TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS etapa 1 e 2

Por:   •  10/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1 passo 1

Funções

Dividem as tarefas de computação em tarefas de menor porte e permite as pessoas trabalharem sobre o que outras já fizeram sem precisar começar do zero.
        A função é uma unidade de código de programa autônoma desenhada para cumprir uma tarefa particular, com uma principal razão de impedir que o programador precise escrever diversas vezes o mesmo código. Na linguagem C, foi desenvolvida com funções que permitem ser executadas em varias quantidades ao invés de poucas funções com tamanho maior tamanho. Seu uso se baseia na diminuição de trabalho da parte do programador, porem, de formar as vezes mais complexa outras nem tanto assim.
         Funções é uma ferramenta ou instrução melhor dizendo do código de programação
muito utilizado na computação, para facilitar e agilização a programação, quando houver um grande programa em pequenas tarefas. A principal tarefa deste código é fazer com que o programador não faça um mesmo programa várias vezes. Assim se precisar um programas exemplo uma formula de calculo em outro momento no programa não terá as necessidade de reescrever. E dentro as funções, vamos destacar algumas, como as funções simples, por exemplo, que tem como objetivo terceirizar um determinado serviço ou instrução, tendo como instrução informações simples ou complexas.
        Temos, funções retornam um valor, que pega um caractere char ou caractere de teclado e o inverte como, por exemplo, uma palavra em minúsculo e o devolve em maiúsculo. Assim o comando return, tem dois usos importantes. Primeiro, você pode usar return () para devolver um valor e retornar, imediatamente, para a próxima instrução do código de chamada Segundo, você pode usá-lo, sem os parênteses, para causar uma saída imediata da função na qual ele se encontra; isto é, return fará com que a execução do programa volte para o código de chamada. Funções e Passagem de Parâmetro. O mecanismo utilizado para a transmissão de informações se chamam parâmetro ou argumento, é possível utilizar quantos funções desejar, e qualquer um delas podem chamar as outras.
Observações importantes são que as funções passadas por valor não sofre modificações nas suas variáveis, pois apenas fazem uma copia do argumento. Já as de referências à função que chama pode modificar informações das variáveis. As funções de valor e interessante utiliza-la quando não houver necessidade de mudança nas informações salvas na variável, encontra partida as de referências, esta devera ser utilizada quando houver esta necessidade
.


Etapa 1 passo 2.1

PASSAGEM DE PARÂMETROS POR VALOR

A função recebe uma cópia da variável que é fornecida quando é invocada. Todas as alterações feitas dentro da função não vão afetar os valores originais. Permite usar dentro de uma função uma cópia do valor de uma variável, porém não permite alterar o valor da variável original (somente a cópia pode ser alterada).O principal método de passagem de parâmetro utilizado na  linguagem C é a passagem por valor. Neste método de passagem, o valor do parâmetro real é copiado para o parâmetro de forma correspondente no subprograma. Este age como uma variável local do subprograma. A principal desvantagem deste modelo de passagem de parâmetro é  o custo de armazenamento e transferência das informações dos parâmetros reais para os parâmetros formais.
        Permite usar dentro de uma função uma cópia do valor de uma variável, porém não permite alterar o valor da variável original (somente a cópia pode ser alterada).
        É a forma mais utilizada para passagem de parâmetro, funções retornam um
valor, que pega um caractere char ou caractere de teclado e o inverte como, por exemplo, uma palavra em minúsculo e o devolve em maiúsculo. Assim o comando return, tem dois usos importantes. Primeiro você pode usar return () para devolver um valor e retornar, imediatamente, para a próxima instrução do código de chamada Segundo, você pode usá-lo, sem os parênteses, para causar uma saída imediata da função na qual ele se encontra; isto é, return fará com que a execução do programa volte para o código de chamada. Por exemplo, considere a família de funções trigonométricas onde a família da função. A função seno, por exemplo, recebe o valor de um ângulo e devolve o seno desse ângulo se tivermos as funções seno e cosseno, podemos facilmente definir uma função tangente.

 PASSAGEM DE PARÂMETROS POR REFERENCIA  

Neste caso o que é enviado para a função é uma referência às variáveis utilizadas, e não uma simples cópia, pelo que as alterações realizadas dentro da função irão certamente alterar os valores contidos nessas variáveis.
é passada para a função uma referência da variável, sendo possível alterar o conteúdo da variável original usando-se esta referência. Na linguagem “C” a passagem por referência é implementada com o uso de ponteiros. Usando ponteiros (também chamados de apontadores) é possível alterar os valores das variáveis passadas como argumentos para uma função. A função utilizada dessa forma é denominada função com passagem por referência. nesse tipo de função, os argumentos passam os endereços de memória para os parâmetros declarados na função. É passada para a função uma referência da variável, sendo possível
 alterar o conteúdo da variável original usando-se esta referência.
        Na passagem de parâmetro por referência é transmitido um caminho de acesso para o parâmetro real para o subprograma. Nenhum custo adicional para cópia de valores é exigido. Por outro lado, o acesso dos parâmetros formais no subprograma será mais lento. O acesso dos parâmetros reais podem gerar efeitos colaterais indesejáveis.
        Sempre que possível é recomendável utilizar a forma de passagem por valor, para evitar "efeitos colaterais", mas há situações onde esses efeitos são desejáveis, por exemplo, quando desejamos criar uma função que retorne mais de um valor. As funções que vimos até agora, só devolvem um valor, mas que outras funções, que trabalhem com números imaginários por exemplo, precisam retornar 2 valores. Sabemos que um número imaginário (ou complexo)  possui uma parte real  e outra complexa , e podemos escrever esse número como , onde , e o quadrado de  como . Assim, a variável complexa  tem parte real  e parte complexa .Poderíamos fazer uma função para retornar apenas a parte real, e outra para retornar apenas a parte imaginária. Mas o C permite criar uma função que retorne os dois valores simultaneamente.  Funções do tipo void como definidas acima correspondem a funções que não retornam um valor. No entanto, o símbolo '*' na definição dos parâmetros real e imaginário da função complexo2 indicam que esses parâmetros podem ser modificados dentro da função, ou seja, alterações que esses parâmetros sofrerem serão sentidas fora da função, que correspondem aos efeitos colaterais que não ocorrem quando os parâmetros são passados por valor (sem o uso do caractere '*').
        Resumindo, quando desejamos criar uma função que devolva mais de um valor, precisamos definir esses parâmetros com um caractere '*' no protótipo da função, e ao chamar a função, os parâmetros utilizados na chamada correspondentes à saída precisam ser precedidos pelo caractere '&' para indicar que eles podem ser modificados pela função chamada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (366.2 Kb)   docx (69.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com