TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual PIM 8

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

Fundação Francisco Mascarenhas

Faculdades Integradas de Patos

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

NOME DO ALUNO TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS

TÍTULO DO TRABALHO TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS FONTE ARIAL TAMANHO 14: subtítulo em letras minúsculas separado por dois pontos do título

Patos-PB

2010



NOME DO ALUNO EM LETRAS MAIÚSCULAS

TÍTULO DO TRABALHO TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS FONTE ARIAL TAMANHO 14: subtítulo em letra minúscula separado por dois pontos

Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Fundação Francisco Mascarenhas das Faculdades Integradas de Patos, como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Sistemas de Informação.

ORIENTADOR: Nome do Orientador

Patos – PB

2010


Na versão final da monografia, após a defesa e feita as devidas correções no documento, deve ser providenciada a ficha catalográfica. Elaborada pelo bibliotecário da FIP/SI, deve ser colocada no verso da folha anterior.

Essa folha atual deverá conter a folha de aprovação com data e assinatura dos membros da banca. Ela será entregue ao aluno no dia da defesa, devidamente assinada, e deve substituir essa folha onde estão escritas essas informações.

Para a versão da monografia a ser entregue para a banca, antes da defesa, essa folha deve ser suprimida.


Essa folha de dedicatória é opcional. Se houver, a dedicatória deve ser inserida aqui.



AGRADECIMENTOS

Essa folha de agradecimentos também é opcional. Caso haja, os agradecimentos devem ser colocados aqui. Pode-se utilizar lista de tópicos ou parágrafos sucessivos. A fonte permanece Arial, tamanho 12 e o espacejamento de linhas 1,5.


RESUMO

Elemento obrigatório, o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões da monografia. Deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Quanto a sua extensão o resumo deve ter de 150 a 500 palavras. Devem-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem. Abaixo do resumo, devem ser apresentadas as palavras chaves do trabalho antecedidas da expressão “Palavras-chave:”, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As regras/recomendações aqui expostas foram retiradas da norma técnica ABNT/NBR 6028 que trata exclusivamente da apresentação de resumos.

Palavras-chave: Modelo. Normas. Monografia.


ABSTRACT

This element is also obligatory. It can be written in English, Spanish or French. If English is chosen, the page title must be “ABSTRACT”, if Spanish, “RESUMEN”, and if French, “RÉSUMÉ”. The same rules/recomendations explained earlier, to make the portuguese abstract, must be follow.

Key-words: Template. Rules. Monograph.


LISTA DE FIGURAS

Esse elemento é opcional. Caso não haja figuras na monografia, retirar essa página. Caso haja, colocar na ordem apresentada no texto. Colocar o número e nome da figura, acompanhado do respectivo número da página.

Exemplo:

Figura 1 - Logomarca ABNT        

Figura 2 - Exemplo de código-fonte        



LISTA DE TABELAS

Esse elemento é opcional. Caso não haja tabelas na monografia, retirar essa página. Caso haja, colocar na ordem apresentada no texto. Colocar o número e nome da tabela, acompanhado do respectivo número da página.

Exemplo:

Tabela 1- Nome da primeira tabela        



LISTA DE SIGLAS

Esse elemento é opcional. Colocar, em ordem alfabética, as siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras correspondentes escritas por extenso.

Exemplo:

ABNT  Associação Brasileira de Normas Técnicas

NBR Norma Brasileira



SUMÁRIO

Elemento obrigatório. Deve constar o título de todas as seções e subseções do texto acompanhadas do respectivo número da página. O sumário desse modelo segue abaixo como exemplo.

1        Introdução        

1.1        Seção secundária        

1.1.1        Seção terciária        

1.1.1.1        Seção quaternária        

1.2        Outro exemplo de seção secundária        

2        Outro capítulo        

3        Mais um capítulo        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com