TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução sobre microprocessadores

Trabalho acadêmico: Introdução sobre microprocessadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 7

(Parte 1 de 6)

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Departamento de Inform ática

Cuiabá – MT

Autores: Amarildo Arruda Eleduardo Max Luciano Rigolin de Almeida

Ricardo Ribeiro do Santos

Responsável: Prof. Dr. Nivaldi Calonego Junior

ÍNDICE ANALÍTICO RESUMO 01

ABSTRACT 02 INTRODUÇÃO 03 1. Introdução Sobre Microprocessadores 04 1.1 Unidade de Aritmética e Lógica – UAL 05 1.2 Registradores 05 1.3 Unidade de Controle 05 1.4 Relógio 05 1.5 Registrador de Instrução (RI) 06 1.6 Contador de Instrução 06 1.7 Decodificador de Instrução 06

1.8 Registrador de Dados de Memória – RDM e Registrador de Endereços de Memória - REM 06

1.9 Termos utilizados para definir alguns conceitos sobre microprocessadores 07

2.6 Pentium 17 2.7 AMD 19 2.8 Cyrix 19 3. CISC X RISC 21 3.1 Princípios técnicos de máquinas RISC 2 3.2 Uma Instrução por Ciclo da Via de Dados 23 3.3 Arquitetura LOAD/STORE 23 3.4 Pipelining 24 3.5 Uso de Registrador 24 3.6 Por que processadores RISC não decolaram? 24 3.7 Algumas informações técnicas sobre processadores RISC 25 3.7.1 Digital Equipment 25 3.7.2 MIPS 25 3.7.3 Sun Microsystems 26 3.7.4 Hewlett – Packard (HP) 26 4. Considerações Finais 27 5. Bibliografia 28

4 LISTA DE FIGURAS

5 LISTADETABELAS

Tab. 3.1: Comparação entre três máquinas CISC típicas com as três primeiras máquinas RISC 2

Tab. 3.2 - Características das máquinas RISC e CISC 23

Tab. 3.3: Uma máquina RISC com pipeline contendo LOAD (L) e STORE (L) atrasados 24

6 RESUMO

O presente trabalho visa fornecer informações conceituais e práticas sobre microprocessadores. O microprocessador também conhecido como CPU ou UCP é um chip que mantém as funções de processamento e controle de instruções, está localizado sobre a placa mãe do computador. Esse chip sofreu transformações tecnológicas ao longo dos anos, proporcionando aos computadores um aumento considerável em seu poder computacional e na sua flexibilidade de uso. Paralelamente à evolução das CPUs, os computadores passaram a ser utilizados por um número cada vez maior de pessoas, pois a medida em que as máquinas passaram a ter uma alta demanda o preço sofreu considerável redução, sendo essa uma tendência seguida até os dias atuais. Dessa forma, os microprocessadores tem conduzido a evolução tecnológica da computação, pois assim que novos chips são lançados no mercado, são também lançados softwares e dispositivos mais poderosos, com o intuito de proporcionar maior rapidez, flexibilidade e confiabilidade na execução de tarefas.

7 ABSTRACT

The present work provider concepts and pratics informations about microprocessors. The microprocessor knowledgeable too as CPU or UCP is a chip that support the functions processing and control of instructions, is located on the mother board of the computer. This chip suffered tecnologics transformations of long in the years, providing in the computers a increase considerable in your power computacionable and your use flexible. Paraleling the CPU’s evolution, the computers were used for the number gradualing greatter of the peoples, so while machines spending to have a high demand the price suffered considerable reduction, like this a tendency continuous until the current days. So, the microprocessors have to leaded the computacion’s evolution tecnology, so that new chips are lanced in the marketing, are too lanced softwares and peripherals powerfull, with the aim to provide greater speed, flexibility and entrustable in the jobs execution.

8 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar um vasto assunto relacionado aos microprocessadores, pois estes podem ser considerados o cérebro ou até mesmo o coração de um microcomputador. É nele que é feito o gerenciamento de todos os recurso disponíveis no sistema. Seu funcionamento é baseado em programas e procedimentos, tudo que acontece em um computador provém da CPU ou UCP, ou seja, Unidade Central de Processamento, também poder ser chamada e referenciada como processador ou microprocessador, no qual é o nosso assunto que iremos ver de agora em diante.

No capítulo 1, poderemos saber quais são os dispositivos que fazem parte de um microprocessador. Com definições claras e objetivas poderemos saber e assimilar o que é uma UAL, um registrador, uma unidade de controle, os termos utilizados para definir conceitos sobre microprocessadores, bem como sua metodologia de linha de montagem, que é chamada Pipeline, que nada mais é que um composto de várias etapas de instruções do microprocessador, de forma seqüêncial (Cap. 1.10).

No capítulo 2, veremos as categorias dos microprocessadores, como os fabricantes começaram a desenvolver essa tecnologia, que até nos dias atuais vem sendo modificada a cada dia.

Em meados de 1978 a Intel fabricante de microprocessadores lança o 8086 um microprocessador duas vezes mais rápido que seu antecessor o 8080, que tinha várias vantagens em relação ao seu antecessor (Cap. 2.5). Desse ponto em diante, começa a evolução dos microprocessadores, de acordo com o surgimento de novas idéias e utilizações a Intel acrescentava nova tecnologia em seu 8086, passando para um processador com vantagens elevadas acima dele. Dessa forma ela vem chegando ao auge, sempre inovando o mundo dos microprocessadores.

Em 1991 foi um ano bastante confuso para os usuários que estavam prestes a adquirir um microcomputador, foi o ano em que a Intel, fabricantes dos processadores Pentium atuais, dava continuidade na sua família de microprocessadores 80x486 (Cap. 2.5) que oferecia na época duas versões, na qual era o 486 SX e o 486 DX que vieram com um desempenho fantástico em relação aos seus antecessores. Na mesma época em que os microprocessadores da Intel reinava absolutamente o domínio da tecnologia de processamento, surgiu os concorrentes AMD e Cyrix, com versões que viriam baratiar os preços, e dar vantagens para nós usuários.

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com