benchmarking Competitivo:

Compara sistematicamente os produtos e os serviços da organização com os respectivos dos principais concorrentes.

Benchmarking Funcional:

Compara processos específicos com os líderes funcionais independentemente da indústria ou do sector a que pertençam.

Benchmarking Interno:

Compara práticas e processos dentro da mesma organização, entre funções similares. Permite unificar formas de actuação e definir objectivos e pode detectar pontos críticos que possam ser objecto de Benchmarking externo.

Campus Virtual:

Em Ensino a Distância, o Campus Virtual consiste na base e no suporte aos Estudantes/Formandos. A comunicação estabelece-se via computador, através do Campus Virtual, com acesso via Internet. A nível funcional, o Campus Virtual tem como suporte informático um programa que permite a comunicação pessoal e em grupo através do computador. A comunicação em grupo estabelece-se através de conferências electrónicas, ou seja, através de uma espécie de quadro em que se ordenam de forma cronológica as intervenções dos participantes em cada um dos temas ou cursos. O Campus Virtual é, geralmente, composto pelos seguintes elementos: Aulas Virtuais, Salas de Debate Virtuais, Correio Pessoal, Chat, Fóruns, FAQ.

CBT – Computer Based Training. CBE – Computer Based Education e CBI – Computer Based Instruction:

Produtos que têm como objectivo satisfazer just-in-time as necessidades da procura de ensino/formação com cursos adequados ao perfis profissionais com courseware CBT, em qualquer momento e em qualquer lugar. Constituem qualquer tipo de utilização de computadores no exercício educacional, incluindo treino, tutorias, simulações, gestão educacional, exercícios suplementares, programas, desenvolvimento de bases de dados, utilização de software e outras aplicações. Estas actividades de ensino através de computadores referem-se não só a ensino/formação a distância como também poderão servir de apoio aos professores no ensino presencial.

CEI – Computer Enriched Instruction:

Constituem as actividades de ensino/formação nas quais os computadores:

1. produzem dados a pedido dos estudantes para explicar as relações em modelos de realidade social ou física;

2. executa programas desenvolvidos pelos estudantes;

3. proporciona enriquecimento geral em exercícios desenhados para estimular e motivar os estudantes.

Chat:

Conversa em tempo real através do computador. Em alguns sistemas mais antigos de chat, a tela é dividida em duas. Cada parte contém o texto de um dos interlocutores. Novos sistemas permitem a criação de "salas" de conversa em páginas de Web. O Netscape Chat, programa auxiliar do navegador Netscape, permite que várias pessoas troquem mensagens ao mesmo tempo e compartilhem endereços de páginas, permitindo uma forma de navegação em grupo. O chat na Internet ficou famoso através do servidores de IRC (Internet Relay Chat), onde são criadas as várias "salas" ou "canais" onde navegam os utilizadores. Em resumo, os chats são salas de reuniões virtuais, organizadas por temas em que os intervenientes se conectam, colocam mensagens, podendo responder e/ou colocar novas mensagens em tempo real.

Ciberespaço – Cyberspace:

O conjunto de redes de computadores interligados. É um espaço virtual onde as pessoas interactuam e interagem de forma virtual, por meios electrónicos. Termo criado pelo escritor William Gibson e inspirado no estado de transe em que ficam os aficionados de videogame durante uma partida. A palavra foi utilizada pela primeira vez no livro Neuromancer, de 1984, e adoptada desde então pelos utilizadores da Internet como sinónimo de rede.

Cibertrabalho:

Novas profissões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com