TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Programação Python - Listas e Dicionários

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Lista 03

  1. Escreva uma função que leia um arquivo texto em um determinado formato contendo dados sobre os estudantes e gere um dicionário a partir dos dados contidos em tal arquivo. Os dados no arquivo são: nome do aluno, matrícula, nota no semestre e quantidade de faltas. A chave do dicionário deve ser o número de matrícula do aluno e o valor, uma lista contendo o restante dos seus dados (nome, nota, e faltas).

Exemplo do arquivo de entrada:

[pic 1]

Exemplo de execução:

[pic 2]

  1. Utilizando o dicionário lido na questão anterior, crie uma função que salve em um arquivo texto no formato json e binário os alunos que tiverem nota abaixo do valor mínimo para aprovação (60 pontos). Dica: pesquise sobre a biblioteca json da linguagem Python.

Exemplo de execução:

[pic 3]

  1. Crie um programa que inicialmente leia os dados de várias pessoas e os armazene em um dicionário. Os dados que deverão ser lidos são: nome, CPF, data de nascimento, telefone e escolaridade. A leitura de tais dados deve ser feita a partir de uma função. Após tal leitura, deve ser mostrada na tela um terminal de consulta, onde deve ser inserido o CPF da pessoa e seus dados deve ser mostrado caso tal CPF exista. Caso contrário, deve mostrar uma mensagem de CPF não cadastrado.

        Exemplo de execução:        [pic 4]

  1. Faça uma função que receba como parâmetro uma string e verifique se está é palíndromo ou não. Relembrando: uma string é considerada palíndromo quando lida da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda dá o mesmo resultado.

Exemplo de execução:

[pic 5]

  1. Implemente uma função que é capaz de realizar o cálculo do logaritmo em qualquer base. A função deve receber o valor e a base, retornando o valor do log. Lembre-se, que . Importante saber que para a utilização da função log é necessário primeiramente utilizar import math.[pic 6]

Exemplo de execução:

[pic 7]

  1. Um banco deseja criar um novo sistemas de senhas para seus clientes. A senha é gerada a partir da data de nascimento do cliente, funcionando da seguinte forma:
  1. Somar os dígitos do dia de nascimento
  2. Somar os dígitos do mês de nascimento
  3. Somar os dois últimos dígitos do ano de nascimento

        A senha é gerada pela soma dos valores de a, b e c.

        Inicialmente, deve ser feita uma função que receba como parâmetro um número inteiro de dois dígitos e realize a soma destes valores. Dica: 13/10 -> 1 e 13%10 -> 3.

        Posteriormente, deve ser feita uma função que receba o dia, mês e ano de nascimento do cliente e retorne o valor da senha. Sempre de utilizar a função de soma já definida.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (254.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com