TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kurose - Resumo Redes

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 8

Revisão Redes

Camada de Aplicação (A)

Camada de Transporte (P.I. – Socket)

Camada de Rede (Endereçamento IP)


Questão

A questão não diz nada sobre garantia de entrega, então você tem 1200bytes para entregar, a questão não está falando se tem que ser em ordem, a única coisa que deve ser feita é garantir 1200bytes cheguem até a aplicação correta. Então é necessário o que;

  • Porta Destino
  • Endereço Destino
  • Porta Origem                        (               Obter retorno                )
  • Endereço Origem                 (                                        )

Com essas informações você consegue repassar para o processo de aplicação correto (já que possui a porta destino), e com as informações de origem você consegue fazer o retorno pra rede.

Quando fala-se em porta origem e destino por exemplo, o TCP, quando estabelece uma conexão usa essas quatro informações. (juntamente com os mecanismos de garantia de transmissão confiável de dados, numeração, temporização).

O UDP garante a entrega tendo as informações de Destino (Porta e Endereço), dentro do pacote é que vem as informações de Origem, não são usadas para garantir consistência mas você precisa dessa informação para buscar o retorno do pacote que foi enviado.

c) O protocolo da camada de transporte tem que fazer algo no núcleo da rede de computadores?
Não.

Geralmente a camada de transporte não se envolve com o núcleo da rede, no caso da pilha de protocolos internet NÃO MESMO. (não faz sentido).

-/Dúvida do aluno/-

Quando chega-se na camada de rede ele vai transformando o datagrama IP, dentro do cabeçalho existem os campos IP de origem, destino... as informações são obtidas através desse lugar, dessas informações?


Quando a aplicação manda, quando você faz uma conexão em C (ou qualquer outra linguagem que você vá usar) as informações vem da definição da sua aplicação que está sendo chamada, criando o socket com a porta de origem, seguindo a característica da sua interface e não da máquina.

Fazendo isso você passa para a camada de transporte todas essas informações, um cabeçalho da camada de transporte precisa ter essa informação (endereço de origem e endereço de destino) ? Não precisa ter essa informação no cabeçalho.

Mas essas informações são repassadas para a camada de rede, e na camada de rede é preciso o endereço IP de origem e o endereço IP de destino. A informação chega até aplicação, porque pode ser enviado de volta um pacote, mas a utilização efetiva dela é na camada de transporte (porta de transmissão - socket).

Voltando ao esquema do início:

Camada de Aplicação (A)

Camada de Transporte (P.I. – Socket)

Camada de Rede (Endereço IP)

Cada um faz sua parte, quando você “cai” na camada de rede, o que acontece? O endereço IP é usado para sair da origem e chegar a seu destino. Essa é a função do Endereço IP.

Ele sabe se o que ele está carregando é UDP ou TCP, se é um vídeo ou dados, sabe também o tamanho (quantos dados tem ali), e sabe onde tem que entregar – nesse endereço de destino. Chegando ao endereço de destino, saindo do IP – o IP “olha” para quem deve entregar na camada de cima (Exemplo, TCP ou UDP).  A camada de Transporte por sua vez vai analisar ao receber o pacote, se for UDP ele vai verificar internamente o pacote e encaminhar a porta de destino – olha-se para a camada de cima, que é a aplicação e entrega.

Se for TCP, além de entregar a medida que a aplicação esta “puxando” os dados a camada de transporte vai conferir se o pacote está na sequência correta, se está íntegro – e então envia um ACK ou NACK.

Cada camada tem sua função (“cada uma faz sua parte”) não há sobreposição de tarefas, por isso foram definidas diferentes camadas.

Camada de Aplicação – cuida dos protocolos da camada de aplicação. HTTP, FTP, ele vai cuidar das informações necessárias e suficientes do protocolo para que o aplicativo que usa o protocolo em questão tenha as informações necessárias para trabalhar.

Camada de Transporte – cuida do transporte, de um host para o outro, para receber e entregar para a aplicação correta “do outro lado”.  Não estando envolvido em como o pacote vai chegar ao destino, ou em que caminho o pacote precisa tomar para chegar ao destino. (Ele recebe pacotes, verifica a ordem – se for TCP – e executa a sua função).

Camada de Rede – cuida do caminho fim-a-fim, ou seja, de um endereço IP origem com um endereço IP destino (como esse pacote vai chegar).

Camada de Enlace

Camada Física


Questão P3 - Quantos endereços IP tem um roteador?

Roteadores possuem endereço IP, um para cada interface. A interface de rede define o IP, então o endereço IP não é da máquina mas sim da interface.

Questão P3 – Qual a diferença entre repasse e roteamento?

Repasse – É uma tabela gerada a partir do algoritmo de roteamento. (Chegou em uma interface, um pacote com IP olho a tabela de encaminhamento (repasse) e vejo por onde o pacote deve sair para alcançar o destino (o repasse olha só o destino) – Exemplo, para sair precisa ir pela porta de saída numero 4 –> encaminha para ela.

Roteamento – o algoritmo que é executado nos roteadores, nos hosts (dependendo da quantidade de placas que ..) que determina a tabela de encaminhamento (repasse), com as melhores rotas da origem ao destino.

Questão P3 – Algoritmos globais que enxergam a rede inteira, sabem toda a topologia da rede, todos os custos. Decidem localmente, mas conhecem a topologia da rede.
Algoritmos descentralizados que conhecem a eles e aos vizinhos, como os vizinhos conhecem os vizinhos, as informações vão sendo trocadas e convergem para a rota ótima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com