TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução de processadores

Por:   •  29/10/2015  •  Dissertação  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia da Bahia – Campus Barreiras, Técnico em Informática.

Danielly Barreto Ribeiro

 

       Evolução dos Processadores Intel e AMD

BARREIRAS – BA

06 DE MAIO DE 2015

Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia da Bahia – Campus Barreiras, Técnico em Informática.

Danielly Barreto Ribeiro

Evolução dos Processadores Intel e AMD

[pic 1]

BARREIRAS – BA

06 DE MAIO DE 2015

Evolução dos Processadores Intel e AMD

Antes de partirmos para o foco dessa resenha, temos um questionamento indispensável; o que são os microprocessadores? São circuitos integrados, ou seja, chips com diodos, registradores e outras variações de componentes eletrônicos montados sobre um único chip, sendo capaz de executar as instruções que damos às máquinas, tendo como sua parte principal a Unidade Central de Processamento, ou simplesmente CPU.

No mercado de microprocessadores há uma concorrência direta entre duas empresas: a Intel e a AMD. A Intel Corporation foi fundada no ano de 1968 pelos físicos Robert Noyce e Gordon Earle Moore e seu primeiro produto foi um circuito integrado de memória RAM, se tornando ainda nos anos 70 a empresa pioneira nesse mercado de circuitos e fornecedora da IBM. A AMD – Advanced Micro Devices – começou a produzir circuitos lógicos no ano de 1969, e entrou para o mercado de microprocessadores para memórias RAM em 1975 e se tornando a segunda fornecedora de microprocessadores da IBM no ano de 1982.

O primeiro microprocessador a estar disponível comercialmente, da geração x86 da Intel foi o 4004. Lançado em 1971, tinha 4 bits e foi o primeiro microprocessador a estar disponível em um chip simples e comercialmente. Seu sucessor, lançado no ano seguinte, o 8008 foi disponibilizado em um circuito integrado de 18 pinos com um barramento externo de 8 bits. A multiplexagem de 8 bits de dados e 16 bits de endereço neste barramento permitia aceder até 16 kBytes de memória. O processador 80186 possuía um barramento externo de 16 bits, com um clock de  6MHz, o que aliado a otimizações em seu núcleo fazia com que ele fosse muito mais rápido que o seu antecessor. Introduzido em 1997, o Pentium II atingia uma frequência de processador que variava de 233 MHz entre 450 MHz, frequência de barramento variante de 66 MHz a 100 MHz, com quatro núcleos diferentes (Klamath, Deschutes, Tonga e Dixon). Atualmente, a Intel possui quatro linhas distintas de processadores: Celeron.  Atom, Pentium Dual-Core, Core (2 • i3, com 4 threads • i5, também com 4 threads  • i7 tendo de 4 a 8 threads), Xeon e Itanium 2.

Já os primeiros microprocessadores fabricados pela AMD se destacaram por serem cópias quase que perfeitas dos lançados pela Intel, criados através do fundamento de engenharia reversa. Para cada processador lançado pela Intel da geração x86, havia um correspondente semelhante da AMD. O primeiro microprocessador da AMD a obter algum sucesso foi o AM386, lançado em 1991, ele ainda era um clone do produto Intel que, apesar de serem um pouco mais poderosos, eram muito mais caros em relação ao AM386. A AMD usou da tecnologia reversa nos três sucessores do mesmo, até que esta se tornara inviável, nascia assim o primeiro processador original da empresa: o K5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com