TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração e interoperabilidade de redes móveis: Associação e handover

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 12

Júlio Mambule júnior

Integração e interoperabilidade de redes móveis: Associação e handover.

Universidade pedagógica

Nampula

2017


Júlio Mambule Júnior

Integração e interoperabilidade de redes móveis: Associação e handover.

Trabalho de carácter avaliativo da cadeira de comunicações móveis, do curso de Licenciatura em Informática com habilitação em Eng. de redes, 4º ano regular leccionado pelo docente:

PHD: Sidónio Cipriano Turra

Universidade pedagógica

Nampula

2017


Índice

1.1. Objectivos        4

1.2 Metodologias        4

2Interoperabilidade        5

2.1 Interoperabilidade dos dispositivos móveis        5

2.2 Tipos de integracao e interoperabilidade dos dispositivos móveis        5

3Handover        6

3.1Tipos de handover        7

4Procedimentos de Handover        7

5Classificação dum handover        8

6Tarefas do Handover        10

Conclusão        12

Bibliográfia        13

Índice de figuras

Fig. 1 – Soft handover………………………………………………………………………7


Capitulo I

  1. Introdução

Em redes celulares, o procedimento empregado para tratar a transição entre células por um dispositivo móvel durante a migração é conhecido por Handover ou handof. O handover horizontal, nas redes celulares, consiste em transferir a responsabilidade da comunicação de dados de uma estação base para outra, isto é, iniciar uma comunicação em uma nova estação base e proceder uma actualização na rede de modo que o dispositivo móvel mantenha as suas comunicações em andamento. O handover é um procedimento custoso porque envolve diversas tarefas que podem causar interrupções no fornecimento de serviços e degradação no desempenho das aplicações.

O trabalho está estruturado em três partes a saber: elementos pré-textuais (resumo, introdução, objectivos, metodologia índice), desenvolvimento (onde está detalhado o tema), e elementos pós-textuais (conclusão, bibliografia). E tem como objectivos:

1.1. Objectivos

1.1.1 Objectivo geral

  • Falar da Integração e interoperabilidade de redes móveis: Associação e handover.

1.1.2 Objectivos específicos

  • Descrever a interoperabilidade das redes móveis;
  • Explicar o funcionamento do processo handover.

1.2 Metodologias

Para a elaboração deste trabalho seguiu-se alguns padrões de elaboração de trabalhos científicos da UP e também as consultas bibliográficas para estudo do tema em pesquisa, e a internet para melhor entender o tema em estudo e confrontar as ideias encontradas. Quanto a abordagem desta pesquisa é descritiva ilustrativa, e os resultados foram alcançados através de uma pesquisa bibliográfica e internet.

Capitulo II

  1. Interoperabilidade

De acordo com MANI, (2006). Na área da tecnologia de informação a interoperabilidade é a troca de informações e/ou dados através de computadores. Interoperabilidade é também a capacidade de comunicar, executar programas através de várias unidades funcionais, utilizando-se de linguagens e protocolos comuns.

Para KIM, (2005). Interoperabilidade das redes móveis é a capacidade de um sistema informatizado tem de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias. Seja um sistema de portal, seja um sistema educacional ou ainda um sistema de comércio electrónico, ou e-commerce, hoje em dia se caminha cada vez mais para a criação de padrões para sistemas.

2.1 Interoperabilidade dos dispositivos móveis

A grande incidência no desenvolvimento de novas tecnologias tem se espalhado intensamente pelo globo. Mas como integrar imensa quantidade de tipos de tecnologias? Diante dessa questão o termo interoperabilidade foi inserido no contexto electrónico. Tal termo refere-se à integração dos dispositivos móveis como: smartphone, tablets, netbooks, TVs com internet dentre outros, sobretudo em redes sem fio e dispositivos com wi-fi integrados, eles formam uma grande chave de disseminação da informação pelo Mundo. A busca por dispositivos capazes de adaptarem-se a um número maior de tecnologias tem sido a questão da actualidade, no momento em que os serviços descentralizados transformam a internet numa necessidade quase que essencial para muitos usuários. Já existem estudos recentes sobre tais dispositivos. Pesquisas desenvolvidas por órgãos competentes com BBCi, W3C e Open Mobile Alliance (tv digital, web e móveis respectivamente) concluíram que arquivos com formato JPEG e AAC são comuns nos 3 tipos de tecnologias citadas. O sonho de visualizar grandes tecnologias unidas em prol da disseminação da informação torna possível o investimento na interoperabilidade. Outro aspecto a ser analisado é fato de que o aprimoramento de interfaces com multiplicidade de recursos tecnológicos deve seguir o ritmo de inovação das existentes e o surgimento de outras novas. (IDEM)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (367.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com