TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentod de ti

Por:   •  14/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas RAID

A sigla RAID (Redundant Array of Independet Disks) que em português significa Matriz Redundante de Discos Independentes surgiu em 1987, para juntar vários HD's e formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.

A ideia de David Patterson, Garth Gibson e Randy Kats era fazer várias unidades de armazenamento de dados funcionassem ao mesmo tempo, trazendo assim algumas possibilidades, tais como redundância, casso o HD sofra danos os dados que nele contém não serão perdidos pois, os mesmos podem ser colocados em outra unidade, aumento de capacidade de armazenamento, acesso á informação mais rápido devido a distribuição de dados em vários discos.

Níveis de RAID

Para criar um sistema RAID e necessário dois HD's e também definir o nível de RAID do sistema; Atualmente existem onze tipos e os mais usados são: RAID 0, RAID 1, RAID 0+1 E RAID 10, RAID 5 E 6, os RAID 2,3,4 são os menos conhecidos.

O RAID zero é aquele que tem dados fracionados em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos, ele não tem redundância por que não oferece proteção contra falhas. O foco do RAID zero e a velocidade de transmissão, quanto mais discos maior sua taxa de transmissão.

RAID 1 é um modelo mais conhecido onde a unidade faz a cópia de outra; Se algum disco falhar outro terá uma cópia. Com foco na proteção de dados ele não tem acesso rápido devido ao processo de gravação.

RAID 0+1 é a combinação do RAID 0 + RAID 1 onde junta desempenho e segurança sendo necessário quatro unidades de armazenamento.

RAID 5 tem um modo de redundância de forma diferente, os discos são proteção e não há armazenamento com copia, nesse modo de proteção os dados são divididos em blocos pequenos e cada um recebe um bit de paridade.

Tem também RAID que são usados em menor escala:

RAID 6 que é uma extensão do RAID 5 com dupla paridade.

RAID 7 com altíssima performance onde as informações são passadas de modo assíncrono e controladas de modo independente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com