TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Por:   •  8/4/2017  •  Artigo  •  7.502 Palavras (31 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 31

ASLIBRA: Ferramenta WEB para auxiliar aprendizagem de LIBRAS e ASL

Jesana Braga1, Natacsha Raposo2

1UNINORTE LAUREATE INTERNATIONAL  UNIVERSITIES

Faculdade  de Ciências  Exatas  e Tecnologia

2UNIVERSIDADE  FEDERAL  DO AMAZONAS  – UFAM

Instituto   de Computação

bragajesana@gmail.com,  natacsha@icomp.ufam.edu.br

Abstract. According to IBGE data, in 2010 about 9.7 million Brazilians are hearing impaired. In this context, there is a large number of hearing impaired people who need to communicate further with deaf people and listeners through sign language, or even improve sign language. This article aims to develop a tool that helps learning signals in LIBRAS and ASL for anyone. The method for this work will be through bibliographic searches and system specifications and the use of the language in PHP. Then the system will have an evaluation with teachers in a deaf school to collect the satisfaction data of the tool.

Resumo. Conforme dados do IBGE, em 2010 cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Neste contexto apresenta uma elevada quantidade de pessoas com deficiências auditivas que precisam se comunicar ainda mais com surdos e ouvintes através de língua de sinais, ou até mesmo aprimorar na língua de sinais. O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma ferramenta que auxilie a aprendizagem de sinais em LIBRAS e ASL para qualquer pessoa. O método para esse trabalho será através de pesquisas bibliográficas e especificações do sistema e o uso da linguagem em PHP. Então, o sistema terá uma avaliação com professores em uma escola de surdo para colher os dados de satisfação da ferramenta.

  1. Introdução

Segundo censo realizado em 2010 pelo  Instituto  Brasileiro  de  Geografia  e  Estatística- IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem  deficiência  (Censo  2010  -  IBGE,  2010) auditiva   (DA),  o que representa  5,1% da população brasileira.

A pesquisa relata a demanda de pessoas surdas no Brasil. A Língua Gestual Portuguesa  (LGP)  é  a língua  natural dos  surdos  portugueses  e a  Língua  Portuguesa  passa a ser a segunda língua, essencialmente na sua versão escrita,  uma  vez  que  muitos  destes alunos  não têm nenhuma   proficiência   na língua   oral da comunidade   que  os envolve.

Devido ao fato de não  possuírem  acesso  tão  rápido  às  informações  como  os  ouvintes, este  grupo  necessita  de  um meio  escrito  ou gestual -  visual para  receber qualquer  tipo de


informação. Esta população encontra-se privada não só da audição como  da comunicação com a maioria dos ouvintes, visto estes não terem, regra geral, qualquer conhecimento de Língua Gestual. Constata-se que  há,  indubitavelmente,  uma  barreira  comunicativa  entre  estes dois grupos, na medida em que os ouvintes interagem com os ouvintes  e  os  surdos com os surdos  (Martins,  2012).

Apresentar um sistema, preferência em web, para ouvintes a  interessar  de  uma  forma rápida a aprender LIBRAS para melhorar a relação com os surdos  e  também  interesse em sinais  em forma  de  ASL,  que  são  língua  de  sinais  americanos.  Assim  como o inglês é uma idioma usado em muitos países, a ASL é o sinal mais utilizado para surdos americanos. E foram apresentados muitos atletas surdos para  jogos  Pan-americanos realizado em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo ou até mesmo para uma viagem no exterior quando há encontro com americano  surdo  para  eventos internacionais  (Surdo, 2012).

Existem vários artifícios de aprendizagem de LIBRAS para pessoas  surdas,  de  modo geral. O Falibras, por exemplo é um ambiente que ajuda em sinais de LIBRAS, se destaca pelo uso de memória de tradução e por ser um plug-in para Firefox (Brito et al, 2012).

Outras técnicas utilizam ambiente WEB para  ensinar  termos  da  informática  em  sinais de LIBRAS  (Faqueti et al,  2005). No caso  particular  de ensino de LIBRAS  e ASL,   a literatura se dispõe de pouco material, sendo fundamental  uma  ferramenta  para  pessoas que não sabem LIBRAS nem ASL, mas querem aprender ou até mesmo os surdos ou  ouvintes   que sabem LIBRAS  mas  pretendem  aprimorar  em ASL.

O objetivo geral é desenvolver e validar uma  ferramenta  web  que  auxilie  a  aprendizagem dos ouvintes e dos surdos em  LIBRAS  (Língua  Brasileira  de  Sinais)  e  ASL  (American Sign Language). Sendo assim, o objetivo geral decompõe-se nos seguintes objetivos específicos:

  • Realizar pesquisa bibliográfica a fim de identificar ferramentas e mecanismos relacionados ao auxílio da  aprendizagem de  LIBRAS  e  ASL e  com isso  fazer os levantamentos   de requisitos
  • Associação  de vídeos  em LIBRAS  e ASL.
  • Validação  da ferramenta   por meio  de testes de usabilidade

O restante do documento está estruturado como segue: A Seção 2 apresenta o referencial teórico, a definição da linguagem LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais e ASL (American Sign Language). Seção 3 apresenta os trabalhos relacionados. Seção 4 a metodologia, seção 5 o teste de usabilidade, a seção 6 resultados e discussões e seção 7 conclusão.

  1. Referencial  teórico


Nesta seção, descrevem alguns conceitos utilizados em todo o papel que são  importantes para a sua compreensão,  tais  como  o  conceito deficiência  auditiva,  acessibilidades  na  web,  língua   LIBRAS  (Língua   Brasileira  de Sinais)    e ASL (American Sign Language).

  1. Deficiência auditiva

Segundo Dessen et al (1997), a deficiência auditiva é um tipo de privação sensorial, cujo sintoma comum é uma reação anormal diante do estímulo sonoro. O autor  também  caracteriza a surdez a perda, maior ou menor, da percepção  normal dos sons,  havendo vários tipos de deficiência auditiva,  em geral classificadas  de acordo com o grau de  perda da audição. Esta perda é avaliada pela intensidade do som, medida em decibéis  (dB),  em cada um  dos ouvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (569.1 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com