TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas descritivas do Excel

Seminário: Estatísticas descritivas do Excel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Como exemplo de aplicação, o cálculo da média dos argumentos 1, 3, 5, 6, e 8, inseridos nas células B2 a B6 – Figura 3, gera o resultado: média 4,6. Para finalizar a operação, basta teclar enter no teclado ou clicar o ícone Ok, para a inserção do resultado na célula selecionada. Outros cálculos de estatística podem ser utilizados com operações similares ao cálculo da média descritos.

O Excel também possui uma opção de cálculo macro para um grupo de argumentos, que realiza de uma só vez, várias operações estatísticas.

Primeiramente, o Excel precisa ter acionada a opção análise de dados, que está disponível no ícone Ferramentas da barra de menu. Caso esta opção não esteja disponível, click em Ferramentas, seguido de Suplementos, selecionando a opção Análise de dados nesta janela – Figura 5. Executados estes procedimentos, o Excel exib, na opção Ferramentas da barra de menu, o comando Análise de dados.

Para proceder aos cálculos da estatística descritiva através desta opção, insira o conjunto de dados em uma coluna de dados. Acione a opção Ferramentas seguido do comando Análise de dados.

FIGURA 5 – CAIXA DE DIÁLOGO SUPLEMENTOS

Estes procedimentos abrem a janela Análise de dados – Figura 6 onde o pesquisador deve escolher a opção estatística descritiva.

Clicando a opção Ok, o Excel abre a janela Estatística descritiva – Figura 7. Nesta janela, o pesquisador deve indicar no quadro Entrada desta janela, na caixa de diálogo Intervalo de entrada, em quais células se encontram os argumentos que deseja proceder aos cálculos da estatística descritiva.

Escolhe também se os cálculos serão efetuados e inseridos em colunas ou linhas. Nas opções de saída desta janela, o pesquisador pode escolher a mesma área de trabalho do Excel, ou inserir tais resultados em uma nova planilha. Ainda pode acionar opções como o intervalo de confiança para a média em níveis de probabilidade, o resumo estatístico e os valores máximo e mínimo do conjunto, que já são previstos no resumo estatístico.

A opção de estatística descritiva da planilha Excel permite ao pesquisador agilizar procedimentos de cálculo, com vistas à realização de análises. Quando se processa uma quantidade de argumentos reduzidos, como no exemplo em questão, não se pode mensurar a importância desta opção, enquanto ferramenta de análise e agilidade no processo. Entretanto, se os argumentos em estudo forem, por exemplo, da ordem de 300 ou 1000, o cálculo do desvio padrão por exemplo, já demandaria muito tempo para ser calculado manualmente ou com auxilio de uma calculadora comum. Portanto, o Excel permite a realização da estatística descritiva de forma ágil e rápida quando da realização de procedimentos estatísticos com vistas à realização de análises e inferência.

FIGURA 6 – CAIXA DE DIÁLOGO ANÁLISE DE DADOS

Ao acionar a seqüência de comandos ao conjunto de dados 1, 3, 5, 6, e 8, o resultado gerado pelo programa é dado como na tabela a seguir.

FUNÇÃO ESTATÍSTICA RESUMO ESTATÍSTICO

Média 4,6

Erro padrão 1,208304597

Mediana 5

Moda #N/D

Desvio padrão 2,701851217

Variância da amostra 7,3

Curtose -0,681178457

Assimetria -0,182523257

Intervalo 7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com