TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cascateamento e empilhamento de Switches

Por:   •  11/5/2017  •  Artigo  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 3

CASCATEAMENTO E EMPILHAMENTO DE SWITCHES

Resumo

O objetivo geral do referido trabalho é expor o funcionamento de dois tipos de conexão entre os dispositivos de rede denominados switches, o cascateamento e o empilhamento, bem como deixar claro o propósito de seu uso em redes locais, seja doméstica ou empresarial.

Palavras chave: Switch – Empilhamento - Cascateamento

Introdução

O presente trabalho será desenvolvido com o fim de explicitar alguns conceitos e aplicações de duas funcionalidades especificas para a interconecção de switches, o cascateamento e o empilhamento. Desse modo serão apresentadas as principais diferenças, os ganhos e a indicação específica para cada caso de uso.

Para compreensão dos fundamentos e aplicações do cascateamento e do empilhamento de switches faz-se necessário antes ter-se uma visão geral do que são os switches e de que forma funcionam numa rede, portanto a necessidade de um resumo introdutório.

Os switches são dispositivos de rede que funcionam na camada 2 do modelo OSI, responsável pelo enlace de dados (denominados quadros nessa camada). Sua principal função é fazer a comunicação entre computadores numa rede local, trabalhando com múltiplos canais de comunicação entre as máquinas, contudo, enviando os pacotes somente para o computador de destino do mesmo, diferente do que ocorre em comunicadores como os hubs, que enviam os pacotes para todos os PCs da rede.

Tal proeza é possível graças à uma tabela, a CAM (Content Adressable Memory), contida no software do equipamento, que armazena os MACs das máquinas quando essas fazem uma requisição de comunicação, (enviando um frame com seu MAC e o MAC de destino), dessa forma o switch detecta os endereços e os associa a determinado porta. Sendo assim, da próxima vez que o computador A enviar um pacote para se comunicar com B, a comunicação será instantânea.

O cascateamento e o empilhamento propriamente ditos, são duas formas de conectar um switch a um outro, de formas e com finalidades distintas.

A conexão por cascateamento consiste basicamente em conectar um switch em outro por meio de um cabo de par trançado numa porta Rj-45 comum, ficando a largura de banda restrita a velocidade da porta, que pode ser de 10, 100 ou 1000 Mbps. Em equipamentos mais antigos, era necessário a utilização de um cabo crossover (com uma ponta crimpada no padrão 568-A e a outra no padrão 568-B, de modo a inverter o sinal) para conectar diretamente à essas portas, ou então conectar com um cabo de crimpagem normal na porta MDI-II, também conhecida como Up-link, designada especificamente para este fim. Nos dispositivos atuais, dispensa-se esses detalhes, pois trabalham com a tecnologia Auto – MDI-MDIX, que faz inversão automática do sinal.

O objetivo principal do cascateamento entre switches é estabelecer comunicação entre duas redes locais, de forma que computadores de setores diferentes possam trocar informações.

O empilhamento é uma conexão entre switches por uma porta específica, de alta velocidade, que varia a interface de acordo com o fabricante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com