TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Desenvolvimento XML

Artigo: Manual de Desenvolvimento XML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 1 – Manual de Desenvolvimento XML.

Foi feito um texto descritivosda linguagem XML com seus respectivos objetivos e características mais importantes. Foi construída uma tabela descritiva dando exemplo de como deve ser utilizado à sintaxe da linguagem XML para construção da mesma.

Foi feito um arquivo XML, cujo objetivo era construir uma interface, afim de unificar as duas empresas propostas no texto, levando em consideração os dados divergentes e também relevantes de ambas empresas.

Texto descritivo das sintaxes da linguagem XML

XML É uma linguagem de marcadores e foi criada para descrever dados. É uma linguagem extensível, pois não se limita a um número de tags, podendo criar suas próprias tags. Existem algumas diferenças entre as linguagens HTML e XML, e uma das mais importantes é entender que a estrutura e as tags usadas em documentos HTML são predefinidas, podendo ser usadas somente as tags que estão definidas em HTML padrão. Ao contrário, o XML permite que o autor defina as suas próprias tags e também a estrutura do seu documento. A XML utiliza elementos e atributos, os quais são indicados nos documentos através das marcas. O XML foi construído para ser uma linguagem formal, desde o ponto de vista dos dados e maneira de salva-los, fácil de ler, editar, implantar, programar e aplicar aos demais sistemas.

Auxiliar os sistemas de informação no compartilhamento de dados (especialmente via internet), codificar documentos e inserir seriais nos dados comparando o texto com o de outras linguagens baseadas em serialização é também objetivo desta linguagem.

O XML traz uma sintaxe básica que pode ser utilizada para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento separadamente de seu formato, tornando simples para reutilizar o código em outras aplicações para diferentes propósitos. Portanto, uma das suas principais características é sua portabilidade, pois, por exemplo, um banco de dados pode escrever um arquivo XML para que outro banco consiga lê-lo. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da internet.

Tabela descritiva das sintaxes da linguagem XML

<?xml version="1.0"?>

Esta primeira linha, define qual a versão do XML, juntamente com código de caracteres usado no documento. Neste caso estamos usando a versão 1.0 do XML. A abertura de um documento XML é iniciado com um <?, sem isso o código geraria erro.

<televisao>

Esta segunda linha representa a tag mãe, ou seja, a tag raiz, onde a mesma contém os demais elementos de todo documento. Os demais elementos devem estar aninhados dentro da tag raiz.

<canais>

Esta linha representa a tag filha, onde podem ser representadas por um ou mais elementos. Neste exemplo está sendo representado por 1 elemento.

<filmes id="1">

Estas linhas representam as tags netas, originadas pela tag filha, que podem ser representadas por um atributo ou por um elemento. Neste exemplo, ele está sendo representado por um atributo.Todo atributo deve possuir algum valor e este valor tem que ser especificado entre aspas.

<genero>acao</genero>

<duracao>01:40</duracao>

<nome>duro de matar</nome>

Todas as tags precisam ser fechadas, pois os elementos devem possuir tag inicial e tag final.

</filmes>

Este bloco está sendo fechado, após todos os elementos de “filme” serem cadastrados.

<esportes>

Neste exemplo (esporte) está sendo representado por um elemento.

<modalidade>futebol</modalidade><time>criciuma</time><divisao>segunda</divisa<duracao>90minutos</duracao>

Todas as tags precisam ser fechadas, pois os elementos devem possuir tag inicial e tag final.

</esportes>

Este bloco está sendo fechado, após todos os elementos de “esportes” serem cadastrados.

</canais> Depois que todo o bloco dentro da tag filha foi construído, terá então que ser fechada.

</televisao>

Tag raiz está sendo fechada.

Observações importantes:

Os nomes de elementos tags e atributos são sensíveis à caracteres maiúsculos e minúsculos.

Os atributos não se repetem em um mesmo elemento.

Os nomes de tags e nem seus caracteres podem conter espaços em branco.

Interface das vendas através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com