TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR SÃO LUCAS

Casos: VIOLÊNCIA SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR SÃO LUCAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 12

RELATÓRIO CIENTÍFICO

VIOLÊNCIA SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR SÃO LUCAS

Juazeiro do Norte-CE

Setembro de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

FRANCILENE FERNANDES SÁ /RA: 285799

LUCIANA GONÇALVES SARAIVA GOMES /RA: 309327

Juazeiro do Norte-CE

Setembro de 2013

Índice

1.0. Objetivo do Relatório Científico

2.0. Introdução

3.0. Parte experimental

3.1. Quadro síntese I – Definições de política pública

3.2. Estudo de caso

3.3. A importância das políticas públicas

4.0. Quadro síntese II – Indicadores sociais

4.1. A relação entre indicadores sociais e as políticas públicas

4.2. Indicadores sociais: um breve histórico

4.3. Indicadores sociais estudados

5.0. Política Pública Formulada

6.0. A atuação do profissional do Serviço Social

7.0. Conclusão

8.0. Bibliografia

Objetivo

Dada à realidade populacional do nosso País e as mazelas sociais existentes, o presente relatório científico tem como finalidade, promover uma breve análise sobre a importância dos indicadores sociais para obtenção de êxito na elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas públicas, aqui em especial nos referiram à política da saúde de nosso país. Ressaltaremos também o estudo de caso, identificado no Hospital e Maternidade São Lucas de juazeiro do Norte-CE onde através da avaliação do caso, da rede cegonha e dos dados bibliográficos coletados, apresentaremos uma proposta de política pública como forma de transformação da realidade e maximizar o êxito da política da rede cegonha.

Introdução

Este trabalho apresenta uma reflexão da prática do Serviço Social na área da saúde junto às adolescentes grávidas no Hospital e Maternidade São Lucas. Este estudo busca desvelar todas as formas de ação dos Assistentes Sociais diante das demandas no âmbito hospitalar, desmistificando as ideias passadas que remete esses profissionais à ações ligadas a filantropia e bondade. Assim esses profissionais precisam estar pautados para intervir com técnicas e práticas e antes disso identificar os fatores geradores de tantas problemáticas, assim diminuindo o índice de reincidências nessa área.

As ações cotidianas dos profissionais buscam efetivar direitos dos usuários com os princípios e diretrizes preconizados no Código de Ética profissional. Utilizou-se como base a pesquisa bibliográfica, documental, a observação e ações práticas advindas do estágio curricular do curso de Serviço Social.

O interesse pelo tema se deu pelas inúmeras ocorrências de vermos pacientes conversando entre si sobre o que é o trabalho dos profissionais de Serviço Social, poucas tinham a iniciativa de virem até uma de nós e questionar diretamente. Nosso desejo é mostrar-lhes o quão é importante mas também esclarecer nosso real papel junto a instituição.

Quadro Síntese I – Definições de política pública

Mead (1995)

“um campo dentro do estudo da política que analisa o governo a luz de grandes questões públicas”.

Lynn (1980)

“um conjunto de governo que irá produzir efeitos específicos”.

Peters (1986)

“política pública é a soma das atividades dos governos que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos”.

Dye (1984)

“o que o governo escolhe fazer ou não fazer”.

Quadro I

Fonte: Rafael B.D., O que é política científica e

Tecnológica?

Definir políticas públicas é fazer referências ao conjunto de metas e decisões que são tomadas com propósito a serem desenvolvidas, fixando ações e estratégias de superação, são de iniciativas do poder público, seja de nível Estadual, Federal ou Municipal.

Em meio a uma sociedade moderna em que se observam inúmeras problemáticas de cunho: político, social, educacional, econômico, habitacional, trabalhista dentre outros fatores que tornam a vida cotidiana da população um caos social, neste contexto, torna-se um desafio propor ações que tragam respostas positivas no que se refere a invenção de dada realidade e necessidade social, para isto, elaboram-se políticas públicas que trazem propostas de superação voltadas na intervenção e com o intuito de amenizar as demandas sociais existentes. No entanto, observa-se que no percurso entre elaboração, implantação, aplicação e avaliação das mesmas, estas perdem credibilidade em suas execuções, isto muitas vezes acontece pela falta de monitoramento e fiscalização correta das etapas de implantação. Um outro fator não menos importante refere-se aos interesses que norteiam a elaboração de determinada política, quais são os interesses e quem são os beneficiados de tal política.

Estudo de caso

O numero de casos de abuso sexual na infância e adolescência vem aumentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com