TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÁZARO CHASSONGA LUCAS

Por:   •  10/10/2019  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

LÁZARO CHASSONGA LUCAS

Resolução Trabalho

Análise e Desenho Orientada ao Objecto

  1. Define-se uma interacção como um comportamento que consiste na troca de um conjunto de mensagens entre objectos, dentro de um contexto, para atingir um objectivo.
  2. Um diagrama de interacção é composto pelos seguintes elemento abstractos de modelação:
  • Objectos
  • Ligações (links)
  • Mensagens
  1. A principal função de um diagrama de sequência é de realçar ordem cronológica das mensagens entre objectos.
  2. Mensagem é a especificação da comunicação entre objectos.
  3. Num diagrama de sequência, as mensagens podem ser de tipo:
  • Síncrono,
  • Assíncrono,  
  • Simples ou
  • De retorno.
  1. No diagrama de sequência existe uma linha temporal que acompanha o ciclo de vida dos objectos, onde também pode ser representado o intervalo de tempo. Neste intervalo, o objecto tem o controlo para processamento e envio de mensagens.
  2. O diagrama de colaboração realça a organização estrutural dos objectos que enviam e recebem mensagens. Possui uma equivalência semântica com o diagrama de sequência, no entanto representa a informação de uma forma diferente. Enquanto que o diagrama de sequência está rigidamente ligado à variável tempo, o diagrama de colaboração apenas demonstra a interacção entre os objectos.
  3. As ligações entre os objectos podem possuir estereótipos nos seus extremos que as classificam. Significa que é uma ligação ao próprio objecto, permitindo assim que o objecto envie mensagens a si mesmo.
  4. Caso as mensagens requeiram repetições, como no exemplo do adicionar itens à encomenda, existe a possibilidade de adicionar um prefixo de repetição ao número da mensagem. Este prefixo pode ser simplesmente * para repetições não quantificadas ou um intervalo tipo [i : = l . . n ] , onde n será o limite superior.
  5. O diagrama de sequência é utilizado para ilustrar o cenário em que um cliente cria uma encomenda, adiciona itens e confirma a encomenda. Neste caso, um objecto Cliente cria uma nova encomenda, usando a mensagem com o estereótipo «create».
  6. À medida que cada verificação de permissões vai terminando é enviado um sinal ao objecto Controlo Acesso, que regista aseu resultado individual e remove o respectivo objecto de permissões, sendo representado por um sinal de destruição (X),cuja representação é opcional (um objecto pode autodestruir-se).Quando o último objecto de permissões termina, o resultado global da verificação de acesso é retornado.
  7. Uma mensagem condicional é representada entre parêntesis rectos [ ].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com