TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLIPTOGRAFIA - Algoritmo mais comum e sua eficiência.

Por:   •  27/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

1 O Problema

A palavra Criptografia é de origem grega, Kryptós que significa “escondido”, e Gráphein que significa “escrita”. Podemos definir como “escrita escondida”, de fato, é a ciência das técnicas e princípios utilizada para transformar informações ou documentos legíveis em algo codificado, onde somente organizações ou entidades estariam aptas a ter acesso a essas informações.

Uma dessas técnicas de criptografia é conhecida como cifra, são métodos importantes para tratar os dados não – cifradas, são conhecidos como encriptação que é método de transformar as informações em algo inelegível e decriptação que é método de retornar as informações a sua originalidade através de um segredo (chave) gerado no momento da encriptação das informações. As cifras são algoritmos capazes de gerar uma chave secreta para manter os quatro objetivos principais; a integridade, confidencialidade dos dados e autenticação e irretratabilidade do remetente.

Em meios de tantos algoritmos existentes no contexto criptográfico, é importante elaborar um estudo aprofundado, para que possamos entender qual é a necessidade da criptografia no meio computacional e como o algoritmo se relaciona.

Este projeto visa buscar informações para a seguinte pergunta:

Qual é o algoritmo mais comum e qual é sua eficácia?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Analisar os algoritmos criptográficos, a fim de levantar o algoritmo mais comum e elaborar um estudo da sua eficiência.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

• Elaborar uma pesquisa aprofundada sobre a criptografia.

• Definir a importância da criptografia no âmbito computacional.

• Fazer um levantamento do algoritmo mais comum.

• Descobrir a eficiência do algoritmo.

3 JUSTIFICATIVA

Este projeto irá realizar um estudo sobre a criptografia, que é um assunto crescente dentro de grandes empresas ou organizações que trabalha com qualquer tipo de informação, vale lembrar que criptografia é um mecanismo de segurança. A maioria dessas informações é manipulada via internet com muita facilidade.

É importante manter todo e qualquer tipo de informações protegida diante desse crescimento da interconectividade entre empresas é usuários, que de alguma forma utiliza a internet para trocar dados de suma importância. Esses dados podem ser considerados como uma simples mensagem de texto ou até mesmo uma senha de uma conta bancaria.

Hoje temos uma empresa responsável por manter o Whatsapp, que é um dos serviços de mensagens mais importante mundialmente. Quantas pessoas conseguem trocar dados ou informações de grande valor em um ambiente cheio de hackers, que são pessoas maliciosas prontas para captar qualquer tipo de informações e usar em maleficio ao usuário atacado. Recentemente o Whatsapp integrou um sistema de criptografia para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com