TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes SONET

Por:   •  17/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Disciplina: Redes de Alta Velocidade

Professor: Luciano Martins

Aluna: Alexia Gonçalves Alexandrino - 20161173000220

LISTA DE EXERCÍCIOS - SONET/SDH

  1. Defina o que é SONET/SDH.

SONET/SDH é um padrão de rede síncrona que usa multiplexação TDM síncrona. No qual todos os clocks no sistema estão sujeitos a um clock-mestre.

  1. Quais as diferenças entre SONET e SDH?

A largura de banda dos cabos de fibra óptica é compatível com as tecnologias de hoje que utilizam altas taxas de transferência de dados (como videoconferência) e, ao mesmo tempo, compatíveis com um grande número de tecnologias com velocidades menores. Por essa razão, a importância da fibra óptica cresce em conjunto com o desenvolvimento das tecnologias que requerem altas taxas de dados ou larguras de banda amplas para transmissão. Com sua importância, veio a necessidade de padronização. Os estados Unidos (ANSI) e a Europa (ITU-T) responderam definindo padrões que, embora independentes, são fundamentalmente semelhantes e, em última instância, compatíveis. O padrão ANSI é denominado SONET - Rede Óptica Síncrona. O padrão ITU-T é chamado SDH – Hierarquia Digital Síncrona.

  1. O que é um STS?

A SONET define uma hierarquia de níveis de sinalização elétricos denominados STS (Sinais de transporte síncrono). Cada nível STS suporta certa taxa de dados, especificada em megabits por segundo.

  1. Quais equipamentos compõem uma rede SONET e qual a função de cada um?

ADM: Permite a inserção e a extração de sinais; Pode adicionar STS provenientes de várias fontes em uma rota ou eliminar um sinal desejado de uma rota,
redirecionando-o sem demultiplexar o sinal inteiro; Usa cabeçalhos (informações de endereço e ponteiro).

STS MUX/DEMUX: Fazem a interface entre a rede elétrica tributária e a rede óptica; Um multiplexador multiplexa vários sinais de várias fontes e cria uma OC (demultiplexador faz o inverso).

R: Repetidor que trata o sinal óptico recebido, demodula o no sinal elétrico, regenera e modula na OC correspondente; Substitui parte das informações de overhead por novas.

T: Dispositivo que usa o serviço da rede SONET.

  1. Defina o que é seção, linha e rota.

Seção: é o link óptico que interliga dois dispositivos vizinhos: multiplexador-multiplexador, multiplexador-regenerador ou regenerador-regenerador.

Linha: é a parte da rede entre dois multiplexadores: de um multiplexador STS a um multiplexador inserir/retirar, entre dois multiplexadores ou entre dois multiplexadores STS.

Rota: é o trecho ponta a ponta da rede entre dois multiplexadores STS. Em uma SONET simples com dois multiplexadores STS ligados diretamente entre si, seção, linha e rota são a mesma coisa.

  1. O padrão SONET divide sua arquitetura em 4 camadas. Cite-as e explique sua função.

Camada de rotas: É responsável pela movimentação de um sinal, desde sua fonte óptica até seu destino óptico. Na fonte óptica, o sinal é transformado de uma forma eletrônica numa forma óptica, multiplexado com outros sinais e encapsulado num quando. No destino óptico, o quadro recebido é demultiplexado e os sinais ópticos individuais são retornados às suas formas eletrônicas originais. O overhead da camada de rotas é adicionado nessa camada. Multiplexadores STS fornecem funções de camada de rotas.

Camada de linha: É responsável pela movimentação de um sinal através de uma linha física. O overhead da camada de linha é acrescentado ao quadro nesta camada. Multiplexadores STS e multiplexadores inserir/retirar fornecem funções de camada de linha.

Camada de Seção: É responsável pelo movimento de um sinal através de uma seção física. Trata as funções framing, mistura (codificação) e controle de erros. O overhead da camada de seção é acrescentado ao quadro nesta camada.

Camada de fotônica: Corresponde a camada física do modelo OSI, e inclui especificações físicas para o canal de fibra óptica, a sensibilidade do receptor, funções de multiplexação e assim por diante. O SONET usa codificação NRZ, com a presença de luz representando 1 e sua ausência representando 0.

  1. Qual a função dos bytes de alinhamento no overhead de seção?

Alertam o receptor que um quadro está chegando; Fornecem padrão de bits pré-determinado em relação ao qual sincronizar.

  1. Qual a função dos bytes de paridade?

Verificam erros no quadro. Esse valor é calculado em relação a todos os bytes do quadro anterior. O valor do byte é preenchido apenas para o primeiro STS de um quadro STS – n.

  1. Explique o que é offseting, porque ele ocorre e qual a função dos bytes de ponteiro nesse caso.

O SONET possibilita que um SPE abarque dois quadros; parte do SPE se encontra no primeiro quadro e em parte no segundo. Isso pode acontecer quando um SPE encapsulado não está alinhado, em termos de tempo, com a passagem de quadros sincronizados. Os bytes SPE são divididos entre os dois quadros. O primeiro conjunto de bytes é encapsulado no primeiro quadro; o segundo conjunto é encapsulado no segundo quadro. É feito o uso de H1 e H2 pra definir o uso do SPE; o final pode ser encontrado, pois cada SPE têm um número fixo de bytes. O SONET possibilita o offsetting apresentar de um SPE em relação a um quadro STS-1.

  1. Porque é necessária a justificação em alguns casos?

Por que taxa de transmissão da carga útil pode ser diferente da taxa de transmissão do SONET.

  1. Explique como é feita a intercalação de bytes em STSs maiores.

Se velocidade da carga for maior ocasionalmente, um byte extra não vai se encaixar no quadro. O byte extra pode ser inserido no H3.

  1. Qual a diferença entre uma rede linear ponto a ponto e multiponto?

Ponto a ponto: Formada por multiplexador, demultiplexador, nenhum (ou poucos) regeneradores e sem ADM. Fluxo de sinais pode ser unidirecional ou bidirecional.

Multiponto: Usa ADM para possibilitar a comunicação entre vários terminais. Cada terminal é capaz de transmitir dados a um ou mais terminais depois dele. Sentido pode unidirecional ou bidirecional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com