TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anotacoes sobre excel

Por:   •  23/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.141 Palavras (25 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 25

o Excel 2010, algumas funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos. São funções no programa Excel: PROCV e Banco de Dados.

Para continuar, clique na seta que se encontra na caixa de texto.

O módulo a seguir tratará exatamente sobre esse assunto e, ao final, você estará apto a utilizá-las para realizar operações diversas e que são muito utilizadas em nosso dia a dia.

unções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

Agora, você irá trabalhar com algumas funções para praticar.

Para continuar, clique na seta que se encontra na caixa de texto.

Agora você aprenderá a utilizar algumas funções que otimizarão o lançamento de dados na planilha:

- Função PROCV: realiza busca numa base de dados em função de uma determinada informação. Por exemplo: sabendo que cada aluno que participa de uma determinada série possui um número de matrícula único, você irá programar o Excel 2010 para que, ao informar o número da matrícula, surja automaticamente o nome e a série do aluno.

O primeiro passo será gerar a base de dados para que o Excel tenha armazenados os dados de cada aluno. A busca das informações em função da matrícula será realizada nesta base de dados. Para que você não perca tempo com digitação, a base de dados já está pronta.

Selecione a planilha Relação de Alunos.

Observe que o cadastro de alunos foi realizado com o objetivo de nos servir de base. O primeiro passo será dar um nome para esta base de dados para facilitar o desenvolvimento das fórmulas de busca (PROCV).

ronto! Observe que o nome Alunos foi fixado à Caixa de Nome. Isso indica que as células selecionadas possuem esse nome a partir de agora. Esta nova referência (Alunos) poderá ser utilizada em qualquer fórmula que necessite desta base de dados.

Selecione a planilha Ctrl de Notas.

Tanto o nome quanto a série do aluno serão retornados em função de uma busca realizada pela matrícula. Portanto, o Valor procurado será a Matrícula.

Matriz_tabela é a própria base de dados onde a busca será realizada. Não se esqueça que você deu um nome para a base de dados, através da caixa de nome, com o objetivo de utilizá-lo em suas fórmulas. Você poderá visualizar a relação de nomes definidos quando pressionar a tecla F3, porém neste curso esta ação não é possível por ser uma simulação.

Para continuar, clique na seta que se encontra na caixa de texto.

É aberta na tela a caixa de diálogo Colar nome. Observe que o nome que você determinou para a base de dados aparece na caixa.

Dê um duplo clique no nome Alunos para inserir o mesmo na função PROCV.

Relembrando: A base de dados com o cadastro dos alunos é composta por quatro colunas sendo:

1ª Coluna: contém os números de matrícula;

2ª Coluna: contém os nomes dos alunos;

3ª Coluna: contém as séries de cada aluno.

Na opção Núm_índice_coluna, você deve informar a coluna que contém as informações a serem retornadas pela posição, ou seja:

- Se você deseja que o Excel retorne o nome do aluno, informe o número 2 (de 2ª coluna);

- Se você deseja que o Excel retorne a série do aluno, informe o número 3 (de 3ª coluna).

Neste caso, a função PROCV deverá retornar o nome do Aluno.

Clique na caixa Núm_índice_coluna e digite o número 2

Ao clicar no botão OK, a procura é realizada em função do número da matrícula, e o nome Ana Flávia é inserido na célula B6 (já que você informou o Núm_índice_coluna 2).

O valor procurado para retornar à série também será o número da matrícula.

Clique na célula A6.

Você poderá visualizar a caixa Colar nome quando pressionar a tecla F3, porém neste curso esta ação não é possível por ser uma simulação.

lique na caixa Núm_indice_coluna para informar a coluna que contém as informações a serem retornadas.

Como você pode observar, o nome do aluno e a série foram alterados automaticamente. A função PROCV realiza a busca em função do número da matrícula. Como a matrícula foi alterada, a função PROCV foi atualizada com o resultado de uma nova busca.

Observe que as informações Nome e Série do Aluno foram alteradas automaticamente. Agora, você irá utilizar uma função para otimizar a coluna Situação. A situação será sempre Aprovado ou Reprovado, de acordo com o valor da coluna Total. O objetivo é que, ao serem lançadas as notas e calculado o Total, a Situação apareça automaticamente.

Selecione a célula H6.

Neste caso, você irá utilizar a função SE. A função SE é utilizada sempre que o resultado a ser exibido depender de uma condição.

Clique na categoria de Funções Lógica.

Teste_lógico é a condição que determinará se o aluno foi Aprovado ou Reprovado. Neste caso, você irá levar em consideração que, para o aluno ser aprovado, ele terá que possuir um total maior ou igual a 75.

Para iniciar, clique na célula F6.

Na caixa Valor_se_verdadeiro, você irá informar o que deve ser retornado, se a condição for verdadeira. Neste caso, se o Total for realmente maior ou igual a 75, o aluno será aprovado.

Clique na caixa Valor_se_verdadeiro, digite a palavra Aprovado e pressione a tecla TAB.

No caso da condição ser falsa (Total não ser maior ou igual a 75), significa que o aluno foi reprovado.

Portanto, clique na caixa Valor_se_falso e digite a palavra Reprovado

Como o Total está igual a 87, atendendo à regra de maior ou igual a 75, o aluno foi aprovado. Para verificar se a função SE está funcionando corretamente, você irá alterar as notas.

Selecione a célula D6.

Utilizando o procedimento de clicar e arrastar, realize o preenchimento das fórmulas para a linha 7.

Agora que você preencheu as fórmulas da planilha, poderá informar as variáveis que as fórmulas serão atualizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com