TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endereçamento IP

Tese: Endereçamento IP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

TechNetProdutosRecursos de TIDownloadsTreinamentoSuporte

Windows ServerBrasil (Português) Entrar

Home Windows Server 2012 Windows Server 2008 R2 Windows Server 2003 Biblioteca

Exportar (0) Imprimir

TechNet Library

Windows

Windows Server

Windows Server 2003

Windows Server 2003: Ajuda do produto

Bem-vindo

Serviços de rede

Gerenciando os principais serviços da rede

Serviço de conexão de rede Core TCP/IP

Conceitos de TCP/IP

Noções básicas sobre o TCP/IP

Endereçamento e roteamento IP

Endereçamento IP

Máscaras de sub-rede

Roteamento IP

A tabela de roteamento IP

Expandir

Endereçamento IP

118 de 135 pessoas classificaram isso como útil - Avalie este tópico

Endereçamento IP

Cada host TCP/IP é identificado por um endereço IP lógico. Esse endereço é exclusivo para cada host que se comunica usando TCP/IP. Cada endereço IP de 32 bits identifica um local de um sistema host na rede da mesma forma que um endereço residencial identifica uma casa em uma rua da cidade.

Assim como um endereço residencial tem um formato padrão composto de duas partes (nome da rua e número do domicílio), cada endereço IP é separado internamente em duas partes — uma identificação de rede e um identificador de host:

A identificação de rede, também conhecida como endereço de rede, identifica um único segmento de rede em um conjunto de redes TCP/IP. Todos os sistemas que se conectam e compartilham o acesso à mesma rede têm uma identificação de rede comum no seu endereço IP completo. Essa identificação também é usada para identificar de forma exclusiva cada rede dentro do conjunto maior de redes.

O identificador de host, também conhecido como endereço de host, identifica um nó TCP/IP (uma estação de trabalho, um servidor, roteador ou outro dispositivo TCP/IP) em cada rede. O identificador de host de cada dispositivo identifica de forma exclusiva um sistema em sua própria rede.

Segue um exemplo de um endereço IP de 32 bits:

10000011 01101011 00010000 11001000

Para facilitar o endereçamento IP, os endereços IP são expressos em notação decimal com ponto. O endereço IP de 32 bits é segmentado em quatro octetos de 8 bits. Esses octetos são convertidos em decimais (sistema numérico de base 10) e separados por pontos. Portanto, o exemplo de endereço IP anterior é 131.107.16.200 quando convertido em notação decimal com ponto.

Para obter mais informações sobre notação decimal com ponto e a conversão de números binários em decimais, consulte Convertendo binário em decimal.

A ilustração a seguir mostra um exemplo de endereço IP (131.107.16.200) dividido em seções de identificação de rede e de host. A parte referente à identificação de rede (131.107) é indicada pelos dois primeiros números do endereço IP. A parte referente ao host (16.200) é indicada pelos dois últimos números do endereço IP.

Endereço IP: ID de rede e ID de host

Observações

Como os endereços IP identificam dispositivos em uma rede, deve ser atribuído um endereço IP exclusivo a cada dispositivo da rede.

Geralmente, a maioria dos computadores têm apenas um adaptador de rede instalado e, portanto, requerem apenas um endereço IP. Se o computador tiver vários adaptadores de rede instalados, cada adaptador precisa ter seu próprio endereço IP.

Classes de endereços IP

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com