TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

AMANDA MUNHOZ GAIOTTO – RA: D2649B2

GABRIEL CARLOS ORLANDO – RA: N756CD4

LAURA GARCIA DE SOUZA – RA: D418173

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Jundiaí

2019

INDICE

OBJETIVO DO TRABALHO

O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta de multiplataforma de comunicação em rede por meio de sockets, e também será apresentada a estrutura necessária que irá permitir a conexão. Essa ferramenta é capaz de atender uma empresa do ramo ambiental, com a facilidade de envio de informações. Foi utilizada a linguagem de programação Java, que é uma linguagem multiplataforma e de fácil implementação.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que o Rio Tietê é o maior rio do estado de São Paulo e o mais poluído do Brasil, com 1150km de extensão, tem sua nascente na cidade de Salesópolis e começa a ser poluído 15km depois, na cidade de Mogi das Cruzes. São cerca de 134 toneladas de lixos inorgânicos despejados no rio diariamente, sem contar que, a cada segundo, o rio recebe apenas na região metropolitana, cerca de 35 mil litros de esgoto. Em um único dia, a quantidade lançada chega a ser de 3 bilhões de litros.

Logo em sua nascente, o rio é de água limpa e transparente, com plantas, peixes e animais que vivem ao redor. Chegando na cidade de Biritiba Mirim já são vistos vestígios de poluição feita por fertilizantes e agrotóxicos. O real problema mais sério começa em Mogi das Cruzes, onde o rio já recebe esgoto domésticos de muitas cidades da região, cerca de 60 toneladas por dia. A partir de Guarulhos, o rio é considerado morto pois existe muita sujeira e nenhum peixe que vivo, por falta de oxigênio. Em Pirapora de Bom Jesus são encontradas espumas brancas em grande extensão do rio por conta das cachoeiras, por um lado, as quedas são a principal razão para que o rio volte à vida, barrando parte da poluição e movimentando o oxigênio, dando esperanças ao Rio Tietê. Em Conchas e Barra Bonita é onde o rio realmente se recupera e retorna a ter peixes, plantas e muito oxigênio, porém de água ainda não ideal, mas que pode ser utilizada para abastecimento de algumas cidades da região.

Em 1992 foi criado o Projeto Tietê, uma das maiores obras de saneamento da América Latina, que tinha o objetivo de despoluir o rio. Até agora se passaram 3 etapas de melhorias de estações e coletas, mas a realidade do objetivo final ainda está muito distante. Foi aprovado que é possível devolver a “vida” para um rio, mas para o governo de São Paulo ainda falta muito esforço para que se consiga concluir o projeto, se inspirando em outros países e ao mesmo tempo fazendo grandes investimentos. Cuidar da água e usá-la de forma sustentável é a grande preocupação da sociedade responsável.

DISSERTAÇÃO

Tratando-se de poluição de rios, a prática da educação ambiental se relaciona muito com o consumo consciente, reciclagem e forma correta de se descartar o lixo diariamente.

Quando se refere a mudanças no cotidiano, o bom senso está presente na forma em que vivemos. Se cada cidadão se conscientizar em como será o futuro da cidade e colocar em prática, mesmo que mínima, seriam geradas melhorias no estado e maior qualidade de vida.

Podendo ser de um esforço de mudança no cotidiano, ou investimento maior para que mudanças sejam feitas. Porém, não depende apenas de nós, e sim das indústrias que ainda não tem consciência de que todos resíduos industriais e qualquer tipo de porcaria contribuem para tornar o Tietê um dos mais poluídos do mundo.

CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO EM NOSSA FORMAÇÃO

Estudar sobre quais atividades industriais estão gerando poluição do Rio Tietê desde sua nascente contribuiu para o aprofundamento de nossos conhecimentos, pois nos ensinou como é fundamental mudar a forma com que cada um tenha mais consciência de que não se deve jogar lixos ou qualquer outra coisa nos rios.

A poluição é um dos maiores problemas de água potável, diariamente são jogados poluentes nos rios sem a menor consciência de que isso afeta o meio ambiente, e principalmente nós, cidadãos, que vivemos com esse problema diariamente perto de nossas casas.

Industrias são grandes vilãs, com o desenvolvimento da sociedade e crescimento da industrialização, a poluição teve grande aumento, todos os dias são jogadas diversas substâncias nos rios e suas águas sentem o efeito do desorganizado processo de industrialização de São Paulo.

Por mais que tenhamos consciência de que devemos reciclar e preservar cada vez mais, assim evitando as grandes enchentes, a criação do trabalho nos fez perceber que ainda sim esquecemos de incluir uma tarefa tão simples em nossas rotinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com