TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Unip

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  20.489 Palavras (82 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 82

Universidade Paulista - UNIP

Ciência da Computação

Atividades Práticas Supervisionadas

“DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA”

Novembro /2015

Índice

Objetivo do Trabalho ...................................................................................Pág 3

Introdução....................................................................................................Pág 4

Fundamentos das principais técnicas biométrica........................................Pág 6

Plano de desenvolvimento da aplicação....................................................Pág 12

Projeto .......................................................................................................Pág 17

Relatório com as linhas de código ............................................................Pág 18

Bibliografia ................................................................................................Pág 88


OBJETIVO

Este trabalho tem como propósito realizar um estudo e entender um pouco sobre a biometria, descrevendo os principais métodos de captura biométrica, suas aplicações no mercado e o desenvolvimento de um programa para simular a leitura e comparação de uma impressão digital para mostrar como o programa é desenvolvido e como é o seu real funcionamento.

O objetivo do trabalho é fazer a identificação de pessoas com leitura biométrica. Esta identificação será realizada através da impressão digital , onde é feita uma análise de alguns atributos que são únicos na imagem da digital, esses atributos são conhecidos como minúcias , que são os contornos das linhas papilares ou bifurcações (ramificações das linhas papilares) dos dedos.

Com essa solução será possível aumentar o nível de segurança de software que utilizam esse serviço, além de reduzir o volume de fraudes que as instituições sofrem por falta de proteção. A impressão digital é uma das tecnologias mais seguras para autenticação.

O objetivo do grupo com este trabalho é demostrar o nosso aprendizado através do desenvolvimento de uma ferramenta de identificação biométrica, nesta APS também mostramos o quanto nós adquirimos de aprendizado ao longo de pesquisas e estudos.

Nós integrantes do grupo buscamos exemplificar o conhecimento adquirido na forma deste trabalho, e também do programa feito na linguagem Java.


INTRODUÇÃO

Trabalho Acadêmico apresentado ao professor Rodrigo Plotze , da instituição  UNIP - Universidade Paulista para a conclusão da disciplina de APS, na área de Ciência da Computação.

Considerado um dos métodos mais seguros de identificação, a biometria está cada vez mais presente na vida das pessoas.  O termo biometria vem do grego  bios (vida) + metrian (medida) referindo-se ao uso de características de um individuo para identificação e reconhecimento . Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas, traços aos quais são característicos de cada ser humano.

A identificação biométrica pode ser feita por características físicas ou comportamentais, variando o grau de complexidade da análise. Características físicas incluem impressão digital, reconhecimento da face, identificação da íris, identificação da retina, geometria da mão. Já as características comportamentais, fazem o reconhecimento da voz, reconhecimento da escrita ou assinatura.

As técnicas de biometria utiliza características biológicas e comportamentais que são únicas a cada indivíduo para autenticar uma pessoa.  Esta técnica apresenta a vantagem de usar as características do indivíduo sem necessidade de possuir objetos ou memorizar algo. O indivíduo é autenticado por aquilo que é.

Segundo Gary Gunnerson , a biometria é a ciência que estuda as formas de identificação dos seres humanos pelas partes do corpo. Essa tecnologia, depois de anos de testes laboratoriais, conquistou o mercado, e já é uma realidade, inclusive no Brasil.

O processo de autenticação biométrica de uma forma geral é feita da mesma forma não importando o método. O processo envolvido nessa autenticação é simples, primeiro deve ser feito um cadastramento do usuário, onde um arquivo é gravado de forma criptografada com as principais informações biométricas. Num segundo momento quando o usuário se conectar ao sistema, o modelo é comparado com a nova informação obtida. Se as informações forem iguais, o acesso é liberado.

Nosso trabalho utiliza as técnicas de biometria que utiliza características biológicas  que são únicas a cada indivíduo para autenticar uma pessoa baseado em sua  impressão digital.

Existem diversas técnicas para verificação e identificação de uma impressão digital. Nesse trabalho foi feito um sistema usando o método de reconhecimento de impressão digital por bifurcação, fazendo afinamento, binarização e rotação na imagem.


FUNDAMENTOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS BIOMÉTRICAS

Dentre os tipos de elementos biométricos podemos identificar sistemas baseados na identificação física (reconhecimento facial, impressão digital, geometria da mão, identificação pela íris e retina, DNA, odores, entre outros) ou comportamental do indivíduo (reconhecimento da voz, dinâmica datilográfica, assim como a própria assinatura).

Olho

As biometrias que analisam o olho são geralmente pensadas para oferecer os mais  altos níveis de precisão. Elas podem ser divididas em duas tecnologias específicas:  biometria da íris e da retina.

Íris

A íris é o anel colorido que circunda a pupila do olho. Cada íris possui uma estrutura  única, caracterizando um padrão complexo. Pode ser uma combinação de características específicas como coroa, glândula, filamentos, sardas, sulcos radiais e estriamentos. É conhecido que uma duplicação artificial da íris é virtualmente impossível devido às suas propriedades únicas. A íris é estreitamente ligada ao cérebro humano e dizem ser uma das primeiras partes a se desintegrar após a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92.3 Kb)   pdf (433.2 Kb)   docx (81.3 Kb)  
Continuar por mais 81 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com