TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDROTERAPIA NA OSTEOARTROSE NO JOELHO E TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR

Seminário: HIDROTERAPIA NA OSTEOARTROSE NO JOELHO E TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  Seminário  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 2

HIDROTERAPIA NA OSTEOARTROSE NO JOELHO E TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR

RESUMO

A artrose é uma doença articular degenerativa que afeta grande parte da população. Por ser uma doença degenerativa, ela vai tornando o paciente incapacitado para realizar várias atividades do dia-a-dia em virtude da dor e da rigidez articular. Visto que o peso do corpo torna-se um fator incapacitante para a realização de tais atividades, foi realizado um trabalho com pacientes portadores de artrose na piscina a fim de minimizar o impacto sobre essas articulações e observar quais seriam os benefícios deste recurso. Dentre os inúmeros benefícios que a água proporciona, deve-se o seu uso neste trabalho devido aos efeitos que ela exerce sobre a dor, espasmo muscular, amplitude de movimentos, força e resistência dos músculos, proporcionando também uma melhora das atividades funcionais da marcha e ajuda o paciente a alcançar máxima independência funcional. O tratamento em água aquecida tem importante papel na reabilitação de pacientes osteoartrose, auxiliando-os tanto no alívio dos sintomas quanto na execução das atividades da vida diária.

Proporcionada pelos efeitos físicos, fisiológicos e terapêuticos da água aquecida, a hidroterapia acaba sendo utilizado como um complemento ou substituição da fisioterapia tradicional.

Tratamento da hérnia de disco lombar.

A hidroterapia ou reabilitação aquática é uma modalidade terapêutica que tem o uso da água como meio de cura. A água possui algumas propriedades físicas importantes que contribuem com os benefícios da aplicação terapêutica a gravidade específica ou densidade relativa é a relação entre a densidade da substância e a densidade da água. Em relação à hidroterapia no tratamento da hérnia lombar houve consenso dos benefícios da água para esses pacientes. As doenças da coluna estão entre as que mais incapacitam a população economicamente ativa. A redução considerável da gravidade em ambiente aquático associada ao princípio de Arquimedes (flutuação) torna o meio ideal para a reabilitação nas patologias da coluna. Porém não se tem um acordo entre tempo de tratamento e os exercícios mais benéficos a serem realizados.

Não há consenso quanto ao melhor tratamento de escolha. Aqui se apresenta a hidroterapia, pelo fato da água possuir algumas propriedades físicas importantes que contribuem com a aplicação terapêutica e por ter sido relatada por alguns autores como sendo eficaz para alívio da sintomatologia. São elas: densidade, gravidade especifica, pressão hidrostática e flutuação. A hérnia de disco consiste na propulsão de parte do núcleo pulposo através do anel fibroso, envolvendo tipicamente um disco que demonstre sinais de degeneração prévia. O surgimento se dá mais frequentemente entre os 35 e 40 anos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se concluir que o tratamento conservador da hérnia de disco lombar necessita de mais evidências científicas. Vários tratamentos são propostos, dentre eles a hidroterapia, tratamento considerado mais adequado para a hérnia de disco, pois as propriedades físicas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com