TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hackers e Pericia Computacional

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 9

                                  [pic 1]

                                  UNIVERSIDADE NILTON LINS

                                                  DIREITO

                 

                         

                            ADRIA CAMILLY SILVA DA CUNHA

                          HACKERS E PERÍCIA COMPUTACIONAL

                                     MANAUS-AM

                                               2021

                               ADRIA CAMILLY SILVA DA CUNHA

                          HACKERS E PERÍCIA COMPUTACIONAL

Trabalho solicitado pela professora: Lucia Araújo da Silva da Universidade Nilton Lins como requisito parcial da graduação de direito.

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, minha família, amigos e aos meus professores, que me ajudaram e me deram total apoio nos momentos mais importantes. Á professora pela sua oriental e sabedoria.  

                                                    AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente a Deus por ter me dado sabedoria e paciência para concluir este trabalho, a minha família que me apoiou e meus amigos que não me deixaram desistir. Agradeço a minhas duas avós e minha mãe que são educadoras e me incentivam bastante.

Agradeço também a minha professora Lucia que me deu orientação e a todos os outros professores. Deixo aqui o meu sincero obrigado a todos que me ajudaram e que me ajudam nessa caminha fundamental da minha vida.  

“Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino”. (Leonardo da Vinci)

       RESUMO

Observando o cenário do Brasil atualmente, muito se discute sobre o profissional que trabalha com a pericia computacional, por conta do aumento dos crimes eletrônicos que ocorrem a todo instante. É fundamental entender a importância desses profissionais para que possam ser coletas provas e ser analisados os dispositivos para ser levada informação suficiente para o tribunal, por isso a busca das evidências digitais é de notabilidade muito grande, mesmo sendo apenas um laudo. É preciso saber a forma, o intuito que esses criminosos agem e estudar cada um desses hackers. Qualquer pessoa pode ser alvo de golpes ou vítima de roubo de informação, sendo assim, é preciso ter um cuidado muito grande. Os cibercriminosos usam qualquer tipo de fraqueza que seu dispositivo tiver e se infiltram de forma sorrateira. A Policia Federal visa combater essas organizações criminosas com a ajuda da pericia podem localizar o investigado, pois, tudo que é feito por meio da internet deixa rastros.

        Palavras – chaves: 1. Investigações 2. crimes 3. Internet 4. Hacker.

ABSTRAT

Observing the scenario in Brazil today, there is much discussion about the professional who works with computer forensics, due to the increase in electronic crimes that occur all the time. It is fundamental to understand the importance of these professionals so that evidence can be collected and the devices can be analyzed to bring enough information to the court, so the search for digital evidence is of great importance, even if it is only a report. It is necessary to know the way, the intent that these criminals act and to study each one of these hackers. Anyone can be the target of a scam or the victim of information theft, so great care must be taken. Cybercriminals use whatever weaknesses your device has and sneak in. The Federal Police aims to combat these criminal organizations and with the help of forensics can locate the investigated, because everything that is done through the internet leaves traces.

Key words: 1. investigations 2. crimes 3. internet, 4. hacker.

1. INTRODUÇÃO

    O presente trabalho tem como objeto entender e analisar a questão dos crimes virtuais que acontecem no Brasil e visa a necessidade da perícia computacional nas investigações. Com a pandemia houve um crescimento maior de pessoas utilizando a internet e sendo assim aumentando os casos de crimes eletrônicos. Sendo assim, no primeiro capítulo expõe sobre as investigações de ataques cibernéticos e mostra a atuação dos investigadores para resolver os problemas para ser levada para a justiça. Já no segundo capítulo tem por finalidade entender os métodos que são usados para encontrar os investigados sendo ele as evidências que são deixadas para trás. Por fim o terceiro capítulo visa explicar os tipos de hackers que existem e a importância de saber o objetivo de cada um deles.

2. INVESTIGAÇÃO DE ATAQUES CIBERNÉTICOS.

     Segundo o levantamento do site Fortinet, o Brasil sofre mais de 16,2 milhões de ataques cibernéticos no início do ano de 2021. Sendo o 2ª país da América Latina com mais tentativas de ciberataques, tem- se notado uma explosão do uso da tecnologia na pandemia, as pessoas tiveram que buscar formas de trabalho em casa e isso fez com que os cibercriminosos aumentassem os ataques na internet, roubando informações importantes das vítimas. As grandes empresas recebem ataques diariamente.

    Para esses tipos de ataques a Polícia Federal com a ajuda da FBI, fazem operações para que possam ser apresentados em um tribunal de justiça como provas de um crime. A perícia computacional coleta evidências e violações, analisam documentos de casos que possam levar ao investigado. O perito deve sempre ser ativo aos fatos e arquivos que tenham informações bastantes relevantes aos investigadores e atento na orientação de criação de laudos, e escrever com maior clareza possível para facilitar a compressão, ainda no exame do perito deve ser tirada o máximo de informações possíveis. Os cibercriminosos tentam descobrir qualquer tipo de fraqueza no sistema e até mesmo aproveitando situações em que o usuário deixa oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (159 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com