TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indexação em Banco de Dados Oracle

Por:   •  28/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Bom dia a todos

Meu nome é Alison Antony Ribeiro e estou aqui para apresentar a proposta de projeto para o programa de mestrado desta instituição.

O nome da proposta desta proposta é:

ADB MOBILE: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SOBRE USABILIDADE DE APLICATIVO A PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO CENTRO OESTE DO PARANÁ  

1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

  • INCLUÍDAS NA SOCIEDADE UTILIZANDO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  • Essa inclusão de pessoas no setor de informação, só é possivel através de sistemas desenvolvidos com altos padrões de usabilidade.
  • Neste sentido, faz-se necessário o aprofundamento de estudos relacionados à Usabilidade e à Interação Homem-Computador, colaborando com tecnologias que realmente são acessíveis.
  • OS SISTEMAS DIGITAIS PASSARAM A FAZER PARTE DA VIDA DAS PESSOAS
  • Hoje é visto, que as tecnologias estão cada dia mais inseridas no nosso dia a dia, assim nos tornando mais dependentes desse meio de comunicação. Visto isso, novas tendencias tecnológicas estão nascendo para ajudar e facilitar nossas atividades no trabalho eu até mesmo de lazer.
  • NÃO ADIANTA GASTAR COM TECNOLOGIA SE NÃO CONTEMPLA A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
  • Não importa o quanto de dinheiro é gasto em tecnologias, se não contemplar a satisfação do usuário. Desta forma, atua-se para ressaltar o quão importante são as pessoas que estão nesse processo, e na reação das mesmas diante da utilização dos sistemas (Segundo FERREIRA, 2002).


  • 2. OBJETIVOS E METAS
  • Objetivo geral
  • Avaliar a usabilidade do aplicativo de ADB MOBILLE (estudo de caso), com o intuito de identificar possíveis problemas de interação, em relação aos mecanismos implementados no software aplicativo e apontar possiveis melhorias.
  • Objetivos específicos

a)        Usar um modelo para avaliar a usabilidade do software;

b)        Criar um conjunto de itens para avaliar a usabilidade do software;

c)        Analisar a usabilidade do software;

Metas:

Meta número 01 – Utilização da modelagem do instrumento de medida da percepção da usabilidade e construção de um conjunto de itens a partir dos indicadores levantados na revisão de literatura.

Meta número 02 – Coleta, organização e tabulação dos dados, com a aplicação de questionários e entrevistas aos usuários.

Meta número 03 – Análise e avaliação dos dados por meio da Estatística descritiva e multivariada.


3. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS

A presente proposta de projeto será dividida em três etapas:

.

A primeira etapa consiste na identificação de indicadores de usabilidade por meio da literatura no tema para nortear a usabilidade e se necessário a atualização do conjunto de itens.

Na segunda etapa, após a consolidação do instrumento de medida, serão conduzidas entrevistas com os usuários que irão participar da pesquisa.

População da pesquisa: estudantes de agronomia, agrônomos e agricultores da região centro oeste do paraná.

A terceira etapa é análise dos dados e será conduzida através da análise dos dados por meio da estatística descritiva.

Este trabalho consiste em aplicar métodos de avaliações de usabilidade, utilizando como base para a análise e avaliação um aplicativo para Celulares para agricultura desenvolvido pelo professor Dr. Claudio Leones Bazzi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Medianeira.

4. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que com a pesquisa, seja possível verificar qual o índice de usabilidade que se tem no aplicativo ADB MOBILE, sendo que é extremamente necessário que se tenha um alto nível de usabilidade em todo o software aplicativo, e principalmente em software aplicativo utilizados por agricultores, que tendem a ter mais dificuldade na utilização de dispositivos eletrônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com