TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de Algorítmos C++

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.575 Palavras (19 Páginas)  •  1.540 Visualizações

Página 1 de 19

Orientações:

Data de Entrega: Vide Site

Exercício Avaliativo – Obrigatório a entrega da Governança – Nº Componentes (Vide Site)

Exercícios iguais serão ZERADOS.

Atenção os exercícios abaixo devem ser entregues por escrito ou impresso e não diretamente no DEV C++.

  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite 2 números inteiro ao usuário, calcule e imprima a soma destes números.

  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite 3 números reais, calcule a soma e a média destes números.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite 2 números reais, calcule e imprima o dobro do primeiro número e o triplo do segundo. OBS: Não utilize o comando “pow ( )”.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que calcule e imprima o resto da divisão por 2 de um numero digitado pelo usuário.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite um número ao usuário e imprima o seu antecessor e seu sucessor, respectivamente.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite 2 números reais, calcule e imprima o quadrado do primeiro número e o cubo do segundo. OBS: Não utilize o comando “pow ( )”.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que deixe o usuário entrar com o saldo de uma aplicação e imprima o novo saldo, considerando o reajuste de 2 %.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que deixe o usuário entrar com o valor de um produto e imprima o desconto que a loja concede no pagamento em dinheiro, que é de 1,25 %.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que deixe o usuário entrar com as notas de V1 e VT e calcule qual o valor mínimo que ele deve tirar na V2 para ser aprovado.

OBS: O aluno deve ter uma média superior a 7 para que ele seja aprovado, leve em conta que a nota máxima das avaliações é 10 pontos e que as avaliações de V1 e V2 tem peso 2 e a avaliação VT peso 1.

  1.  Elabore um algoritmo em C++ que solicite o valor do salário de uma pessoa e seus gastos com as contas de Água, Luz, Telefone e Aluguel e após ter estes dados calcule qual o valor total destas contas e o valor que esta pessoa terá em caixa após estes pagamentos.


  1. Elabore um algoritmo em C++ que calcule e retorne para o atendente de uma empresa de ônibus, o tempo que o ônibus da sua empresa, que tem velocidade média de 90 quilômetros por hora, gasta para fazer o percurso. Lembre que o usuário deve digitar a distancia em quilômetros.

OBS: A fórmula para este cálculo é: D = V * T, onde D é distância, V é velocidade e T é tempo.

  1. Elabore um algoritmo que calcule e imprima o quadrado de um numero digitado pelo usuário.

OBS: Não utilize o comando “pow ( )”.

  1. Elabore um algoritmo em C++ que receba um número inteiro de hora, calcule e imprima quantos minutos e também quantos segundos ele corresponde.

  1. Elabore um algoritmo em C++ que receba o salário-base de um funcionário, calcule e imprima o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de 5% sobre o salário-base e paga imposto de 7% sobre o total.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que leia três números inteiros e positivos (A, B, C) e calcule a seguinte expressão:

               [pic 2], onde  [pic 3]

  1. Em uma escola foi feito uma pesquisa avaliando idade dos alunos e alunas. A total da idade dos alunos foi o dobro da idade das alunas. Considerando que a soma das idades foi informado pelo usuário, escreva um algoritmo em C++ que calcule e imprima a idade total dos alunos e a idade total das alunas.

  1. Elabore um programa em C++ que solicite ao usuário o valor do capital que ele deseja aplicar no banco e a rentabilidade esperada nesta aplicação por mês e calcule a rentabilidade do seu capital no final de um ano (trabalhe com os juros simples, isto é, juros somente em cima do capital).
  1. Elabore um algoritmo que receba uma temperatura em graus Celsius e transforme em Fahrenheit.

A fórmula para este calculo é:  F = ( 9 * C + 160 ) / 5

  1. Em uma instituição de ensino superior foi feito um simulado para o ENADE e constatou-se que os alunos acertaram o quadruplo das questões acertadas pelas alunas. Faça um algoritmo em C++ que receba o total de questões que foram acertadas e calcule e imprima o total de acertos geral e a quantidade de questões acertadas pelas alunas e a quantidade de questões acertadas pelos alunos.


  1. Com a onda de calor que esta em Belo Horizonte, José decidiu construir uma piscina em seu quintal, porém está com dificuldades em calcular a quantidade de água que caberá em sua piscina. Sabendo que 1 litro equivale a 1 dm3 de água, escreva um algoritmo em C++ que solicite a José a metragem cúbica (em metros cúbicos) da piscina que ele pretende construir e calcule qual o volume de água (em litros) que caberá nesta piscina. Lembre-se que 1 m3 equivale a 1000 dm3.
  1. (Valor 1,5 ) O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e quantidades variáveis de não-hidrocarbonetos. O petróleo contém centenas de compostos diferentes. Estudos realizados em amostras de óleo do campo de Ponca City (Oklahoma, EUA) foram identificados cerca de 350 hidrocarbonetos, 200 compostos de enxofre, além de diversos não-hidrocarbonetos. Em termos elementares, o petróleo é composto essencialmente de carbono e hidrogênio, sendo que do seu peso total, 84,51% é de carbono, do restante do peso, 87.35 % é de hidrogênio e o restante de outros componentes. Faça um algoritmo em C++ que solicite a quantidade de petróleo (em quilogramas), calcule e imprima a quantidade de carbono, de hidrogênio e de outros componentes contidos na quantidade digitada.
  1. Diante do risco cada vez maior de o país crescer menos de 3% neste ano, o governo Dilma lançou novas medidas econômicas emergenciais para estimular o crédito para o consumo e os investimentos depois de constatar que as iniciativas já adotadas não foram suficientes para reaquecer a economia. O setor mais beneficiado foi o automotivo, com ações voltadas para incrementar vendas de carros, ônibus e caminhões. O governo reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de automóveis, ônibus e caminhões. Devido a esta medida constatou-se que o valor de venda do automóvel “MILLE FIRE ECONOMY 1.0” reduziu em 10,72% nas concessionárias (fonte : Folha de São Paulo). Escreva um algoritmo em C++ que receba o valor que este veículo era comercializado antes da medida e calcule e imprima o valor que ele deverá ser comercializado após esta medida e o valor da economia que o usuário final terá ao comprar o veículo.
  1. Foi feita uma pesquisa em uma universidade que apontou que 3/7 dos seus alunos são ou já foram casados, e dentre os que são solteiros,  3/5  são do sexo feminino e o restante do sexo masculino. Escreva um algoritmo em C++ que receba a quantidade total de alunos desta universidade e calcule e imprima a quantidade de alunos que são ou já foram casados, a quantidade de alunos solteiros do sexo feminino e a quantidades de alunos solteiros do sexo masculino.
  1. Em geral, os objetos dilatam-se ao receber energia, na forma de calor, e contraem-se ao cedê-la. A dilatação volumétrica de um objeto depende de três fatores - do material de que é feito o objeto (do coeficiente de dilatação volumétrica); do volume do objeto antes de ser aquecido e da variação de temperatura que o objeto é submetido. A multiplicação desses três fatores determina a variação do volume do objeto. Sabemos que o coeficiente de dilatação da prata é 5,4 X 10 -5 se aquecido a 1º C. Faça um algoritmo em C++ que solicite que o usuário digite o tamanho da barra de prata (em metros cúbicos) e calcule qual será sua dilatação e qual o seu tamanho final caso seja aquecido a 100º C.

  1. O estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência, esta prestes a ser inaugurado, porém a empresa que detém os direitos de uso do estádio criou uma regra de distribuição dos ingressos, onde estes devem ser divididos entre o time mandante, o time visitante e os de cortesia. Escreva um algoritmo em C++ que receba a quantidade de ingressos que serão disponibilizados em cada jogo e calcule e imprima a quantidade de ingressos que será disponibilizado para cada parte. Sabemos que o time mandante terá direito a 7/9 destes ingressos, o time visitante 3/4 do restante destes ingressos e os outros 1/4 serão de cortesia.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite ao usuário o valor do seu salário e o valor dos descontos e calcule a porcentagem que estes descontos é em relação ao seu salário.

Ex: Salário R$ 1000,00

       Descontos R$ 165,00

       Porcentagem do desconto: 16,5 %

  1. Escreva um algoritmo que receba o valor de um produto e calcule e imprima as todas as opções de preços disponíveis de pagamento e o respectivo valor:
  1. 9.5 % de desconto no caso de pagamento em dinheiro;
  2. Valor cheio (sem desconto nem juros) no caso de pagamento em dinheiro ou cheque;
  3. 6% de juros no caso de divisão por 30 e 60 dias.

OBS: o algoritmo deve imprimir os 3 valores em reais do produto.

  1. Escreva um algoritmo em C++ que receba do usuário a quantidade de KWH que a UNIVERSO gastou em certo mês, calcule e imprima a quantidade de KWH gasto por cada área. Sabemos que o acadêmico gasta 3/5 do total de KWH. Sobre o restante, sabemos que a área administrativa gasta 1/3 e a obra é responsável pelos outros 2/3.

  1. As substâncias, em sua maioria, contraem quando solidificam, mas a água expande-se. Sabemos que o volume da água expande-se em 10% ao solidificar. Sabemos também que se deixar à água a 100º C ela evapora 8.59% do seu volume a cada minuto.  Escreva um algoritmo em C++ que receba o valor de um volume de água que o usuário quer colocar em um recipiente, calcule e imprima o volume de água que o usuário colocou no recipiente, o volume que se transformaria caso fosse congelada e o volume que ficaria no recipiente caso deixássemos 1 minuto a 100º C.
  1. Escreva um algoritmo em C++ que receba do usuário o tempo que um produto leva para ser produzido em uma fábrica, calcule e imprima o tempo gasto em cada processo. Sabemos que o processo de corte é responsável por 4/7 do tempo, o processo de montagem de 2/7 do tempo, e o restante do tempo é dividido entre o processo de acabamento (que é responsável por 3/5 deste tempo) e o processo de pintura (responsável por 2/5 deste tempo).
  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite ao usuário um numero e imprima se ele é menor que 50.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que receba dois números e imprima se a soma destes úmeros é maior que 123.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que receba 3 números e imprima se a média destes números é maior ou não que 20.
  1. Faça um algoritmo em C++ que receba dois números, se a média destes números for maior que 15 imprima o valor dos dois números e a frase “A média é maior que 15 !”, caso seja menor ou igual a 15, imprima a frase “A média não ultrapassou o valor de 15.”.
  1. Faça um algoritmo em C++ que receba dois números e imprima qual é o menor e qual é o maior e se forem iguais, imprima a frase: “Você digitou 2 números iguais!”.
  1. Escreva um algoritmo em C++ que solicite ao usuário digitar dois números inteiros e imprima para o usuário o valor do dobro da soma destes números e se este resultado é positivo ou negativo (reconheça o zero como um número positivo).
  1. Faça um algoritmo em C++ que solicite ao usuário a idade de seu pai, de sua mãe e calcule a diferença de idade entre eles e imprima esta diferença e quem é mais velho.
  1. Faça um algoritmo em C++ que solicite um numero e diga se ele é par ou impar.
  1. Faça um algoritmo em C++ que solicite um numero e diga se ele é negativo ou positivo.
  1. Faça um algoritmo em C++ que solicite a idade de um usuário verifique se ele tem entre 18 e 45 anos. Caso tenha, imprima que sua idade é ideal para participar do sorteio do carro, se ele tiver menos de 18 anos imprima quantos anos falta para ele poder participar do sorteio e caso tenha mais de 45 diga que o sorteio é destinado a pessoas entre 18 e 45 anos.
  1. Faça um programa em C++ que receba o valor do salário de uma pessoa e o valor de um financiamento pretendido. Caso o financiamento seja menor ou igual a 5 vezes o salário da pessoa, o programa deverá escrever "Financiamento Concedido"; senão, escreverá "Financiamento Negado". Independente de conceder ou não o financiamento, o programa escreverá depois a frase "Obrigado por nos consultar."
  1. Faça um algoritmo em C++ que leia três números inteiros do teclado e imprima se o primeiro é maior do que a soma dos outros dois números.
  1. Faça um algoritmo em C++ que leia quantos DVDs de cada tipo um cliente de uma locadora locou e por quantos dias o cliente ficou com os DVDs. Os DVDs podem ser do tipo  “Lançamento” ou “Catálogo”, sendo que o valor unitário de locação diário de um DVD “Lançamento” é de R$5,00. O valor unitário de locação de um DVD “Catálogo” é de R$ 2,50. Imprima na tela o valor total que o cliente deverá pagar por dia de locação e o valor total da locação a ser paga pelo cliente.
  1. Faça um programa em C++ que solicite um numero, imprima o cubo deste numero e retorne para o usuário se o valor impresso (cubo do numero digitado) é par ou impar.

  1. Tendo como dados de entrada a altura (em metros) e o sexo de uma pessoa (“M” masculino e “F” feminino), construa um algoritmo que calcule seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas:
  1. para homens: (72.7 * altura) - 58
  2. para mulheres: (62.1 * altura) - 44.7
  1. Faça um algoritmo em C++ que solicite 2 números inteiros ao usuário e imprima se a soma destes números é menor que 15, maior que 52 ou se esta dentro deste intervalo.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite um número para o usuário e diminua 10% deste numero até que ele fique menor que 2. Imprima o valor final e a quantidade de vezes que teve que fazer a operação.
  1. Elabore um algoritmo em C++ que solicite o tamanho de uma barra de metal e calcule quantos pedaços de 3,5 metros podemos partir o tamanho digitado. Imprima também o tamanho que sobrará da barra.
  1. Faça um algoritmo em C++ que solicite um numero do usuário até que ele digite um numero maior que 100.
  1. Faça um algoritmo em C++ que calcule a soma dos números digitados pelo usuário até ele digitar o numero 0.
  1. Faça um algoritmo em C++ que calcule e imprima a metade do numero digitado pelo usuário até ele digitar um numero negativo.
  1. Faça um algoritmo em C++ que calcule e imprima a soma de 12 números digitados pelo usuário.
  1. Faça um algoritmo em C++ que calcule a média de 12 números digitados pelo usuário.
  1. Faça um algoritmo em C++ que solicite ao usuário o seu nome, idade e quantas vezes ele quer que seja impresso na tela, e imprima seu nome sua idade, respectivamente, a quantidades de vezes que ele solicitar.
  1. Faça um algoritmo em C++ que calcule o quadrado dos números pares digitados pelo usuário até ele digitar um numero menor que 1.

OBS: Se o usuário digitar um numero impar você deve informa-lo que não irá calcular o quadrado deste numero pois ele é impar.

  1. Faça um algoritmo em C++ que leia 11 números e imprima qual o maior e qual o menor numero digitado pelo usuário.


  1. Faça um programa em C++ que permita ao usuário digitar vários números inteiros até digitar um numero par e imprima se o dobro da soma destes números digitados é menor que 100, maior que 500 ou se esta entre este intervalo.
  1. Faça um programa em C++ que solicite ao usuário digitar 211 números e imprima a sua média e se esta média é maior que 10, menor que 10 ou vale 10.
  1. Faça um programa em C++ que solicite um número ao usuário e imprima “A disciplina de Introdução a Computação II é mamão com açúcar!!!” enquanto ele estiver digitando um numero par.
  1. Nos últimos dias as principais cidades do país sofreram com as manifestações contra o gasto abusivo de dinheiro para a construção dos estádios que acontecerão os jogos da Copa do Mundo. Para manter a ordem e proteger os bens públicos a polícia militar definiu que teria 1 soldado no local das manifestações para cada 1054 manifestantes. Faça um programa em C++ que solicite a quantidade esperada de manifestantes e calcule quantos soldados a polícia militar deverá enviar para o local da manifestação.

      OBS: Somente 1 soldado deve ser alocado para menos de 1054 manifestantes.

  1. Faça um programa em C++ que solicite ao usuário digitar um número e imprima “A prova de Ciência da Computação II esta mamão com açúcar!” a quantidade de vezes equivalente ao numero digitado.

  1. Podemos definir o trapézio como um quadrilátero notável, pois a soma dos seus ângulos internos é igual a 360º. O trapézio é uma figura que possui dois lados paralelos correspondentes às suas bases, uma maior e outra menor.

[pic 4]

[pic 5]


          O cálculo da área de um trapézio é calculado da seguinte maneira: “Base maior (B) mais base menor (b), multiplicado pela altura (h), dividido por dois.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com