TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discos Magneticos

Por:   •  1/12/2016  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Os discos magnéticos modernos são pequenas maravilhas tecnológicas. São constituídos por placas circulares, ou discos, de um material rígido pouco sujeito aos efeitos da dilatação térmica. Os primeiros usavam um disco de bronze. Os mais modernos usam uma liga de alumínio ou, simplesmente, vidro, este último preferido devido à baixa porosidade e mínimo coeficiente de dilatação.

Desempenham dois papéis importantes nos sistemas de computadores. Armazenamento não volátil de longo prazo para arquivos, mesmo quando nenhum programa esteja em execução. Um nível de hierarquia de memória abaixo da memória principal, usado como apoio para a memória virtual durante a execução de programas.

2. DISCOS MAGNÉTICOS

        Os discos magnéticos são basicamente constituídos por um prato circular construído de material não magnético (substrato), coberto com um material magnetizável.Os cabeçotes são, na verdade, bobinas. Os materiais não magnéticos são feitos de alumínio, liga de alumínio ou, mais recentemente, de vidro são:

  • Melhoria na uniformidade da superfície, aumentando a confiabilidade do disco;
  • Redução significativa nos defeitos da superfície;
  •  Melhor rigidez;
  • Maior capacidade de suportar choques e danos.

Um disco magnético consiste em uma coleção de lâminas, que variam em geral de 1 a 12 unidades, girando em um eixo em 3.600 a 15.000 rotações por minuto (RPM). Essas lâminas, que recebem o nome de pratos, são discos de metal ou vidro. recobertos com um material magnético de gravação em ambos os lados, de forma que 10 pratos apresentam 20 superfícies para a gravação

Todo o funcionamento do disco rígido, a movimentação da cabeça de leitura, a velocidade de rotação, a leitura e gravação dos dados, o envio e recebimento de dados através da interface é coordenado pela placa controladora, ou controlador. Nos HDs mais antigos a placa controladora era uma placa separada, conectada a um slot ISA e ligada ao HD por dois cabos de dados. Este arranjo era muito ineficiente pois a distância tornava a comunicação muito susceptível a interferências e corrupção de dados. A partir doadvento dos discos IDE, a placa controladora passou a fazer parte do próprio disco rígido. Apesar de pequena, a placa controladora de um disco atual é mais sofisticada do que um computador relativamente antigo, como os computadores com processador Intel 286 da década de 90.

Para ler ou gravar um setor, o controlador de disco envia um comando para mover o braço sobre a trilha apropriada. Essa operação é chamada busca ou seek, e o tempo necessário para mover o braço até a trilha desejada denomina-se tempo de busca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com