TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gabe Newell

Por:   •  23/4/2015  •  Abstract  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

Sistemas de informação para a gestão

André Monteiro 67817

Bruno Carvalho 67847

Francisco Vaz 67809

João Ferreira 67833

GESTÃO

José Marques 67805

-------------------------------------------------

Índice:

1. Introdução 4

2. VALVE 5

2.1 História 5

2.2 Principais produtos 6

3. STEAMTM 7

3.1 O que é a Steam? 7

3.2 Como Revolucionaram o Mercado? 8

3.3 Concorrentes 9

3.4 Rede Social 10

3.5 A empresa e os Sistemas de Informação 11

4. Conclusão 12

5. Bibliografia 13

Anexos 14

-------------------------------------------------

1. Introdução

No âmbito da Unidade Curricular de Sistemas de Informação para Gestão foi solicitado aos alunos a elaboração de um trabalho sobre uma empresa que revolucionou o seu modelo de negócio utilizando tecnologias de informação para criar valor.

Após uma vasta pesquisa na qual sobressaíram também empresas como a Square, Inc. (revolucionou os métodos de pagamento com cartões de multibanco através do telemóvel) e a Blackboard Inc. (um software de e-learning), a atenção do grupo focou-se na Valve Corporation

A nossa escolha deve-se principalmente ao software desenvolvido por esta empresa que, através de sistemas de informação, associa rapidamente o utilizador a todos os produtos do seu interesse tendo em conta todas as suas ações, sendo também um software bastante conhecido e utilizado pela maior parte do grupo autor deste trabalho.

Deste modo, este documento permitir-nos-á, no nosso entender, obter

uma perspetiva mais pormenorizada da empresa, assim como a utilização de sistemas de informação na mesma.

-------------------------------------------------

2. VALVE

Fig. 1 Gabe Newell

2.1 História

A Valve Corporation é uma empresa norte americana produtora de videojogos e que para além da sua produção também publica videojogos de outras empresas.

Esta é principalmente conhecida pelo desenvolvimento da plataforma Steam™, programa usado para dificultar a falsificação e venda de jogos usados, que serve também para administrar Jogos originais.

Escolhemos a valve corporation pela criação de um software leve e grátis que pode ser descarregado no site oficial e que permite que tenhamos acesso a uma comunidade de jogadores, alguns com os mesmos gostos que os nossos, sendo também possível entrar numa conversa online com os mesmos através de chat, a possibilidade de experimentar demos dos jogos, e se gostarmos, a sua compra, uma personalização da escolha de produtos que possamos estar interessados, baseado nas experiencias de videojogos adquiridos anteriormente, algo inovador na maneira de vender o produto.

Tudo começa em 1996 quando dois trabalhadores da Microsoft, Gabe Newell e Mike Harrington, se juntam pra criar uma LLC, ou seja uma empresa de responsabilidade limitada.

Após terem conseguido uma licença para a utilização do mecanismo quake, que foi criado pela id software, os criadores da valve começam a trabalhar em Half life. Apesar de o seu lançamento ter

sido planeado pra finais de 1997, o jogo só vê a luz do dia em novembro de 1998

Mais tarde, a valve lança a Steam ™(2002), sendo inicialmente apenas uma forma de atualizar os seus jogos. No entanto, posteriormente, ela foi mais que isso tendo-se tornado numa forma de ligar várias pessoas, ou seja, tornando-se numa rede social. Neste momento a steam disponibiliza a compra de mais de 1500 videojogoos e tem mais 50milhoes de utilizadores.

2.2 Principais produtos

O primeiro jogo da empresa (Half-Life) revolucionou o mundo dos jogos de computadores, tendo sido considerado no ano do seu lançamento o jogo do ano (1998) para as duas plataformas usados (Computador e Playstation 2). Desde então foram lançados 10 jogos da mesma série, tendo a segunda versão (Half-Life 2) sido premiada pela PC Gamer como melhor jogo de sempre.

Outros jogos foram lançados fora desta série como: Team Fortress, Death Match, Day of Defeat, Left 4 Dead, Dota 2, Portal, Counter Strike, sendo este ultimo o mais jogado em todo o mundo.

O sucesso de todos estes jogos deve-se também, a uma plataforma lançada em 2003, A Steam,

Conta agora com mais de 50 milhões de usuários e tem em média pelo menos 3,5 milhões de utilizadores online.

Apesar de ter sido lançado apenas para o Windows da Microsoft, está desde 2010 disponível para o Sistema da Apple, apesar da maior parte dos jogos criados não correrem neste sistema.

Está desde o verão de 2012 também disponível para Linux.

Existe também a

aplicação para sistemas móveis na qual se pode entrar em contacto com toda a comunidade Steam através de um smartphone por exemplo.

Em 2012 conseguiu um acordo com a Sony de modo a que os jogos lançados para a Playstation 3 possam ser também, sem qualquer custo, descarregados para o computador e jogados lá, ou seja, através da ligação Steam, poderia pausar o jogo no computador e continuar numa Playsation.

-------------------------------------------------

3. STEAMTM

3.1 O que é a Steam?

Como é possível observar, a steam é o principal produto desta marca e a verdadeira inovação nos sistemas de informação e por isso centraremos agora o trabalho nesta plataforma

A Steam™ é uma plataforma de distribuição, gestão de direitos de autor, multiplayer e comunicações. É usado para a distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com