TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionario de Termos de Saúde

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.978 Palavras (16 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 16

DICIONÁRIO DE TERMOS DE SAÚDE INTEGRADO NO MOODLE

Luiz Henrique Nogueira e Natália Alves Vilela

RESUMO

O presente trabalho tem como finalidade a criação de um dicionário on-line de termos de saúde como apoio às disciplinas do curso Técnico de Enfermagem. Este sistema será baseado em um banco de dados integrado à plataforma Moodle e permitirá o acesso por meio de computadores e dispositivos móveis com acesso à internet, o que facilita a consulta dos alunos aos termos técnicos utilizados nas diversas matérias do curso. O aplicativo tem como características a flexibilidade e a possibilidade de inclusão de novos termos conforme a necessidade, além da opção de complementar os verbetes com arquivos de imagem e vídeos acessíveis através de hiperlinks.

 

Palavras-chave: Plataforma Moodle, Dicionário On-line, Banco de Dados, Enfermagem.

ABSTRACT

This work aims to create a health terms online dictionary, as a support to the subjects in the Technical Nursing course. The system is going to be based in a database integrated with the Moodle platform allowing access through computers and mobile devices which have internet access. That can make easier the students’ consultation of the technical terms used in the various areas of the course.  The application characteristics are: the flexibility and the possibility of inclusion of new terms as needed. It also has the option of complement the entries with images and videos, accessible through hyperlinks.

Keywords: Moodle Platform, Online Dictionary, Database, Nursing.

  1. Introdução

        O ensino escolar tradicional utiliza-se de um único meio de comunicação, seja ele oral ou escrito. Segundo Richard Mayer o aluno constrói sua aprendizagem com mais dificuldade utilizando apenas um único sentido sensorial e se este receber apoio por outros meios à aprendizagem se torna mais proveitosa. Atualmente a aprendizagem digital abre novas portas para o educador e para o entendimento do aluno. Os professores, por sua vez, devem investir cada vez mais em tecnologia e inovação para aprimorar a sua didática. E uma das modalidades a ser explorada é o ensino à distância (EAD), ferramenta essa que vem crescendo cada vez mais no meio educacional.

No caso específico do curso técnico em Enfermagem está sendo repensada a metodologia do enfermeiro/professor em aplicar a formação profissional conforme a mudança no perfil do aluno para o aprendizado. Com base nesta situação é levado a utilizarem outras ferramentas de apoio como o ensino à distância (EAD), sendo que nesta, um dos recursos mais utilizados é o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment).

Com o foco no curso observamos a existência da necessidade constante de consulta e utilização de muitos termos ligados à área da saúde, estes possuem diversas definições e nem sempre esta é a mais adequada ao contexto utilizado, embora muitas vezes obtida por meio de pesquisa em fontes variadas, escolhidas pelo aluno. Esta falta de padronização pode levar a interpretações errôneas prejudicando o aprendizado da disciplina.

Neste projeto consiste na criação e disponibilização de um dicionário de termos de saúde no ambiente Moodle, tendo a função de auxiliar no aprendizado dos alunos do curso técnico de Enfermagem. O conteúdo será indicado pelo professor e proporcionará aos alunos uma fonte segura de consulta. A disponibilização do mesmo no ambiente vai permitir acesso ao mesmo não só no ambiente escolar, como também em casa ou em outro local que o aluno tenha necessidade.

Dentro deste contexto, este trabalho propõe um retorno visual ao corpo docente uma interface interativa durante seus estudos, no qual, promove uma melhora satisfatória no aprendizado do aluno e incentivo em pesquisas consecutivas.

  1. Objetivo

  1. Objetivo Geral

Desenvolver um sistema de um dicionário dos termos de saúde para apoio didático integrado no Moodle.

  1. Objetivos Específicos

Desenvolver um aplicativo de apoio didático ao ensino do curso Técnico de Enfermagem que disponibiliza um dicionário de termos de saúde na plataforma Moodle. Este terá uma customização e integração em tempo real.

  • Entrada restrita
  • Integração na Plataforma Moodle
  • Desenvolvimento no MySQL
  • Recursos de Multimídia
  • Interface amigável aos usuários
  • Adição de materiais restritas do professor
  • Consultas em qualquer hora e local
  • Recursos de hipertexto
  • Estimativa de 900 verbetes
  • Expansão de palavras no dicionário

  1. Justificativa

Com a observação dos docentes nas dificuldades dos alunos do curso Técnico em Enfermagem e pela falta de materiais de pesquisa eficiente gera um déficit de desempenho no estágio. O tempo dos professores, é limitado ao usar materiais didáticos convencionais, para cumprir seu plano de ensino pode e deve ser abreviado.

O sistema utiliza técnicas de aprendizagem cognitiva integrada na plataforma Moodle, oferecendo um dicionário de terminologias de saúde. Trata-se de um aplicativo dinâmico, pois pode atender em todas as disciplinas do curso.

Com isso, o sistema ao utilizar recursos de multimídia contribui na percepção cognitiva do aluno estimulando todos os seus sentidos (visual e auditivo) que promove uma melhora satisfatória na aprendizagem e incentivo de pesquisas consecutivas.

Serão economizadas horas de mão-de-obra dos professores, dando ênfase a mais em outras áreas do plano de ensino. Os alunos terão mais uma ferramenta para dar suporte no campo de estágio e estudos.

A ideia de desenvolver este projeto deve-se à observação dos docentes por não obter alternativas em expor as definições, e aos alunos, pela falta de um aplicativo que oferece um conjunto de materiais multimídias, no qual, incentiva uma aproximação de ferramentas inovadoras para o aprendizado.

  1. Estado da Arte

Atualmente é necessário o entendimento das terminologias da especialidade profissional, para sua aplicação de suas habilidades em seu cotidiano, gerando mais qualidade na carreira profissional. Segundo o artigo “A Construção de um Glossário Bilíngue” afirma que o volume de conhecimento produzido hoje em universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo é imenso. Tal conhecimento é socializado, em grande parte, por meio de artigos publicados em inglês em periódicos acadêmicos online. Com base nisso, leva cada vez mais, a discernir o conteúdo de valor destas informações para descartar o que é descartável e absorver o conteúdo de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (277.9 Kb)   docx (82.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com