TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos e programação

Tese: Algoritmos e programação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 11

03/03/2014

1

Algoritmos e Programação

Gustavo Amoroso da Silva

gustavo.amoroso@aedu.com

Engenheiro da Computação

Especialista em Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos

MBA em Gerenciamento de Projetos

HeurysTecnologia

Gerente de Projetos e consultor

Faculdades Anhanguera de Ribeirão Preto

Professor no cursosGraduaçãoe Pós-graduação

Coordenadordo cursoEngenhariade Controlee Automação

https://sites.google.com/a/aedu.com/gustavo/algoritmos_e_programacao

Janeiro/2014

03/03/2014

2

Conceitos fundamentais de programação:

•Algoritimos

•Linguagem

•Compilador

•Linguagem de programação

•Estrutura de um programaPEA –EMENTADO CURSO

•Tipos de dados

•Operadores

•Programação estruturada

•Estruturas de condição

•Laços de repetiçãoPEA –EMENTADO CURSO

03/03/2014

3

•Vetores e matrizes

•Strings e sua manipulação

•Tipos estruturados (registros).

•Aplicações em linguagem C.PEA –EMENTADO CURSO

Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a:

-Resolver problemas pertinentes a Engenharia, de uma forma rápida e com maior precisão, através de uma seqüência lógica e estruturada.

-Utilizar uma linguagem de programação para criar programas que o auxilie na resolução de problemas ou agilize seu trabalho.

-Elaborar protocolos de ação com instruções claras e precisas, que se forem seguidos por uma equipe de trabalho, levarão de forma segura e eficiente, á execução de tarefas pré-determinadas.PEA –OBJETIVOS

03/03/2014

4

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

1.1. Noção de Algoritmos

1.2. PseudoLinguagem

1.3. Estrutura de um Programa

1.4. Dados e Variáveis

1.5. Operadores

2. PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

2.1. Desenvolvimento de Algoritmos: análise e resolução de problemas da técnica top-down

2.2. Estrutura de Controle: Condição.

2.3. Estrutura de Controle: Laço de Repetição.PEA –CONTEÚDOPROGRAMÁTICO

3. VETORES E MATRIZES

3.1. Conceitos de vetores

3.2. Declaração de vetores

3.2. Operações de Manipulação de vetores

3.3. Conceito de Matrizes

3.4. Declaração de Matrizes

3.5. Operações sobre Matrizes

4. MODULARIZAÇÃO

4.1 Conceitos de Modularização e decomposição

4.2.Declaração de funções

4.3.Passagem de parâmetrosPEA –CONTEÚDOPROGRAMÁTICO

03/03/2014

5

5. STRINGS E FUNÇOES DE MANIPULAÇÃO

6. TIPOS ESTRUTURADOS

6.1. RegistrosPEA –CONTEÚDOPROGRAMÁTICO

Semana n°.

Tema

001

Apresentação do planode ensino e aprendizagem. Introdução e Conceitos Fundamentais de Programação

002

Conceitos Fundamentais de Programação

003

Conceitos Fundamentais de Programação

004

Programação Estruturada

005

Programação Estruturada

006

Programação Estruturada

007

Programação Estruturada

008

Vetores e Matrizes

009

Avaliação Parcial ()PEA –CRONOGRAMADAS AULAS

03/03/2014

6

Semana

Tema

010

Vetores e Matrizes

011

Vetores e Matrizes

012

Modularização

013

Modularização

014

Strings e Funções de Manipulação

015

Strings e Funções de Manipulação

016

Tipos Estruturados (Registros)

017

Tipos Estruturados (Registros)

018

Prova Escrita Oficial ( )

019

Revisãoe preparação para Avaliação Substitutiva ( )

020

ProvaSubstitutiva ( )

PESO paraMÉDIA FINAL

4,0

Notas

Obrigatório?

ATPS

1,0

S

Atividades dentro ou forada sala de aula

1,0

N

Prova Parcial

9,0 ou 8,0

S

Total:

10PEA –AVALIAÇÃOPARCIAL(1 BIMESTRE)

03/03/2014

7

•VERDADE

•RESPEITO

•TROCA DE INFORMAÇÕESMETODOLOGIADE TRABALHO

•PLT (Programa do Livro Texto)

•Material Complementar (livros, artigos e revistas)

•Dinâmicas e Vídeos

•Ligação do conteúdo com a Vida.METODOLOGIADE TRABALHO

03/03/2014

8

1) MIZHARI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.

2) MANZANO, José Agusto N. Garcia. Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 21ª ed. São Paulo: Érica, 2008.

3) SCHILDT, Herbert.. C Completo e Total. 3ª ed. São Paulo: Makron, 2004, v.1.MATERIAL BÁSICO

1) CORMEN, Thomas H. Algoritmos : teoria e prática. 1ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2002.

2) LOPES, Anita; GARCIA, Guto. Introdução à Programação e algoritmos resolvidos. 1ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2002.

3) MONTEIRO, M. A.. Introdução à Organização de Computação . 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.MATERIAL COMPLEMENTAR

03/03/2014

9

4) FORBELLONE, A.L.. Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estrutura de Dados. 3ª ed. São Paulo: MAKRON BOOKS, 2005.

5) ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; CAMPOS, Edilene A.V. de. Fundamentos da Programação de Computadores: Algoritmos, Pascal, C/C++ e Java 2ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.MATERIAL COMPLEMENTAR

6) MANZANO, José Augusto N. G. Estudo Dirigido: Algoritmos. 8ª ed. São Paulo: Erica, 2003.MATERIAL COMPLEMENTAR

03/03/2014

10

1)MIZHARI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.BIBLIOGRAFIAPADRÃO

1)MANZANO, José Agusto N. Garcia. Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 21ª ed. São Paulo: Érica, 2008.

25 exemplares na biblioteca.BIBLIOGRAFIABÁSICA

03/03/2014

11

2) SCHILDT, Herbert.. C Completo e Total. 3ª ed. São Paulo: Makron, 2004, v.1.BIBLIOGRAFIABÁSICA

1) CORMEN, Thomas H. Algoritmos : teoria e prática. 1ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2002.BIBLIOGRAFIACOMPLEMENTAR

03/03/2014

12

2) LOPES, Anita; GARCIA, Guto. Introdução à Programação e algoritmos resolvidos. 1ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2002.BIBLIOGRAFIACOMPLEMENTAR

3) MONTEIRO, M. A.. Introdução à Organização de Computadores . 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

47 exemplares na biblioteca.BIBLIOGRAFIACOMPLEMENTAR

03/03/2014

13

4) FORBELLONE, A.L.. Lógica de Programação: A Construção de Algorítmos e Estrutura de Dados. 3ª ed. São Paulo: MAKRON BOOKS, 2005.

223 exemplares na biblioteca.BIBLIOGRAFIACOMPLEMENTAR

5) ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; CAMPOS, Edilene A.V. de. Fundamentos da Programação de Computadores: Algoritmos, Pascal, C/C++ e Java 2ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

96 exemplares na biblioteca.BIBLIOGRAFIACOMPLEMENTAR

03/03/2014

14

6) MANZANO, José Augusto N. G. Estudo Dirigido: Algoritmos. 8ª ed. São Paulo: Erica, 2003.

54 exemplares na biblioteca.BIBLIOGRAFIACOMPLEMENTAR

-DEV C++http://prdownloads.sourceforge.net/dev-cpp/devcpp-4.9.9.2_setup.exeATIVIDADESPRÁTICAS

03/03/2014

15

Semana n°.

Tema

002

Conceitos Fundamentais de Programação.OBJETIVOS DA AULA

-Elaboraçãode Algoritmos

-Tipos de dados

-Constantes e variáveis

-Expressões aritméticas

-Entrada/Saída

03/03/2014

16

ELABORAÇÃODE ALGORITMOS

Processamento de dados

Entrada de dados

Dados processados

Teclado

Mouse

Monitor de vídeo

Impressora

Quais são minhas entradas?

Quais são minha saídas?

Como transformar minhas entradas nas saídas desejadas?EXEMPLO–CALCULAR MÉDIA

Quais são minhas entradas?

NOTA1 e NOTA2

Quais são minha saídas?

MÉDIA

Como transformar as entradas nas saídas

MÉDIA = (NOTA1 + NOTA2) / 2

Deseja-se um programa que calcule a média de duas notas.

03/03/2014

17

COMO REPRESENTARALGORITMOS?

•As formas mais difundidas para representação de algoritmos num computador são:

• Descrição Narrativa

• Fluxogramas

• Pseudocódigo (Português Estruturado)REPRESENTAÇÃODE ALGORITMOS

Referência: “Algoritmos: Teoria e Prática” (Bibliografia Compelmentar)

03/03/2014

18

Nesta forma de representação os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural.

Exemplos:Receita de bolo:

Misture os ingredientes

Unte a forma com manteiga

Despeje a mistura na forma

Se houver coco ralado

então despeje sobre a mistura

Leve a forma ao forno

Enquanto não corar

deixe a forma no forno

Retire do forno

Deixe esfriarTomando um banho:

Entrar no banheiro e tirar a

roupa

Abrir a torneira do chuveiro

Entrar na água

Ensaboar-se

Sair da água

Fechar a torneira

Enxugar-se

Vestir-seDESCRIÇÃONARRATIVA

Referência: “Algoritmos: Teoria e Prática” (Bibliografia Compelmentar)

•São diagramas representativos do fluxo das ações de um programa, através de símbolos, que representam os diferentes tipos das ações e o seu encadeamento na sequência do programa.

•São úteis para visualizar melhor o passos que o programa irá realizar.FLUXOGRAMAS

Referência: “Algoritmos: Teoria e Prática” (Bibliografia Compelmentar)

03/03/2014

19

FLUXOGRAMA -SIMBOLOGIA

Início

Fim

Símbolo “início”, é obrigatório em todos os fluxogramas, seu objetivo é demarcar o início do fluxograma.

Símbolo “Ler” (entrada), utilizado para indicar que haverá uma entrada de dados, e estes dados serão guardados em uma ou mais variáveis

Símbolo “Processar”, utilizado para realização de calculos e para executar tarefas internas.

Símbolo “Escrever” (saída), utilizado para indicar que haverá uma saída de informação em tela, podendo esta ser o valor de uma variável ou um texto….

Símbolo “Fim”, é obrigatório em todo fluxograma, seu objetivo é demarcar o fim do fluxograma.

Bibliografia Complementar: “Algoritmos -Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores”

Início

MEDIA <-(NOTA1 + NOTA2)/2

Fim

FluxogramaCONT. EXEMPLO–CALCULAR MÉDIA

ENTRADA–Solicitaqueo usuáriodigiteo valor raioe guardao valor digitadonavariávelRAIO

PROCESSAMENTO-Fazo calculodaáreadacircunferênciae guardao resultadonavariávelAREA

SAÍDA–Mostraparao usuárioo valor davariávelAREA

NOTA1, NOTA2

MEDIA

03/03/2014

20

•Código de escrita em que se utilizam, usualmente, um misto de palavras da nossa linguagem natural com palavras e notações típicas das linguagens de programação.

•O pseudocódigo tem-se revelado prático e vantajoso na estruturação do raciocínio e dos elementos (ações, dados) a incluir num programa.

•Há vários técnicas de escrever pseudocódigo, dependendo do autor há variações.PSEUDOCÓDIGO

Referência: “Algoritmos: Teoria e Prática” (Bibliografia Compelmentar)

Início

MEDIA <-(NOTA1 + NOTA2)/2

Fim

NOTA1, NOTA2

MEDIA

Início

real NOTA1, NOTA2, MEDIA

ler NOTA1, NOTA2

MEDIA <-(NOTA1 +NOTA2)/2

escrever MEDIA

fimCONT. EXEMPLO–CALCULAR MÉDIAPSEUDOCÓDIGOFLUXOGRAMA

03/03/2014

21

EXERCÍCIOS

1 -Faça um algoritmos que receba o salário de um funcionário, calcule e mostre o novo salário, sabendo-se que este sofreu um aumento de 25%.COMO CONSTRUIRPROGRAMAS?

03/03/2014

22

CONCEITOSBÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

•Linguagem de programação

•Método padronizado para expressar instruções para o computador.

•Conjunto de regras sintáticas e semanticas.

•Este conjunto de palavras utilizados para criar um programa são denominados código-fonte.

•Linguagem de programação conhecidas:

•C

•PASCAL

•C++

•C#

•JAVA

•RUBY

•…CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

03/03/2014

23

CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

•Código fonte

•Descrição das instruções que o programa irá realizar para atingir seu objetivo.

•“Receita de bolo”

•Interpretadores e Compiladores

•Responsáveis por traduzir o código fonte para a linguagem da máquina.

•A linguagem da máquina é o único “idioma” que o computador entende.CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

Referência: PLT –Capítulo 1

03/03/2014

24

Tradutor

InterpretadorouCompilador

•Interpretadores e CompiladoresCONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃOLINGUAGEMDE PROGRAMAÇÃOC

03/03/2014

25

DEV C++

•Será utilizado o software DEV C++ para construção e compilação dos nossos programas.

•O DEV C++ é um compilador freeware das linguagens C, C++ e C#.

•link para download:http://prdownloads.sourceforge.net/dev-cpp/devcpp-4.9.9.2_setup.exe

•Criada por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson em 1972.

•C é um linguagem vitoriosa na programação de qualquer tipo de sistema.

Ex.:

•Sistemas operacionais

•Planilhas eletrônicas

•Processadores de texto

•Gerenciadores de banco de dados

•Integração com HardwareLINGUAGEMDE PROGRAMAÇÃOC

Referência: PLT –Capítulo 1

03/03/2014

26

LINGUAGEMDE PROGRAMAÇÃOC

•Rapidamente tornou-se uma das mais importantes e populares linguagem de programação.

•C é considerada uma linguagem de médio nível.

•Principais vantagens:

•Poderoza

•Portátil

•Programas mais legíveis e documentados

•Programas compactos e rápidos

•Estruturada

Referência: PLT –Capítulo 1ESTRUTURABÁSICADE PROGRAMASEMC

03/03/2014

27

ESTRUTURA BÁSICA DE PROGRAMAS EM C

LINGUAGEM C

main() {

}

A função main()deve estar presente em todos os programas, ela é a primeira função que será executada.

TodoprogramanalinguagemC iniciarácom estáfunção

TodoprogramanalinguagemC terminarácom chave

Referência: PLT –Capítulo 1

•Instruções

•Deverão ser utilizadas somente entre as chaves que iniciam({) e terminam(}) uma função.

•Sempre serão encerradas por ponto-e-vírgula (;).

•São executadas na ordem em que escrevemos.

•C é um linguagem sensitive case, portanto letras maiúsculassão diferentes de minúsculas.ESTRUTURA BÁSICA DE PROGRAMAS EM C

Referência: PLT –Capítulo 1

03/03/2014

28

•Exemplo de instruções

main (){

printf(“Olá mundo!”);

}

•A instrução acima é uma chamada a função printf(), os parênteses nos certificam disso e o ponto-e-vírgula indica que esta é uma instrução.ESTRUTURA BÁSICA DE PROGRAMAS EM C

Saída

Olá mundo!

Referência: PLT –Capítulo 1TIPOSDE DADOS

03/03/2014

29

A linguagem C trabalha com o seguintes tipos de dados:

•int

•float

•charTIPOSDE DADOS

Referência: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Toda e qualquer informação numérica e inteira (negativo ou positivo).

Exemplos:

a)Ele tem 15irmãos.

b)A escada possui 8degraus.INT

Enfatizando o conceito dado: no item b, 8 é um dado do tipo inteiro e a informação é associar que 8 é o número de degraus da escada.

Referência: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

03/03/2014

30

Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos reais (negativo ou positivo).

Exemplos:

a)Ela tem 1,73metro de altura.

b)Meu saldo bancário é de $ 215,20.FLOAT

Referência: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Toda e qualquer informação composta de em conjunto de caracteres alfanuméricos.

Exemplos:

a)Constava na prova: “Use somente caneta!”.

b)O nome do vencedor é “Felisberto Laranjeira”.

*Toda informação entre aspas.CHAR

Referência: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

03/03/2014

31

1.1 –Determina qual é o tipo de dado presente nas sentenças a seguir:

a) A placa “Pare!” tinha 2furos de bala.

b) Josefina subiu 5degraus para pegar uma maçã boa.

c) Alberta levou 3,5horas para chegar ao hospital onde concebeu uma garota.

d) Astrogilda pintou em sua camisa: “Preserve o meio ambiente”, e ficou devendo $ 100,59ao vendedor de tintas.EXERCÍCIOS(BIBLIOG. COMPLEMENTAR)

Referência: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)CONSTANTESX VARIÁVEIS

03/03/2014

32

•Variáveis

•Um dado é classificado como variável quando tem possibilidade de ser alterado em algum instante no decorrer do tempo, ou seja, durante a execução do algoritmo.

•Constantes

•Um dado é um constante quando não sofre nenhuma variação no decorrer do tempo, ou seja, o seu valor é constante do início a fim da execução do algoritmo.CONSTANTESX VARIÁVEIS

Referência: PLT -Capítulo 1EXEMPLO

Calcular a média de 2 notas quaisquer.

nota1 + nota2

______________

2

variáveis

constante

Quais as variáveis e constantes da fórmula acima?

03/03/2014

33

NOMES DE VARIÁVEIS

•Escolher nomes significativos

•O primeiro caractere do nome de um variável obrigatoriamente deve ser uma letra (A-Z) ou o caractere de sublinhar (_), os demais podem ser letras, números ou caracteres de sublinhar.

•Não há limite de caracteres para um nome de variável.

•Uma variável não pode ter o mesmo nome de palavras-chaveem C.

•Em C letras másculas e minúsculas são diferentes.

•Não é permitido declarar mais de uma variável com o mesmo nome.

Referência: PLT -Capítulo 1PALAVRAS-CHAVE EM C

PALAVRAS-CHAVEEM C

auto

double

Int

struct

break

else

long

switch

case

enum

register

typedef

char

extern

return

union

const

float

short

unsigned

continue

for

signed

void

default

goto

sizeof

volatile

do

if

static

while

PLT, Capítulo 1

03/03/2014

34

DECLARAÇÃODE VARIÁVEIS

tipode dado nomeda variável;

Tipode dado: int, float, char…

Identificadorda variável

As intruçõesdevemserfinalizadascom pontoe vírgula

main(){

int idade;

float salario;

charnome;

idade=27;

nome=“gustavo”;

salario =10987.95;

}EXEMPLO

Memóriado computador

Tipode dado

Identificador

Valor

int

Idade

27

float

Salario

10987.95

char

Nome

gustavo

Referência: PLT -Capítulo 1

03/03/2014

35

EXEMPLOS

1 -Determine se a declaração das variáveis estão corretas:

1.1)

main(){

int PESO;

char Peso;

int peSo;

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

1.2)

main(){

int PESO;

char PESO;

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

R: Não é permitido declarar variáveis com o mesmo

nome.EXEMPLOS

03/03/2014

36

1.3)

main(){

int 1area;

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

R: Somente é permitido iniciar o nome da variável por

letras e sublinhar(_).EXEMPLOS

1.4)

main(){

int double;

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

R: “double” é uma palavra reservada.EXEMPLOS

03/03/2014

37

1.5)

main(){

char nome_1;

}

( ) Correto ( ) Incorreto

XEXEMPLOS

1.6)

main(){

double _valor_liquido;

}

( ) Correto ( ) Incorreto

XEXEMPLOS

03/03/2014

38

1.7)

main(){

float valor_em_R$;

float valor_em_$;

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

R: Somente são permitidos letras, números e sublinhar.EXEMPLOSEXEMPLOS

2 –Supondo que as variáveis NB, NA, NMat, SX sejam utilizadas para armazenar a nota o aluno, o nome do aluno, o número da matrícula e o sexo, declare-as corretamente, associando o tipo de informação adequado a dado que será armazenado.

3 –Encontre os erros da seguinte declaração de variáveis:

float Endereço, Nfilhos;

char Idade, X;

Int XPTO, C, Peso, R$;

03/03/2014

39

EXPRESSÕESARITMÉTICAS

•As expressões aritméticas na linguagem C são escritas de uma forma um pouco diferente da forma conhecida em matemática.

Exemplo:

Matemática: {43 x [55 : (30 + 2)]}

Linguagem C: (43 * (55 / (30 + 2)));EXPRESSÕES ARITMÉTICAS

Referência: “Algoritmos -Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores” (Bibliografia Complementar)

03/03/2014

40

OPERADORESARITMÉTICOS

PRIORIDADE

OPERADORES

1

Parêntesesmaisinternos

2

%

3

*/

4

+ -

Em caso de empate (operadores de mesma prioridade), resolve-se da esquerda para a direita.

Ling. C

Descrição

=

Atribuição

+

Adição

-

Subtração

*

Multiplicação

/

Divisão

%

Módulo(devolve o restode umadivisãode inteiros)

a)1 –4 * 3 / 6 –3 * 3

b) 5 % 2 –4 / 2 + (1 + 3 * 5) / 2

1 –12 / 6 –9

1 –2 –9

-10

1 –2 + (1 + 15) / 2

-1 + 16 / 2

-1 + 8

7OPERADORESARITMÉTICOS

03/03/2014

41

3.1) Supondo que A, B e C são variáveis de tipo inteiro, com valores iguais a 5, 10 e -8, respectivamente, e uma variável real D, com valor de 1,5, quais os resultados das expressões a seguir?

a)2 * A % 3 –C

b)((B % 3) * 4) + 8 / 2 -2

c)(30 % 4 * 3 * 3) * (-1)

d)-C * (-C) + (B * 10) / AEXERCÍCIOS

= 12

= 6

= -18

= 84

Função de Saída

printf()

PLT, Capítulo 1

03/03/2014

42

SAÍDA

main(){

printf(“Ola mundo!”);

}

Referência: PLT -Capítulo 1A FUNÇÃO PRINTF()

•Função de E/S (entrada e saída)

•Utilizada para mostrar constantes ou

valores de variáveis na tela.

•Sintaxe:

printf(“<expressão>”, <lista de argumentos>);

•Os argumentos NÃO são obrigatórios.

Referência: PLT -Capítulo 1

03/03/2014

43

main ()

{

int x;

x= 2;

printf(“Exemplifique um numero inteiro”);

printf(“O numero %d e inteiro”,x);

}EXEMPLO

•O %dé códigode formataçãodecimal

•O conteúdodavariávelxseráimpressono lugarde %d

main ()

{

printf(“%s está a%dkmde\n%s”,“Ribeirão Preto”,350, “São Paulo”);

}

Códigode formataçãoparacadeiade caracteres

Nova linha

Argumentos: Valoresquesubstituirãooscódigosde formataçãoEXEMPLO

Referência: PLT -Capítulo 1

03/03/2014

44

A FUNÇÃOPRINTF()

•Tabela de códigos que representam ações do teclado.

Código

Significado

\n

Novalinha

\r

Retornodo cursor

\t

Tab

\b

Retrocesso

\”

Aspas

\\

Barra

\f

Salta a páginadeformulário

\0

Nulo

Referência: PLT -Capítulo 1A FUNÇÃOPRINTF()

•Tabela de códigos para impressão formatada (printf()).

Código

Significado

%c

Caracteresimples

%d

Decimal

%e

Notaçãocientífica

%f

Ponto flutuante

%g

%e ou%f (o maiscurto)

%o

Octal

%s

Cadeiade caracteres

%u

Decimalsemsinal

%x

Hexadecimal

%ld

Decimal longo

%lf

Ponto flutuantelongo(Double)

Referência: PLT -Capítulo 1

03/03/2014

45

EXEMPLOS

1 -Determine se os códigos fontes estão corretos.

main()

{

int a=1; b=2, c=3;

printf(“Os numeros sao: %d %d %d\n,a,b,c,d)

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

SOLUÇÃO

main()

{

int a=1,b=2, c=3;

printf(“Os numeros sao: %d %d %d\n”,a,b,c);

}

main()

{

printf(Existem %d semanas no ano.,56);

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

SOLUÇÃO

main()

{

printf(“Existem %d semanas no ano.”,56);

}EXEMPLOS

03/03/2014

46

main()

{

printf(“\tO professor %d é corinthiano.”,Gustavo);

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

SOLUÇÃO

main()

{

printf(“\tO professor %cé corinthiano.”,“Gustavo”);

}EXEMPLOSEXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

•Ler o capítulo 1 do PLT.

•Codificar os exemplo do PLT no DEV C e verificar se a saída obtida é a mesma que o livro sugere.

03/03/2014

47

FUNÇÕESDE ENTRADA

Referência: PLT -Capítulo 2

main(){

scanf(“%c”,&letra);

}ENTRADA

Referência: PLT -Capítulo 2

03/03/2014

48

INTRODUÇÃO

•Função de E/S (entrada e saída)

•Utilizada para ler dados formatados

da entrada padrão (teclado).

•O valor digitado somente é atribuído a variável após o usuário pressionar a tecla [ENTER].

•Complemento da função printf()

•Sintaxe:

scanf(“<expressão de controle>”, <lista de argumentos>);

Referência: PLT -Capítulo 2ENTENDOA SINTAXEDAFUNÇÃOSCANF()

scanf(“<exepressão de controle>”, <lista de argumentos>);

•<expressão de controle>

•Pode conter códigos de formatação ou * colocado antes do %, indica que será lido um valor mas não será atribuído a nenhuma variável.

•<lista de argumentos>

•Variáveis precedidas de &, o operador & resulta o endereço da variável em memória.

EX.: scanf(“%d”,&idade);

Referência: PLT -Capítulo 2

03/03/2014

49

CÓDIGOSDE FORMATAÇÃO

Código

Significado

%c

Leiaum únicocaractere

%d

Leiaum númerointeirodecimal

%e

Leiaum númeroemnotaçãocientífica

%f

Leiaum númeropontoflutuante

%o

Leiaum inteirooctal

%s

Leiaumasériede caracteres

%u

Leiaum decimal semsinal

%x

Leiaum númerohexadecimal

%l

Leiaum inteirolongo

%lf

Leiaum double

Referência: PLT -Capítulo 2

main(){

char a;

int b;

float c;

scanf(“%c”,&a);

scanf(“%d”,&b);

scanf(“%f”,&c);

}EXEMPLOS

Memóriado Computador

Indentificador

Tipo

Valor

a

char

G

b

int

5

c

float

9.8

03/03/2014

50

EXEMPLOS

1 -Determine se os códigos fontes estão corretos.

main()

{

int a=1, b=2, c=3;

scanf(“%c %s %c”,&a,&b,&c);

}

( ) Correto ( ) Incorreto

X

SOLUÇÃO

main()

{

int a=1, b=2, c=3;

scanf(“%d %d %d”,&a,&b,&c);

}EXERCÍCIOSDE FIXAÇÃO

•Ler o capítulo 2 do PLT.

•Codificar os exemplos no DEV C e verificar se a saída obtida é a mesma que o livro sugere.

03/03/2014

51

EXERCÍCIOSBIBLIOGRAFIACOMPLEMENTARE PLT

FAÇA O FLUXOGRAMA E O PROGRAMA NA LIGUAGEM C EM TODOS OS EXERCÍCIOS.

1 –Faça um programa para calcular o volume de uma esfera de raio R, em que R é um dado fornecido pelo usuário. O volume de uma esfera é dado por V = 4/3 * 3.14*R3.

2 –Construa um programa que receba dois números inteiros e mostre o resultado de cada operação aritmética (+ -/ *).EXERCÍCIOSBIBLIOGRAFIACOMPLEMENTARE PLT

3 –Construaum algoritmoquecalculea quantidadede latasde tintanecessáriase o custoparapintartanquescilíndricosde combustível, emquesãofornecidosa alturae o raiodessecilindro.

Sabendoque:

-a latade tintacusta$ 50,00;

-cadalatacontém5 litros;

-cadalitrode tintapinta3 metros quadrados.

Dados de entrada: altura(H) e raio(R).

Dados de saída: custo(C) e quantidade(QTDE).

Utilizandoo planejamentoreverso, sabemsoque:

-o custoé dado pelaquantidadede latas* $ 50,00;

-a quantidadede latasé dada pelaquantidadetotal de litros/5;

-a quantidadetotal de librosé dada pelaáreado cilindro/3;

-a áreado cilindroé dada pelaáreada base + árealateral;

-a áreada base é (PI * R2);

-A áreada lateral é altura* comprimento: (2 * PI * R * H);

-SendoqueR (raio) e H (altura) sãodados de entradae PI é umaconstantede valor conhecido: 3,14.

03/03/2014

52

EXERCÍCIOSBIBLIOGRAFIACOMPLEMENTARE PLT

4 –Deseja-se um programa que converta a temperatura Fahrenheit em seus correspondentes graus Celsius.

5 –Crie um programa que receba a idade de uma pessoa em anos e mostre como saída a idade em meses, dias, horas, minutos e segundos.

6 –Crie um programa que receba dois valores inteiros A e B, efetue a troca dos valores de forma que a variável A passe a possuir o valor da variável B e a variável B passe a possuir o valor da variável A. Apresentar como saída os valores de A e B.

7 –Construa um programa que calcule o salário líquido de um professor. Para elaborar o programa, você deve possuir alguns dados, tais como: valor da hora aula, número de horas trabalhadas no mês e percentual de desconto do INSS. Em primeiro lugar, deve-se estabelecer o salário bruto para fazer o desconto e ter o valor do salário líquido.OBRIGADO

...

Baixar como  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »