TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações nas redes

Por:   •  21/6/2015  •  Seminário  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2 AVANÇO DO PROCESSAMENTO DOS OMPUTADORES.......5

3 CASAS DO FUTURO......................................................................6

4 REDES MESH...................................................................................8

5 TRANSUMANISMO............................................................................10

6 SDN........................................................................................................11

7 CONCLUSÃO......................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................13


  1. INTRODUÇÃO

Em um futuro não tão distante, praticamente todos terão acesso à internet e ela será uma parte importante da vida de todos os humanos, sem excessão.

As inovações estão acontecendo a cada dia que passa com um novo celular no mercado, computadores mais potentes, redes integradas em eletroeletrônicos, etc. Imensas redes de computadores na roupa, casa ou no carro de tal forma embutidas em cada aspecto de cada ser humano.

Hoje, não se pode pensar em um mundo onde não houvesse internet, a ligação entre o virtual com o real se tornou algo comum para os usuários.

[pic 1]

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/internet/59239-internet-100-anos-previsoes-futuro-rede.htm

Diante de tanta tecnologia, pergunta-se o que será criado em 20, 30 anos? Será que diante de tantos filmes fictivos, muita tecnologia seria o caos do mundo? A Lei de Moore continuaria sendo válida (dobro de transistor em um chip a cada dois anos)? Computadores com capacidades semelhantes aos seres humanos?

De acordo com Ivan Moura Campos, PhD em Ciência da Computação e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem uma visão muito mais otimista ao futuro real da rede e afirmou que os maiores obstáculos para a expansão da Internet, atualmente, são a má distribuição de renda e seus efeitos diretos.

  1. AVANÇO DO PROCESSAMENTO DOS COMPUTADORES

Com o avanço na velocidade de processamento dos computadores, abriram caminho para a Física Quântica, Inteligência Artificial e a Nanotecnologia.

Os computadores atuais usam transístores, fios e eletricidade, mas, futuramente, podem usar átomos, fibras e luz, se fosse considerado que existisse computadores do tamanho de moléculas, pode-se dizer que esses computadores estariam em todo lugar sem nunca serem vistos. Biocomputadores e nanotecnologias são áreas alvo para tais acontecimentos poderem se realizar.

A nanotecnologia é o processo pelo qual a matéria é manipulada a nível atómico fornecendo a capacidade de "construir" objetos a partir das suas peças mais básicas. Como a robótica e a inteligência artificial, a nanotecnologia já está em utilização uso em várias áreas, oferecendo de tudo, desde roupas resistentes a manchas até melhores bronzeadores. Esses avanços na nanotecnologia é provável que continuem no futuro, tornando este um dos aspectos mais poderosos de computação no futuro.

Hoje, a internet é uma rede com mais de 575 milhões de computadores, em 2020, será uma rede com bilhões de dispositivos de todos os tipos, desde celulares até pontes, praticamente tudo será conectado a internet. Futuramente, o número de pequenos, mas, considerados poderosas máquinas encontradas todos os dias, será na ordem de milhões, em nível atômico, não vão ser visíveis, mas, estarão à volta e o acesso a poderosa rede de computadores, poderá vir de apenas um único dispositivo de computação usado sobre ou dentro do corpo do ser humano.

Computação quâtica também, além de apresentar utilização empresarial, irá levar a experiência da computação para a área doméstica. O computador quântico é apontado como um grande salto em frente na tecnologia de computação, com implicações interessantes para tudo, desde a pesquisa científica às previsões do mercado de ações.

(http://redes-e-servidores.blogspot.com.br/2011/01/o-futuro-dos-computadores-visao-geral.html)

  1. CASAS DO FUTURO

[pic 2]

Fonte: http://pro.casa.abril.com.br/profiles/blogs/como-ser-a-cozinha-do-futuro

Há pouco tempo atrás, a maioria das casas, possuia apenas um aparelho capaz de conectar a internet, o computador. Hoje vê-se que o número multiplicou, uma casa média possui: notebook, tablet, smartphone, smart TV, media center, relógios, video game e, às vezes, outros aparelhos com conexão.

No futuro, diferentes utensílios e sensores estarão no corpo humano na forma de wearables.

Somente em uma casa, serão n ações que a casa irá tomar:

  • Quando chegar em casa, o aparelho de som irá ligar com o som adequado para o momento;
  • Refrigeração de acordo com a temperatura automaticamente;
  • Geladeira com interface touchscreen que informa o que há nela;
  • Sugestão de alimentos que podem ser preparados, de acordo com o histórico alimentar;
  • Luzes se auto ajustaram para o momento, entre outras coisas.

A próxima revolução da internet não é somente ela se tornar uma estrutura consciente de sensores e algoritmos que permitam tudo à sua volta, mas também apresentar a capacidade desses dados de preverem o que a pessoa quer ou do que a pessoa precisa antes mesmo de a pessoa perceber que precisa.

(http://www.tecmundo.com.br/internet/59239-internet-100-anos-previsoes-futuro-rede.htm)

  1. REDES MESH

Nos paradigmas das comunicações a internet representa um modelo descentralizado, que ao contrário da TV por exemplo não depende de um centro emissor, entretando depende fortemente da infra-estrutura de tefefonia para trocar seus pacotes de dados. Redes Mesh ao contrário da internet é um sistema livre de infra-estrutura, onde os usuários podem fazer a sua própria infra-estrutura que não contaria com um núcleo emissor de sinal onde todos os receptores dependem. Redes mesh também chamadas de redes virais se comporta tal como, contaminando a célula vizinha, tendo como propragação os computadores mais próximos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (285.2 Kb)   docx (164.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com