TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO MODELO RELACIONAL (MER) E DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO (DER)

Por:   •  19/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA DO MODELO RELACIONAL (MER) E DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO (DER)

Quando se coloca em prática o desenvolvimento de um novo sistema ou até mesmo mudanças para um sistema existente, a primeira coisa a se fazer é o estudo de todo o sistema e o levantamento dos requisitos necessários  para a construção do sistema. Nesse processo identifica-se as principais partes e objetos envolvidos, suas possíveis ações  e responsabilidades, suas características  e como elas irão funcionar quando colocadas em prática.

A partir das informações obtidas, pode-se desenvolver um  modelo ER, ou simplesmente MER, modelo muito utilizado na engenharia de software para descrever  os objetos( conhecidos como entidades), envolvidos em um domínio de negócios, atributos e relacionamentos.

Resumindo entidade, é todo objeto concreto ou abstrato que tem existência própria, quando considerado o âmbito de um negócio. São funções que existem no negócio ou descrevem o negócio em si. Existem três tipos de entidades, são elas:

Entidades fortes: São aquelas que cuja existência independe de outras entidades, ou seja, em um sistema de vendas ela independe de qualquer outra para existir.

Entidades fracas: Ao contrário da entidade fraca, essa depende de outras entidades para existirem, é como se fosse um produto de uma venda, sem o produto não existe venda.

Entidades associativas: Essa entidade surge quando há um relacionamento do tipo(muito para muitos), nesse caso é necessário a criação de uma entidade intermediária.

Atributos é uma informação que caracteriza uma entidade ou um relacionamento. Toda entidade possui atributos, mas nem todo relacionamento é caracterizado por atributos.

Relacionamento é a ligação entre duas ou mais entidades, o relacionamento é representado por um losango com objetos envolvidos em cada lado. Podemos classificar de três formas:

Relacionamento 1.1(um para um): Cada uma das duas entidades envolvidas referenciam-se obrigatoriamente uma unidade da outra. Por exemplo: um curso é coordenado por no mínimo um e no máximo um coordenador, um coordenador coordena no mínimo um e no máximo um curso.

Relacionamento 1.n ou 1.*(um para muitos): uma das entidades envolvidas pode referenciar várias unidades da outra, porém, do outro lado cada das unidades referenciadas só pode está ligada uma unidade da outra entidade. Como exemplo, um vendedor atende zero ou uma região, uma região é atendida por zero ou muitos vendedores.

Relacionamento n.n ou *.*(muitos para muitos): neste tipo de relacionamento cada entidade, de ambos os lados, podem referenciar múltiplas unidades da outra. Exemplo: um fornecedor fornece zero ou muitos produtos, um produto é fornecido por zero ou muitos fornecedores.

Geralmente os relacionamentos são nomeados com verbos ou expressões que representam a forma como as entidades interagem, ou a ação que uma exerce sobre a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com