TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista 2 - Sistemas Operacionais A

Por:   •  3/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de Exercícios 2 - Sistemas Operacionais A

1-) Em qualquer situação onde 2 ou mais processos compartilham recursos, é necessário que haja mecanismos de controle para contornar esse tipo de problema, também conhecido como "race conditions".

2-) Se não houver nenhum mecanismo de controle, pode ocorrer de threads diferentes acessarem uma variável em memória ao mesmo tempo, podendo resultar em uma inconsistência nos dados. Exemplo do banco alemão citado em aula. Esse tipo de problema pode ocorrer por falta de robustez ao tratar acessos simultâneos. O sistema de semáforos seria, por exemplo, uma resolução possível.

3-) Race condition é a situação onde dois ou mais processos querem compartilhar um recurso e o resultado final depende de quem executou e a ordem que foi executado.

4-) A parte do programa onde a memória compartilhada é acessada.

5-) É a técnica usada para evitar que dois processos/threads acessem simultaneamente um recurso compartilhado. O uso de semáforos assegura que a região critica não será acessada pelos processos/thread simultaneamente, sinalizando caso a região estiver em uso e barrando qualquer tentativa de acesso.

6-) Utilizando a exclusão mútua como mecanismo de controle, é possível garantir exclusividade na região crítica e, consequentemente, evitando o acesso simultâneo à mesma.

7-) Ao desabilitar as interrupções, o usuário pode perder controle da CPU, já que o S.O não será chamado para retirar o processo e, no caso de CPU's multiprocessadas, só um dos núcleos teria as interrupções desabilitadas, sendo possível haver acesso simultâneo à região critica por meio de outros núcleos. Útil para o Kernel. A exclusão mútua via software é sempre mais viável, tendo em vista que viabiliza mais possibilidades de aplicação e garante que a CPU não será monopolizada.

8-) Com espera bloqueada, a CPU não é utilizada até que o recurso esteja livre, garantindo maior

confiabilidade de que não ocorrerá acesso simultâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com