TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A rede que abraça o planeta

Por:   •  1/4/2015  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

A rede que abraça o planeta

A internet inaugura a aldeia global na maior aventura tecnológica da História da humanidade

Eurípides Alcântara, de Nova York

O americano Nicholas Negroponte costumava ser ouvido como um profeta. Diretor do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachussetts, MIT, ele é um desses conferencistas que fascinam as plateias quando falam sobre o futuro. Entre os ouvintes de ganhadores do Prêmio Nobel. De uns tempos pra cá, Negroponte deixou de ser um anunciante do amanhã. Fala do presente. A razão, segundo eles, é simples. O futuro chegou. Vamos ouvi-lo brevemente sobre o avanço dos computadores e das redes de telecomunicação:

“ Há uma brincadeira com números que faz muito sucesso com as crianças.Começa com uma pergunta: Vale a pena trabalhar por um centavo ao dia durante o mês, dobrando o salário todo o dia?

Se começarmos este maravilhoso sistema salarial no Ano Novo, estaremos ganhando mais de 10 milhões de dólares por dia no fim de janeiro. Essa é brincadeira. Usando o mesmo esquema, estaríamos ganhando apenas 2,6 milhões de dólares, no total, se janeiro tivesse três dias a menos. Mas, como o mês tem 31 dias, o salário mensal vai para mais de 21 milhões de dólares.

Hoje, o computador pode comunicar-se com outros computadores através de uma linha telefônica. Basta que uma pessoa instale no seu micro um pequeno aparelho chamado modem, que transforma os códigos digitais para o tráfego no fio e tudo está pronto para a maior viagem que a tecnologia já ofereceu ao ser humano. O Brasil tem 50.000 pioneiros plugados na internet e ainda  está tropeçando na porta de entrada desta aventura, mas a malha planetária de computadores que forma o sistema Internet está explodindo por todos os países, inclusive na vizinha Argentina, onde o número de inscritos cresceu 8000% no ano passado. (...)

Criada pelo governo americano nos tempos incertos da Guerra Fria, com uma arquitetura tal que continuasse a funcionar como sistema de comunicação independente, mesmo que Washington fosse riscada do mapa por ataque nuclear, a Internet nasceu sem um centro de comando. Não tem dono, em governamental, nem empresarial, cresce espontaneamente como capim e qualquer corporação venderia a alma para tê-la a seu serviço.

Como não está submetida a um núcleo de comando, nem sequer se sabe quantos membros tem exatamente no mundo. Estima-se (...). Até a semana passada, a rede interligava mais de 40 milhões de pessoas em mais de 100 países, do Uruguai aos Estados Unidos, da Lituânia à Inglaterra. O mais espetacular nem é o tamanho. É o ritmo de propagação dessa onda. (...)

A explosão se deu em decorrência de avanços tecnológicos formidáveis nos processos de busca de informação na rede. Seu uso tornou-se tão simples quanto tirar dinheiro num caixa 24 horas (...).

Crescimento da Internet

2000 - 2005

2006 - 2008

2009 - 2010

1 semestre

2 semestre

1 semestre

2 semestre

1 semestre

2 semestre

100

200.000

600.000

1.000.000

1.400.000

1.600.000

____________________________________________

Reportagem da revista Veja, 1 de março de 2010

Introdução à Internet, USE, 2010

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com