TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microprocessador Intel 80386

Seminário: Microprocessador Intel 80386. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 3

INTEL 80386

O microprocessador 80386 (ou i386)da Intel foi utilizado em diversos microcomputadores entre  1986 e 1994. O 80386 foi um divisor de águas na indústria de informática que dá suporte à plataforma PC, pois foi o primeiro a utilizar multitarefa  (capacidade de executar mais de uma aplicação ao mesmo tempo), instruções de 32 bits e memória em modo protegido de maneira realmente eficiente, ele é considerado o processador mais importante já criado.

INTEL 80386 e 80486

Lançados entre o meio e o fim da década de 80, trabalhavam com 40 MHz e 100 MHz, respectivamente. O 80386 permitiu que vários programas utilizassem o processador de forma cooperativa, através do escalonamento de tarefas. Já o 80486 foi o primeiro a usar o mecanismo de pipeline, permitindo que mais de uma instrução seja executada ao mesmo tempo no computador.

PASSO 2: CARACTERISTICAS DOS PROCESSADORES UTILIZADOS NOS COMPUTADORES PESSOAIS

Existem no mercado vários modelos de processadores, que apresentam preços e desempenho diferentes, todo processador tem sua frequência de operação medida em Mega hertz (MHz) a frequência também é chamada de clock, a memória é a principal ferramenta e pouco evoluiu com o passar do tempo.

BARRAMENTOS

Processadores também possuem barramentos que são responsáveis pela interligação e comunicação dos dispositivos em um computador, para o processador possa se comunicar com a memória e o conjunto de dispositivos de entrada e saída.

CLOCK INTERNO

Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno (ou apenas clock) serve justamente a este fim, ou seja, basicamente, atua como um sinal para sincronismo. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, dá-se a esse acontecimento o nome de "pulso de clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.

FSB (FRONT SIDE BUS)

As frequências com as quais os processadores trabalham são conhecidas como clock interno. Mas, os processadores também contam com o que chamamos de clock externo ou Front Side Bus (FSB)

O FSB existe porque, devido a limitações físicas, os processadores não podem se comunicar com o chipset e com a memória RAM - mais precisamente, com o controlador da memória, que pode estar na ponte norte (northbridge) do chipset - utilizando a mesma velocidade do clock interno. Assim, quando esta comunicação é feita, o clock externo, de frequência mais baixa, é que entra em ação.

BITS DOS PROCESSADORES

O número de bits é outra importante característica dos processadores e, naturalmente, tem grande influência no desempenho deste dispositivo. Processadores mais antigos, como o 286, trabalhavam com 16 bits. Durante muito tempo, no entanto, processadores que trabalham com 32 bits foram muitos comuns, como as linhas Pentium, Pentium II, Pentium III e Pentium 4 da Intel ou Athlon XP e Duron da AMD. Alguns modelos de 32 bits ainda são encontrados no mercado, porem, o padrão atual são os processadores de 64 bits, como os da linha Core i7, da Intel, ou Phenom, da AMD. Em resumo, quanto mais bits internos o processador possuir, mais rapidamente ele poderá fazer cálculos e processar dados em geral, dependendo da execução a ser feita.

MEMÓRIA CACHE

Os processadores trabalham, basicamente, com dois tipos de cache: cache L1 e cache L2. Este último é geralmente mais simples, costuma ser ligeiramente maior em termos de capacidade, mas também um pouco mais lento. O cache L2 passou a ser utilizado quando o cache L1 se mostrou insuficiente, em alguns processadores é possível encont

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »